Desde 1976, o juiz de direito, Enio Godoy, tem a fotografia como um hobby. Tudo começou há 41 anos, quando brincava, naquela época, com uma câmera fotográfica analógica e, assim, os conhecimentos sobre a arte foram sendo adquiridos pela prática.

“Em 76 não existia quase informação, o que existia era um ou outro livro, e sempre muito caros. Eu morava em uma cidade pequena do interior, onde era comum conhecer alguém com um estúdio local, fazer amizade e conversar. Lá houve um interesse por fotografia e tudo foi caminhando. Aprendi na marra”, conta Enio.

Sem deixar as câmeras analógicas de lado e mesmo com certa aversão ao digital, Enio se rendeu à nova tecnologia em 2008 por conta das facilidades oferecidas. Apesar de mudar as câmeras, o juiz ainda mantém a sua forma de registrar.

“Tiro fotos daquilo que acho bonito e do que vale a pena registrar. Não tenho preferência; eu gosto da sensação de movimento. Cada fotógrafo tem a sua linha, então eu acho que a minha assinatura é essa coisa de movimento ou o que dá a sensação de movimento. Porém, faço foto daquilo que me interessa. Às vezes, uma besteira qualquer que não tem importância nenhuma para um olho normal, pode ser uma foto muito bonita, quando tirada de um ângulo diferente”, diz Enio.

Todos esses anos tirando fotos vêm rendendo bons frutos para Enio. Atualmente, as fotos da viagem que fez a Cuba estão expostas no espaço cultural da 94FM, aqui em Bauru, além de outras exposições que já estão marcadas para este ano, inclusive, em terras europeias.

Exposições internacionais

Convidado por uma brasileira que mora na França, Enio terá três imagens expostas no Carroussel du Louvre, dos dias 20 a 22 de outubro, ao lado de artistas de vários países do mundo.

Pelo fato de a fotografia ser um hobby, Enio nunca imaginou que poderia expor em um lugar como o famoso museu do Louvre, em Paris: “eu fiquei anestesiado com o convite e com a possibilidade de ter uma imagem no Louvre, dentro do maior polo cultural artístico no mundo. Algumas imagens minhas estarão lá pertinho da Mona Lisa. É a primeira vez que faço a exposição fora do Brasil”, relata.

Outros dois países com datas para expor são a Espanha, com uma exposição em Barcelona do dia 30 de maio a 11 de junho, além de Portugal e Estados Unidos. Com mais de duas mil fotos no Flickr, Enio conta com mais de um milhão de visualizações em algumas imagens.

A viagem para visitar a exposição em Paris já está sendo programada, mas Enio ainda não sabe dizer como será sua reação: “é difícil saber… tenho minha parte sonho/imaginação, mas também tenho uma parte de sentir o momento, carpe diem, então não sei dizer. Vai ser uma coisa emocionante, mas a minha natureza é muito difícil de prever como eu vou reagir”.

Plano para o futuro

“Eu já completei meu tempo na magistratura, se eu quiser, já posso aposentar, mas penso eu que tenho mais um tempinho como juiz. Se eu achar que não vale a pena para minha saúde, para minha vida, eu aposento e aí a ideia é partir para a fotografia com um trabalho mais autoral, fazer uma viagem, tirar imagens bacanas, colocar em agências de imagens. A ideia, quando aposentar, é fazer isso, mas eu preciso estar estruturado com o pé no chão. Para eu sair daqui, eu preciso ir para outra coisa que me faça bem. Se estou deixando algo que não faz bem, eu preciso ir para algo que me traga algum benefício”.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…