Ritmos tradicionais como o cururu, a toada e o chamamé vestem a poesia brejeira de ‘Origens’, álbum autoral do Quarteto Caipira Paulista, disponível nas plataformas digitais.

Formado pelos paulistas Daísa Munhoz (voz), Levi Ramiro (viola caipira), Manu Saggioro (violão e voz) e Rogério Plaza (sanfona), o Quarteto Caipira Paulista surgiu em 2020 interpretando clássicos da música caipira, com a proposta de resgatar e preservar a história sertaneja raiz do interior de São Paulo.

A cultura “da roça” e a sonoridade de outros tempos trouxeram aprendizados. Assim, novas canções foram criadas nesses dois anos, que agora compõem álbum autoral. Em seis canções inéditas e duas raridades compostas por Josino Medina e Doroty Marques, ‘Origens’ é uma celebração da música regional brasileira.

Compositores das músicas

Embora resgate as tradições caipiras, o trabalho é também uma aposta no futuro. Ou seja, apresenta uma proposta de reinvenção e de criação, trazendo a riqueza cultural para composições contemporâneas, abordando nas músicas assuntos urgentes como a preservação do meio ambiente e a luta indígena pela terra.

O álbum foi gravado através de patrocínio do programa de fomento paulista ProAC Editais 2021. Gravado no Criasom Estúdio em Bauru, o trabalho tem direção artística de Rogério Plaza e produção de Manu Saggioro.

Músicas autorais

A escolha de ‘Origens’ como nome do álbum, além de mencionar a canção que abre o repertório do disco, também retrata a relação de todos os integrantes do quarteto com a cultura caipira e com a música regional e sertaneja.

Sobre os músicos

  • Daísa Munhoz

Nascida e ainda hoje moradora na pequena cidade de Bariri (SP), tem pai cantor, compositor e segunda voz de dupla sertaneja raiz desde 1968. Sua família vivia em pequenas comunidades rurais entre Bariri, Bocaina e Itaju.

  • Levi Ramiro

Violeiro, luthier, pesquisador e autor de nove álbuns. Desde criança, acompanhou o trabalho de seu pai na lavoura entre Pongaí e Uru (SP), o que inspirou o trabalho como compositor ao longo da vida.

  • Manu Saggioro

Vindo da Itália, o pai se tornou ainda na infância morador de Jaú (SP), onde nasceu Manu. A vida da roça, o dialeto, a música e costumes caipiras se estenderam e se mesclaram com a formação na cidade.

  • Rogério Plaza

Traz influências da infância e das experiências vividas em Avencas, uma vila rural no distrito de Marília (SP), em meio a plantação de melancia, gado leiteiro e a música sertaneja de raiz.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…