A TV USP Bauru estreia, na noite desta quinta-feira (23), um programa especial com reportagens que mostram as ações do Campus bauruense da Universidade de São Paulo (USP) no combate à pandemia de Covid-19. O primeiro episódio será exibido às 20h na TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital.

Portaria da USP Bauru (Foto: reprodução/hrac.usp)

A estreia do programa ‘Luta pela Vida: A USP contra o vírus’ abordará o papel fundamental que a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) teve na testagem do coronavírus em Bauru e região, uma vez que o Laboratório de Farmacologia da instituição entrou em cena em um momento no qual havia muitos testes de Covid-19 represados. Ao todo, foram realizados mais de 100,3 mil testes, o que colaborou para guiar as diretrizes no enfrentamento à pandemia.

Pesquisadora Thais Garbieri e o professor Carlos Ferreira dos Santos na extração do RNA do vírus

“A ideia deste programa é, agora com a pandemia arrefecida, documentar as ações que a USP, especificamente o campus aqui de Bauru, exerceu para ajudar a sociedade neste momento histórico de saúde pública. Houve uma união de esforços e a Universidade de São Paulo teve um papel muito importante nesta luta, que merece ser contado”, destaca Paula Marques, produtora e coordenadora da TV USP Bauru.

Além do episódio inicial da testagem, o programa contará com outras três reportagens abordando também a retaguarda de leitos de Covid-19 e pesquisas até então inéditas que ajudaram a entender melhor o novo coronavírus. “A ideia é também mostrar o dia a dia dos envolvidos. Neste primeiro episódio, por exemplo, a equipe do Laboratório de Farmacologia conta como era ficar frente a frente com a doença e, literalmente, segurar nas mãos um vírus tão letal”, comenta Vitor Oshiro, jornalista da TV USP.

Jornalista Vitor Oshiro conversa com o professor Carlos Ferreira dos Santos

“Além de uma documentação importante, este programa também serve para estreitar os laços entre a universidade e a sociedade. Serve para que a população veja que o investimento que ela faz na universidade pública acaba retornando para a própria população, seja em ensino, pesquisa ou extensão”, complementa o editor de imagens Guilherme Bacciotti.

Serviço

A TV USP Bauru é um órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP de Bauru. A estreia do programa  será exibida nesta quinta-feira (23), às 20h, na TV Câmara Bauru, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital. Após a exibição, o programa será disponibilizado nas redes sociais TV USP Bauru: o Facebook (https://www.facebook.com/tvuspbauru), o Instagram (https://www.instagram.com/tvuspbauru) e o Canal do Youtube (https://www.youtube.com/tvuspbauru).

As informações são da assessoria de comuicação da USP-Bauru. 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…