A partir das 20h de sábado (27/05), o Espaço Protótipo recebe o espetáculo “Assaga”, apresentação gratuita e aberta ao público.

Por meio de abordagem cômica feminina e feminista, a peça apresenta viagem fabulosa de uma palhaça que reflete sobre questões estruturais, históricas e arquetípicas das mulheres.

O público alvo é composto por jovens e adultos, em especial as pessoas que se identificam como mulheres, e a classificação indicativa é a partir de 14 anos. 

Para retirar os ingressos, basta dirigir-se até o Espaço Protótipo, situado na R. Marcondes Salgado, 1-66 – Centro, com uma hora de antecedência do início da peça. 

Bauru é a quarta cidade a receber o projeto, que foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Nº 08/2022. Até 9 de julho, o projeto passará por mais dois municípios de São Paulo: São José dos Campos e Ubatuba. 

Sobre Assaga, uma palhaça que percorre a jornada da heroína

Como fundamentos, o espetáculo ‘Assaga’ traz mitologias e lendas femininas baseadas na “jornada da heroína”, conceito proposto nos anos 90 pela escritora Maureen Murdock e que tem como intuito criar uma narrativa cativante, de desafios e superações, assim como a “jornada do herói”, mas sem deixar de lado os aspectos culturais e sociais das mulheres. 

Além disso, ‘Assaga’ tem influências da “jornada clownesca” (jornada do/da palhaço/a) de Sue Morrison, que afirma, basicamente, que o palhaço existe por meio do encontro com o público e que tem capacidade de se fazer presente, cativar os espectadores e apresentar uma nova visão de mundo de maneira cômica.

Marisa Riso durante apresentação de ‘Assaga'(Foto: divulgação)

Marisa Riso, atriz, poeta e palhaça que apresenta o espetáculo, explica como ‘Assaga’ junta essas duas bases.

“Dentro da palhaçaria as referências são mais masculinas, desde o humor a vestimentas. As manifestações femininas não eram reconhecidas, aceitas e nem consideradas como comicidade dentro desse universo.  No século XX, as mulheres começaram a explorar esse universo feminino, dos papéis sociais, vestimentas e etc. [Assaga] traz a comicidade feminina e feminista com intuito de romper a norma, de mostrar o outro lado da moeda e de denunciar situações que pessoas que se identificam como mulheres passam e incitar a trasnformação”, informa. 

Cabeças e mãos que produziram ‘Assaga’

‘Assaga’ nasceu pelas mãos de Marisa Riso e Felícia de Castro, artista e palhaça baiana, que está responsável pela direção deste espetáculo. A dupla se conheceu durante uma vivência na área e resolveu investir em um projeto ainda em 2021. Ao todo, foram necessários 9 meses para ‘Assaga’ ficar pronta. 

Sobre Marisa Riso

Formada pela Faculdade de Letras, na Universidade Federal de Minas Gerais, Marisa Riso começou no teatro aos 13 anos. Realizou curso na área por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, em 2002. 

Em 2004, teve o primeiro contato com a palhaçaria. Desde então, não largou mais. Realizou vivências e profissionalizações, dentre elas um doutorado na área, e considera que encontrou o “lugar de paixão”. 

Marisa Riso durante apresentação (Foto: reprodução/@ciadabobagem)

“Não sei se a palhaçaria chegou até mim ou eu até ela. Mas quando vi, eu já estava assim. Hoje em dia, tudo o que faço é vinculado à palhaçaria. Me sinto muito privilegiada e feliz de poder fazer a arte que eu acredito, é algo que me nutre e me movimenta, amo fazer, amo falar e amo dar oficina. É algo muito potente”, informa. 

Sobre Felicia de Castro

Felicia de Castro é palhaça, atriz, performer-criadora e fundadora da oficina “Palhaças Bem Vinda Sois Vós”. A artista também pesquisa sobre arte-ritual, culturas brasileiras, palhaçaria pessoal e comicidade feminina e tem como foco a valorização da “ancestralidade da mulher cômica”. 

Serviço

Espetáculo ‘Assaga’
Data: 27/05 (sábado)
Horário: 20h
Local: Espaço Protótipo (R. Marcondes Salgado, 1-66 – Centro)
Retirada de ingresso na bilheteria no Espaço Protótipo com até uma hora de antecedência do espetáculo.
Mais informações: (14) 99131-0979 – Fábio 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…