A Secretaria de Cultura, por meio da Pinacoteca, recebe, a partir desta sexta-feira (30), a exposição ‘Tempos & Movimentos’, da artista plástica Sonia Ayres Gabriele. A mostra realizada na Galeria Municipal ‘Angelina W. Messenberg’ (Avenida Nações Unidas, 8-9) propõe uma retrospectiva de quase 60 anos da carreira da artista.

A exposição apresenta uma seleção de obras que oferecem ao público um pequeno, mas significativo recorte da produção artística de Sonia Gabriele. A curadora da mostra, Cleide Biancardi, destaca que o espectador será levado a percorrer, por meio das telas, o tempo de uma trajetória instigada pelo movimento, um dos elementos mais fortes da artista na busca pelo traço perfeito, forma completa e cores adequadas e vibrantes.

Além de sua própria produção, Sonia Gabriele também presta homenagem à artista Angelina W. Messenberg (1916-1988), uma das mais importantes incentivadoras das artes em Bauru. Angelina não apenas teve uma significativa produção artística, com diversas premiações, mas também foi fundamental na fundação de Salões Oficiais de Artes em Campinas, Santos e Bauru. Ela foi professora de pintura de vários artistas plásticos da cidade, incluindo Sonia Gabriele, incentivando-os permanentemente na pesquisa e exposição de seus trabalhos.

A exposição ‘Tempos & Movimentos’ conta com o apoio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural e da Divisão Técnica, e faz parte da programação da Secretaria de Cultura para o aniversário da cidade. A visitação estará aberta até o dia 22 de agosto, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 13h às 18h. Grupos agendados têm a oportunidade de contar com monitoria durante a visita.

A artista

Sonia Ayres Gabriele, natural de Sertanópolis, no Paraná, sempre teve interesse por desenho e pintura desde cedo. Na década de 1980, ela assumiu sua vocação artística de forma séria e permanente, dedicando-se intensamente a cursos, workshops e ateliês de artistas renomados. Ao longo de sua carreira, realizou 34 exposições individuais e 50 coletivas no Brasil, além de algumas no exterior. Suas obras estão presentes em museus no Brasil, Portugal e em acervos e pinacotecas de Bauru, Rio de Janeiro e Londrina. Sonia Ayres Gabriele também recebeu medalhas de ouro, prata e bronze em salões de arte no Brasil.

A curadora da exposição, Cleide Santos Costa Biancardi, é professora doutora em Artes e possui uma vasta experiência na área. Atualmente aposentada, lecionou Estética e História da Arte nos cursos de Artes Visuais, Design e Arquitetura da Unesp, campus de Bauru, por cerca de 30 anos. Com formação em Desenho e Plástica e Educação Artística, Cleide realizou pesquisas na área do Barroco no Brasil, com apresentações e publicações em congressos nacionais e internacionais.

Serviço 

Exposição ‘Tempos & Movimentos’

Abertura – 30 de junho, às 20h
Local – Galeria ‘Angelina W. Messenberg’ (Avenida Nações Unidas, 8-9)
Entrada Gratuita
Classificação Livre

Período da Exposição – 1 de julho a 22 de agosto
Horário: segunda a sexta das 9h às 17h. Sábado das 13h às 18h.

Link para agendamento dos grupos: docs.google.com/1FAIpQLSfzzlRXopV1fv818HAtt51PFvvBqGSGN_yNEolYnN841nT_Dg

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru. 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…