O I Fórum EducaBauru ocorre no sábado, 2 de setembro de 2023, das 8h30 às 17h30, no auditório João Paulo II no Unisagrado. 

O evento, gratuito e aberto à população, é realizado pelo Unisagrado e Unesp com patrocínio da MSTech e parceria de várias instituições públicas e privadas. 

O intuito central do I Fórum EducaBauru é discutir e elaborar material solicitando a transformação de Bauru em uma Cidade Educadora e Cidade das Crianças. 

Os dois projetos, baseados em modelos internacionais, têm como intuito transformar os espaços com ações planejadas em respeito à vida e diversidade. Outra proposta é a de pensar os espaços e ações sob a perspectiva das crianças e desenvolver projetos que humanizem a cidade. 

O documento final será entregue ao Poder Público de Bauru a partir da formulação de duas Leis e nomeação de uma equipe de coordenação e articulação do projeto. 

Além das instituições de ensino superior, o evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Cria Bauru, Associação Wise Madness, OSC Portas Abertas. 

Qualquer pessoa pode se inscrever e participar do evento. As inscrições vão até o dia 18 de agosto e são feitas gratuitamente por meio deste link

Bauru Cidade Educadora e Cidade das Crianças

O movimento Bauru Cidade Educadora e Cidade das Crianças é um movimento civil, coordenado por Bruna Hamer e Leila Arruda, e inspirado por dois movimentos internacionais: “Cidade das Crianças” e “Cidades Educadoras”, que vêm reunindo representantes da sociedade civil, iniciativa privada e membros do poder público municipal em reuniões sequenciais desde abril deste ano, consolidando-se na Rede EducaBauru. 

A Rede Internacional de Cidades Educadoras é um movimento iniciado em Barcelona e que atualmente integra mais de 500 cidades no mundo, sendo 25 no Brasil, alicerçada no conceito de uma educação que transcende as paredes da escola para uma educação na cidade com ações planejadas para a transformação da cidade em um espaço de respeito pela vida e pela diversidade. 

Em consonância, as “Cidade das Crianças” é um movimento que nasceu há 30 anos na Itália, orientado por Francesco Tonucci, a partir da criação de um “Comitê de Crianças”, com o objetivo de escutar e olhar a cidade sob a perspectiva das crianças e desenvolver propostas que humanizem a cidade. 

Através da formação de uma Comissão Organizadora, está em andamento a construção do I Fórum EducaBauru, que tem como objetivo consolidar essa rede, ampliando as discussões com representantes da sociedade civil. 

São participantes do movimento: Conselho de Mobilidade, Conselho Municipal da Comunidade Negra, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,, Wise Madness, Cria Bauru, Legião Mirim, Grupo Ato, OSC Portas Abertas, Projeto Esperança, Conselho Municipal de Educação, Escola CEISA; do poder público: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Sedecon, Emdurb, CRAS, Zoo Bauru; da iniciativa privada: MsTech, Flor de Lótus, Escola FourC, Colégio Chaminade. Sistema S: Sesc, Senac, Senai, Sesi, e Universidades: Unesp e Unisagrado. A intenção é ampliar a participação de representantes da sociedade civil, projetos culturais, educativos e sociais. 

Programação do I Fórum EducaBauru

9h – Apresentação cultural – Secretaria Municipal de Cultura 

9h30 – Palestra de abertura – Cidades Educadoras e Cidades das Crianças como um caminho de desenvolvimento sustentável. Palestrantes: Marcelo Peroni (Gestor Municipal de Cultura de Jundiaí); Juliana Corullon (Assessora para Cidades Educadoras); Alexsandro Machado (Coordenou a retomada de Porto Alegre no âmbito da Rede Internacional das Cidades Educadoras. Assessor para Cidades Educadoras). 

11h30 – Grupos de trabalho: partilha de boas práticas locais:

  1. Inovação 
  2. Sustentabilidade
  3. Identidade e patrimônio 
  4. Cultura 
  5. Compromisso social 
  6. Infância e Juventude 
  7. Mobilidade 
  8. Inclusão 
  9. Diversidade 
  10. Educação e Saúde 

14h – Grupos de trabalho: debate com participantes e criação de propostas para Bauru

16h – Plenária de Fechamento

17h – Apresentação cultural: grupo de Street Dance Associação WiseMadness

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…