Nesta quarta-feira (27), cerca de 30 integrantes do projeto ‘ID. Melhor Idade’ exibem os autorretratos esculpidos em xilogravura no auditório do Unisagrado na exposição ‘Identidade e Memória – Histórias da Minha Vida’. A ação gratuita integra a Semana Municipal da Terceira Idade.

As cerca de 40 obras ficarão expostas o dia inteiro, no hall de entrada do auditório João Paulo II, bloco J, do Unisagrado. A partir das 14h, os idosos autores da exposição estarão no local. Por volta das 15h, no auditório do local, acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica de Bauru.

Como as obras foram feitas?

A atividade é resultado de dois meses de preparação. Nesse período, os idosos do projeto passaram por ensaios fotográficos e selecionaram as imagens produzidas para impressão, reprodução em papel carbono e em madeira. Além disso, participaram de oficinas para entalhar as cenas em xilogravura.

Foto: Reprodução

Todo esse processo de produção das artes foi comandado pelos próprios idosos, desde as roupas escolhidas até as poses. “Muitos idosos do projeto nunca tinham sequer experienciado uma foto sozinha mais elaborada, com poses, ângulos e lugares diferentes. E proporcionar isso a eles trouxe uma experiência única”, conta a arte-educadora do projeto, Natália Bispo.

Ela observa ainda que é comum alguns idosos perderem sua noção de identidade e autonomia, por ficarem dependentes de familiares ou de alguém para cuidar por conta de alguma debilidade. 

Montagem da exposiçãoFoto: Divulgação

“E, por certa exclusão social também, é muito comum a sociedade passar a invalidar essa pessoa. Então, o autorretrato surge com a proposta de que esse idoso volte a se reconhecer como alguém que está vivo, ativo na sociedade e que ainda pode contribuir e muito”, completa a arte-educadora.

Montagem da exposiçãoFoto: Divulgação

Expondo as personalidades

Com traços finos ou grossos, cada xilogravura entrega um pouco da personalidade do autor. O Seo Antônio, por exemplo, tem 90 anos e foi motorista de ônibus a vida toda. “Agora, ele é considerado um dos ‘Picassos’ da xilogravura no projeto, pela qualidade dos traços dele, que despretensiosamente trazem grande expressividade, acima de tudo”, avalia Natalia.

“Nos surpreendemos muito com os resultados que tivemos. Quem visitar a exposição com certeza ganhará boas reflexões sobre arte e a terceira idade”,  complementa.

Montagem da exposiçãoProdução de xilogravuras (foto: Divulgação)

Projeto ID. Melhor Idade

Promovido pela Associação InteirAção, em parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes), o projeto recebe idosos duas vezes por semana, por um período de três horas a cada dia, na Casa de Cursilhos. 

Montagem da exposiçãoOficina de artes (foto: Divulgação)

A entrada para a população se dá por meio de cadastro de interesse no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Ferraz.

Além das oficinas de xilogravura, outras atividades manuais como artesanato, desenho, pintura e origami são realizadas com os grupos. Os idosos também participam de dinâmicas em grupo, jogos educativos, rodas de conversa, exibição de filmes, atividades físicas, dinâmicas e até aulas de dança.

Serviço
Exposição ‘Identidade e Memória – Histórias da Minha Vida’
Endereço: Auditório João Paulo II, bloco J, do Unisagrado – R. Irmã Arminda, 10-50
Data: 27 de outubro, a partir das 14h
Entrada: Gratuita
Informações: @inteiracao

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…