“Juntando Cacos” é o nome da exposição gratuita de mosaicos que pode ser vista no Centro Cultural da USP até o dia 31 de outubro. A mostra realizada na USP é do Espaço AMOsaicos e Ana Tinós.

A exposição traz mosaicos com estilos e materiais diferentes. Estão expostos 37 trabalhos de 15 expositoras sobre madeira, cerâmica e pedras, e mosaicos feitos com pastilhas de vidro, azulejos, louças, cerâmica e vidro.

A proposta da exposição é apresentar para a comunidade as possibilidades que a técnica do mosaico oferece, valorizar o trabalho e empoderar mulheres que se expressam na mostra de forma artística, dedicada e sensível.

As expositoras são pessoas que frequentam o Espaço AMOsaicos, Ateliê de Ana Tinós em Bauru, dedicado ao ensino, prática e difusão do mosaico. São mulheres em várias fases da vida, dos oito aos 70 anos, que encontraram nessa arte uma forma de se expressarem e se desafiarem.

Como professora e orientadora na maioria dos trabalhos expostos, Ana Tinós fez a curadoria e a seleção técnica junto com as expositoras, visando apresentar as várias possibilidades que o mosaico oferece.

Professora da FOB-USP Carla Damante com suas obras (Foto: Giane Quintela/Centro Cultural do Campus USP de Bauru)

A curadora

Ana Tinós é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Bauru e faz mosaico há mais de 20 anos. Começou de forma autodidata e como hobby, depois fez dezenas de cursos sobre técnicas específicas e básicas de mosaico com materiais variados. Recentemente, fez uma pós-graduação em Arteterapia.

“O mosaico entrou em minha vida em um momento em que superei várias dificuldades na vida pessoal. Como artista plástica, sempre gostei de fazer trabalhos manuais e artísticos, mas com o mosaico a paixão foi imediata, e depois de muitos anos fazendo mosaico, percebi que além de caquinhos de vidro e cerâmica, eu também colava “cacos emocionais”. A partir daí meu olhar para esta técnica mudou. O mosaico é uma técnica artística milenar, o homem faz mosaico há mais de 4.000 anos, mas é também uma técnica terapêutica, onde colamos cacos e ressignificamos objetos. Quem não tem caquinhos para colar ou uma situação para ressignificar?”, enfatiza a curadora da exposição.

Serviço

Exposição “Juntando Cacos”
Período: Até o dia 31 de outubro
Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Local: Centro Cultural da USP Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária).
Informações: No telefone (14) 3235-8394 ou no e-mail: [email protected]

*Com informações da assessoria de comunicação da USP Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…