Conhecer e valorizar a cultura indígena da nossa região. Essa é a proposta da 5ª edição da Semana Indígena em Bauru, que será nos dias 11 e 12 de abril na Praça Rui Barbosa.

O evento divulga a cultura existente na Terra Indígena Araribá, lutando contra preconceitos e levando conhecimento sobre os povos originários da região. Esta edição busca a retomar e dar continuidade ao trabalho realizado pela Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena (Araci) em Bauru.

O projeto é também uma iniciativa em valorização aos artistas e artesãos da Terra Indígena Araribá, no município de Avaí.

Artesanato indígena (Foto: Rhaissa Rodrigues)

Por isso, a Semana Indígena tem uma programação voltada ao público em geral com feira de arte e artesanato indígena, apresentação cultural da dança do Kipaé e Suputerenoé e microfone aberto em apoio à cultura indígena.

Dança do Suputerenoé (Foto: Rhaissa Rodrigues)

Além disso, o evento também terá atividades relacionadas à temática indígena para alunos e professores com apoio da Secretaria de Cultura de Bauru, Cacique Chicão da Aldeia Kopenoti, Escola Estadual Aldeia Kopenoti, Associação dos Artesãos da Aldeia Kopenoti e Prefeitura de Avaí.

Imagem: arquivo pessoal 

Confira a programação

11/04 (quinta-feira) e 12/04 (sexta-feira):

  • 10h – 17h: Feira de artesanato indígena com venda de biojoias, arcos e flechas, colares, objetos em cerâmica;
  • 14h: Apresentação cultural Grupo Kohó da Aldeia Kopenoti: Dança do Kipaé, Suputerenoé;
  • Microfone aberto em apoio à questão indígena.

Sobre a Araci

A Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena (Araci) foi fundada pelo artista indígena Irineu Nje’a Terena em 2003. Com o objetivo de difusão e fortalecimento da cultura indígena da região de Bauru, a Araci desenvolve trabalhos relacionados à questão indígena.

Irineu Nje’a Terena (Imagem: arquivo pessoal)

Sobre o evento

A 5ª edição da Semana Indígena em Bauru tem apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura. As atividades fazem parte de um projeto de Lei Municipal e passaram a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade em 2016.

Realização: Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena – Araci
Coordenação: Irineu Nje’a Terena
Produção: Mariza Basso
Patrocínio: Programa Municipal de Estímulo à Cultura (PEC) de Bauru
Apoio: Prefeitura de Avaí, Escola Estadual Aldeia Kopenoti Cacique Chicão da Aldeia Kopenoti – Presidente do Instituto Em Defesa do Meio Ambiente (IDMAI), Associação dos Artesãos da Aldeia Kopenoti

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…