Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documentário ‘Marcas do Chumbo: O caso do menino David’, lançado em março e inspirado em um livro da escritora bauruense Diva Fernandes.

O filme narra um dos maiores casos de impacto ambiental em Bauru: o caso da fábrica de baterias de carros Ajax.

Em 2002, a empresa, que tinha como parte da operação a fundição do chumbo, foi apontada como responsável pela emissão de poluentes e contaminação do solo, ar e vegetação em bairros de Bauru. Mais de 300 crianças foram afetadas pelos materiais químicos.

O caso foi descoberto devido ao aumento de casos na Secretaria da Saúde de Bauru, seguido de um estudo do Hospital das Clínicas de Botucatu. Com a comprovação, a fábrica foi interditada pela Justiça em 2011 e abriu falência em 2015, o que dificultou a indenização das famílias.

Leandro Ferrari (foto: Divulgação)

A história de David Pereira

Para relatar o caso Ajax, o diretor do documentário, Leandro Ferrari, decidiu contar a história de David Pereira, uma das crianças mais afetadas pela contaminação química, cuja família morava a 2 km da fábrica.

Hoje, aos 32 anos, ele é dependente dos pais, tanto pelas sequelas físicas, quanto pelos problemas no desenvolvimento intelectual.

David Pereira (foto: Divulgação)

A partir de um caso, o documentário se aprofunda no desastre ambiental, sendo “um poderoso testemunho da necessidade de regulamentações rigorosas para proteger comunidades vulneráveis e nos faz refletir sobre empatia e impunidade”, como relata a sinopse.

Para isso, o cineasta registrou entrevistas com Ricardo Crepaldi (consultor em gestão ambiental), Flávia Figueiredo (gerente ambiental da Cetesb), Jorge Moura (advogado dos metalúrgicos), Dra. Niura de Padula (neuropediatra) e Valdir de Souza (ex-funcionário da Ajax), além de outros especialistas, moradores e testemunhas do caso.

“A expectativa é não deixar que fatos assim caiam no esquecimento. Que as novas gerações tenham ciência dos fatos, que fiquem em alerta e reflitam sobre a importância do desenvolvimento responsável e sustentável”, disse o diretor em entrevista ao site do Conselho Regional de Química.

Foto: Divulgação

Exibição no sábado

Para assistir à sessão deste sábado (20), é preciso fazer reserva antecipada pelo contato (14) 99116-7108. O ingresso solidário é 1L de leite. 

Para mais informações, acesse @marcasdochumbo.

Ficha técnica do documentário

Além do diretor Leandro Ferrari, o filme teve participação de Guilherme Piva (Op. Câmera e áudio), Larissa Bastos (Produção de elenco), Anderson Fernandes (Mixagem e trilha Sonora), Diva Fernandes (Pesquisadora e Assist. Produção) e Júlio (Drone FPV). 

Equipe (foto: Divulgação)

O documentário foi financiado via Lei de Estímulo à Cultura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…