yoga-2

Sabe quando você acorda de mau humor e, logo ao se levantar, tropeça e bate o pé na quina da cama? Que falta de sorte a sua, hein? Nada disso. Na verdade, você atraiu isso para a sua vida, assim como todas as coisas ruins que estão acontecendo.

Durante um longo bate-papo com Angela Maria Seabra, da Escola de Yoga Bauru, pudemos nos aprofundar em um tema tão atual: a positividade. Engenheira, pós-graduada em marketing, mestre heiki e em meditação; a profissional deu algumas dicas de como é possível mudar os velhos hábitos e começar a ter uma vida mais saudável e feliz. Agora mesmo.

Bom, se essa era uma das suas resoluções de final de ano, que tal começar a colocar o plano em prática? Confira:

Como ser mais positivo?
Angela: Com certeza, o ponto-chave é trabalhar os pensamentos. Quando você tem um pensamento, seja ele nocivo ou não, cria uma energia muito grande. Se você está andando de carro e pensa: ‘e se eu bater’? Você já pensa naquilo e materializa aquele pensamento; consegue ver toda a cena. Esta construção nociva é fácil. Mas quando é um pensamento positivo, você precisa colocar um pouco mais de energia, porque ele acontece com mais dificuldade. Não sei se é da nossa cultura ou formação, mas é dessa forma que acontece. Então, é importante que a gente sempre observe nossos pensamentos, independentemente de qual construção seja – de um trabalho que não está dando certo, de um acidente, uma briga, um problema no relacionamento… o ideal é bloquear este pensamento na hora. Por isso que é importante que a gente esteja tão consciente do nosso processo criativo.

Essa regra também funciona como a Lei da Atração, certo? Pensamentos positivos atraem pensamentos positivos…
Angela:Sem dúvida! Na nossa vida, quanto mais colocamos pensamentos positivos, empenho, dedicação e certeza em algo, aquilo irá acontecer.

E a Lei da Atração funciona também com coisas ruins, certo?
Angela:Com certeza. Tudo o que acontece é de acordo com os nossos padrões de crença. Se você acredita que determinada coisa dará errado, então ela vai dar. O importante é não alimentar este padrão de crença. Mas, se a pessoa começa a cuidar disso, estudar e se observar, tudo ao redor vai se transformando.

A mudança é do dia para noite?
Angela:Às vezes é sim! Tenho alunos que conseguem ver a mudança rapidamente e este é um marco na vida deles. A partir do momento que a pessoa começa a praticar, isso já começa a ser visível. É incrível. Quando você muda os seus hábitos, nasce um ser de luz em harmonia com tudo. Quando estamos com pensamento negativo, sempre vamos atrair coisas negativas. Se você vai a uma loja pensando que toda vendedora é mau humorada, pode ter certeza que aquela que é mau humorada realmente irá te atender. Porque a gente que atraiu aquilo. E isso acontece o tempo todo. Mas claro que aí entra a questão do quanto a gente consegue colocar isso em prática no dia a dia. Não é fácil. Por exemplo, se você acorda durante a noite, você tem algumas opções: ficar remoendo, olhar no celular, pensar na dificuldade que teve no dia anterior ou colocar um mantra no lugar. Se você coloca um mantra, você volta a dormir bem. Aí, para o dia seguinte, fica esta construção. Ou seja: é sempre uma escolha nossa e, aos poucos, tudo fica fácil e se torna natural. As construções nocivas diminuem e só a prática que proporciona isso.

Você acha que essa diferença de comportamento acontece por causa da cultura ocidental?
Angela:Então, na nossa cultura, é muito comum colocar a culpa no outro. Eu estou infeliz por causa do outro; se as coisas estão dando errado é por causa de alguém. Mas, assim que começamos a mudar os hábitos, tiramos do nosso vocabulário a palavra culpa. O que existe é a palavra responsabilidade. Eu sou 100% responsável por tudo o que acontece na minha vida e, pensando assim, eu estou atraindo e cultivando tudo. Se eu entendo que tudo o que se manifesta é minha construção, eu tenho a liberdade e a oportunidade de transformar. Por isso precisamos mudar este olhar completamente. Enquanto eu continuar colocando culpa em alguém, eu não vou conseguir mudar isso porque estou presa a este universo externo. Estou colocando a minha felicidade e infelicidade na mão dos outros. Mas não é tradicção oriental isso… está na Bíblia. Encontramos diversos textos de Jesus nos orientando da mesma forma. Cultivar este sentimento de que nada vai dar certo é burrice.

yoga-topohome

E como mudar estes hábitos?
Angela:Isso já começa de manhã. Se você tem algo muito importante para fazer no dia e se encaminha de forma desanimada, não dará certo. Procure pensar, logo ao acordar, que tudo dará certo e mentalize as coisas que precisam acontecer para que tudo ocorra tudo bem. As chances de dar certo são muito maiores. Mas precisamos praticar isso. É só pensar: por que não alimentar todo dia este sentimento?

Como lidar com as frustrações?
Angela:Quando você pratica isso diariamente, você está buscando o equilíbrio, então as pequenas coisas que acontecem no dia a dia não tiram você do eixo. Mesmo quando algumas coisas ruins acontecem na minha vida, eu tenho que respirar fundo e continuar acreditando que no fim tudo dará certo. Se nós não praticamos e não vamos em busca deste equilíbrio, tudo irrita. Mas a prática da meditação traz esta calma para o nosso dia a dia. Sem contar que são inúmeros os benefícios que a meditação traz para a nossa vida: menos gastrite, menos enxaqueca, menos insônia e assim por diante.

Muitas pessoas, logo no início do ano, já pensam: ‘este ano eu quero ser feliz’. Mas colocar isto em prática é difícil. O que você pode dizer para estas pessoas? Aquelas que colocaram o item ‘ser feliz’ nas resoluções de final de ano?
Angela:Acho que os dois pontos principais são: autoconhecimento e conscientização. A pessoa tem que pensar: o que eu posso fazer para ser feliz? Ter mais saúde, mais contato com a natureza… o que está faltando? Quando eu comecei a minha prática, eu era muito impulsiva, ansiosa, mandona, ou seja, eu era insuportável! (risos). Mas eu sabia o quanto isso estava prejudicando a minha saúde. Então eu determinei que queria mudar e comecei a estudar e praticar meditação. E eu sempre procurei estar consciente de tudo e deixei o piloto automático na minha vida. Uma dica que eu dou é: pegue uma foto de algo que você goste de lembrar, seja sua, de alguém ou de um lugar e sempre olhe para ela. Aquilo vai te acalmar e trazer uma boa sensação para você. Vai te tirar do piloto automático, eliminar sentimentos ruins e trazer você de volta ao controle de tudo.

Qual exercício que a pessoa pode fazer em casa para começar a meditar?
Angela:Hoje em dia, meditar não está mais difícil. Na internet é possível encontrar vários textos e vídeos ensinando algumas técnicas. Mas, o que vai fazer a diferença é a prática. Para começar, é importante o alinhamento da coluna, porém, a meditação pode ser feita em qualquer lugar: no chão, na cadeira, no sofá… onde a pessoa se sentir mais confortável. E aí o ideal é aquietar a mente – o que não é fácil, já que a nossa mente está acostumada a cada vez pensar mais. Mas, com a coluna alinhada, a pessoa pode começar a respirar fundo e prestar atenção nisso. É importante evitar pensar em outras coisas e focar no exercício. Quando surgir um pensamento, não não deve ficar nervoso; deixe ele passar. Lembre-se que você está apenas começando. Outra técnica é observar a chama da vela acesa. É um bom exercício de concentração. Não existe uma técnica melhor que a outra. O ideal é fazer aquela que você se identifica mais e sente mais prazer. O benefício de poucos minutos de meditação por dia é enorme – e isso já foi comprovado cientificamente.

E o que você deseja para o ano de 2016?
Angela: Eu quero, cada vez mais, estar espiritualizada. Quero continuar estudando e me aperfeiçoando em todas as técnicas. Acho que assim, eu terei um ano mais feliz.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Vestibular: Fatec Bauru oferece vagas para seis cursos gratuitos de ensino superior

A Fatec Bauru está com inscrições abertas para o vestibular para ingresso no 2° semestre d…