yoga-2

Sabe quando você acorda de mau humor e, logo ao se levantar, tropeça e bate o pé na quina da cama? Que falta de sorte a sua, hein? Nada disso. Na verdade, você atraiu isso para a sua vida, assim como todas as coisas ruins que estão acontecendo.

Durante um longo bate-papo com Angela Maria Seabra, da Escola de Yoga Bauru, pudemos nos aprofundar em um tema tão atual: a positividade. Engenheira, pós-graduada em marketing, mestre heiki e em meditação; a profissional deu algumas dicas de como é possível mudar os velhos hábitos e começar a ter uma vida mais saudável e feliz. Agora mesmo.

Bom, se essa era uma das suas resoluções de final de ano, que tal começar a colocar o plano em prática? Confira:

Como ser mais positivo?
Angela: Com certeza, o ponto-chave é trabalhar os pensamentos. Quando você tem um pensamento, seja ele nocivo ou não, cria uma energia muito grande. Se você está andando de carro e pensa: ‘e se eu bater’? Você já pensa naquilo e materializa aquele pensamento; consegue ver toda a cena. Esta construção nociva é fácil. Mas quando é um pensamento positivo, você precisa colocar um pouco mais de energia, porque ele acontece com mais dificuldade. Não sei se é da nossa cultura ou formação, mas é dessa forma que acontece. Então, é importante que a gente sempre observe nossos pensamentos, independentemente de qual construção seja – de um trabalho que não está dando certo, de um acidente, uma briga, um problema no relacionamento… o ideal é bloquear este pensamento na hora. Por isso que é importante que a gente esteja tão consciente do nosso processo criativo.

Essa regra também funciona como a Lei da Atração, certo? Pensamentos positivos atraem pensamentos positivos…
Angela:Sem dúvida! Na nossa vida, quanto mais colocamos pensamentos positivos, empenho, dedicação e certeza em algo, aquilo irá acontecer.

E a Lei da Atração funciona também com coisas ruins, certo?
Angela:Com certeza. Tudo o que acontece é de acordo com os nossos padrões de crença. Se você acredita que determinada coisa dará errado, então ela vai dar. O importante é não alimentar este padrão de crença. Mas, se a pessoa começa a cuidar disso, estudar e se observar, tudo ao redor vai se transformando.

A mudança é do dia para noite?
Angela:Às vezes é sim! Tenho alunos que conseguem ver a mudança rapidamente e este é um marco na vida deles. A partir do momento que a pessoa começa a praticar, isso já começa a ser visível. É incrível. Quando você muda os seus hábitos, nasce um ser de luz em harmonia com tudo. Quando estamos com pensamento negativo, sempre vamos atrair coisas negativas. Se você vai a uma loja pensando que toda vendedora é mau humorada, pode ter certeza que aquela que é mau humorada realmente irá te atender. Porque a gente que atraiu aquilo. E isso acontece o tempo todo. Mas claro que aí entra a questão do quanto a gente consegue colocar isso em prática no dia a dia. Não é fácil. Por exemplo, se você acorda durante a noite, você tem algumas opções: ficar remoendo, olhar no celular, pensar na dificuldade que teve no dia anterior ou colocar um mantra no lugar. Se você coloca um mantra, você volta a dormir bem. Aí, para o dia seguinte, fica esta construção. Ou seja: é sempre uma escolha nossa e, aos poucos, tudo fica fácil e se torna natural. As construções nocivas diminuem e só a prática que proporciona isso.

Você acha que essa diferença de comportamento acontece por causa da cultura ocidental?
Angela:Então, na nossa cultura, é muito comum colocar a culpa no outro. Eu estou infeliz por causa do outro; se as coisas estão dando errado é por causa de alguém. Mas, assim que começamos a mudar os hábitos, tiramos do nosso vocabulário a palavra culpa. O que existe é a palavra responsabilidade. Eu sou 100% responsável por tudo o que acontece na minha vida e, pensando assim, eu estou atraindo e cultivando tudo. Se eu entendo que tudo o que se manifesta é minha construção, eu tenho a liberdade e a oportunidade de transformar. Por isso precisamos mudar este olhar completamente. Enquanto eu continuar colocando culpa em alguém, eu não vou conseguir mudar isso porque estou presa a este universo externo. Estou colocando a minha felicidade e infelicidade na mão dos outros. Mas não é tradicção oriental isso… está na Bíblia. Encontramos diversos textos de Jesus nos orientando da mesma forma. Cultivar este sentimento de que nada vai dar certo é burrice.

yoga-topohome

E como mudar estes hábitos?
Angela:Isso já começa de manhã. Se você tem algo muito importante para fazer no dia e se encaminha de forma desanimada, não dará certo. Procure pensar, logo ao acordar, que tudo dará certo e mentalize as coisas que precisam acontecer para que tudo ocorra tudo bem. As chances de dar certo são muito maiores. Mas precisamos praticar isso. É só pensar: por que não alimentar todo dia este sentimento?

Como lidar com as frustrações?
Angela:Quando você pratica isso diariamente, você está buscando o equilíbrio, então as pequenas coisas que acontecem no dia a dia não tiram você do eixo. Mesmo quando algumas coisas ruins acontecem na minha vida, eu tenho que respirar fundo e continuar acreditando que no fim tudo dará certo. Se nós não praticamos e não vamos em busca deste equilíbrio, tudo irrita. Mas a prática da meditação traz esta calma para o nosso dia a dia. Sem contar que são inúmeros os benefícios que a meditação traz para a nossa vida: menos gastrite, menos enxaqueca, menos insônia e assim por diante.

Muitas pessoas, logo no início do ano, já pensam: ‘este ano eu quero ser feliz’. Mas colocar isto em prática é difícil. O que você pode dizer para estas pessoas? Aquelas que colocaram o item ‘ser feliz’ nas resoluções de final de ano?
Angela:Acho que os dois pontos principais são: autoconhecimento e conscientização. A pessoa tem que pensar: o que eu posso fazer para ser feliz? Ter mais saúde, mais contato com a natureza… o que está faltando? Quando eu comecei a minha prática, eu era muito impulsiva, ansiosa, mandona, ou seja, eu era insuportável! (risos). Mas eu sabia o quanto isso estava prejudicando a minha saúde. Então eu determinei que queria mudar e comecei a estudar e praticar meditação. E eu sempre procurei estar consciente de tudo e deixei o piloto automático na minha vida. Uma dica que eu dou é: pegue uma foto de algo que você goste de lembrar, seja sua, de alguém ou de um lugar e sempre olhe para ela. Aquilo vai te acalmar e trazer uma boa sensação para você. Vai te tirar do piloto automático, eliminar sentimentos ruins e trazer você de volta ao controle de tudo.

Qual exercício que a pessoa pode fazer em casa para começar a meditar?
Angela:Hoje em dia, meditar não está mais difícil. Na internet é possível encontrar vários textos e vídeos ensinando algumas técnicas. Mas, o que vai fazer a diferença é a prática. Para começar, é importante o alinhamento da coluna, porém, a meditação pode ser feita em qualquer lugar: no chão, na cadeira, no sofá… onde a pessoa se sentir mais confortável. E aí o ideal é aquietar a mente – o que não é fácil, já que a nossa mente está acostumada a cada vez pensar mais. Mas, com a coluna alinhada, a pessoa pode começar a respirar fundo e prestar atenção nisso. É importante evitar pensar em outras coisas e focar no exercício. Quando surgir um pensamento, não não deve ficar nervoso; deixe ele passar. Lembre-se que você está apenas começando. Outra técnica é observar a chama da vela acesa. É um bom exercício de concentração. Não existe uma técnica melhor que a outra. O ideal é fazer aquela que você se identifica mais e sente mais prazer. O benefício de poucos minutos de meditação por dia é enorme – e isso já foi comprovado cientificamente.

E o que você deseja para o ano de 2016?
Angela: Eu quero, cada vez mais, estar espiritualizada. Quero continuar estudando e me aperfeiçoando em todas as técnicas. Acho que assim, eu terei um ano mais feliz.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…