danca-bauru1

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, e a Associação de Dança de Bauru – ADAB realizarão a “Mostra em Comemoração ao Dia Internacional da Dança”, no dia 29 de abril, a partir das 19h30, no Anfiteatro Vitória Régia.

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.

Em Bauru a data é celebrada há 4 anos e em 2016, o evento tem a entrada é gratuita.

Para participar, o grupo deverá preencher uma ficha de inscrição que poderá ser solicitada junto à Secretaria Municipal de Cultura ou pelo e-mail [email protected]. Cada Grupo Independente poderá participar com uma coreografia, já as Escolas e/ou Academias de Dança poderão participar com até duas coreografias. As coreografias dos duos e trios deverão ter a duração máxima de três minutos. Coreografias de grupos com quatro ou mais integrantes, deverão ter a duração máxima de seis minutos. A música de cada coreografia deverá estar gravada em CD individual e em pen-drive. Não será permitida a inscrição de apresentação solo.

A data limite da inscrição é dia 19 de abril. Não serão aceitas inscrições após essa data.

História
Instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco em 1982, a data – 29 de abril – homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810).

Além da homenagem, a data propõe aos artistas uma profunda reflexão sobre o fazer artístico, valorizando a sua diversidade, realçando as suas especificidades, e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.

O homenageado – O francês Jean-Georges Noverre (1727-1810) se destaca, na história da dança, por ter escrito “Letters sur la Danse”, um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, editado em 1760.

O artista ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo, direcionado a resolver problemas na execução das obras. Através da pantomima, atribuiu expressividade aos trabalhos, utilizando mãos, braços e feições para sensibilizar e emocionar. O coreógrafo sentia-se orgulhoso por simplificar as alegorias no figurino e exigir ação, mais movimento e expressão em cena.

Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Serviço
Inscrição: preencher a ficha de inscrição e enviar para [email protected] até 19 de abril.
Evento: Dia 29 de abril, às 19h30 no Anfiteatro Vitória Régia

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…