Juliana Ribeiro (à esquerda) e Lucas Cabrero (à direita e ao fundo) ao lado de Ana Arantes, entrevistada para o documentário e youtuber; Matheus Bottura (amigo e apoiador do projeto; e Daniel Bovilento, entrevistado e youtuber.
Juliana Ribeiro (à esquerda) e Lucas Cabrero (à direita e ao fundo) ao lado de Ana Arantes, entrevistada para o documentário e youtuber; Matheus Bottura (amigo e apoiador do projeto; e Daniel Bovolento, entrevistado e youtuber.

A TV Futura, por meio do “Chamado Público do Futura Para a Produção de Documentários de Curta Duração”, dá oportunidade aos cineastas e produtores de documentários de ter seus produtos veiculados na televisão. Em sua nona edição, em 2017, dois bauruenses foram contemplados pelo projeto da TV e terão seus trabalhos exibidos na programação de “Curtas 2017” no canal.

A Juliana Ribeiro é estudante de Rádio e TV, e foi selecionada com o documentário “O Corpo Deseja”, que aborda a sexualidade da pessoa com deficiência. “Durante a faculdade, comecei a ter um contato maior com assuntos sociais, principalmente com os que eu me identificava. Então comecei ler e ver bastante coisa sobre sexualidade da pessoa com deficiência e percebi que tinha pouco material produzido, principalmente audiovisual. Por ser uma pessoa com deficiência, achei interessante alguém que se enquadra no grupo de minorias fosse o responsável pela produção de um assunto que ela mesma vivencia e que desse voz para as outras que também passam por isso”, explica Juliana.

O documentário começou a ser produzido em junho do ano passado e ainda está em processo de finalização, mas com a notícia de que foi escolhida pela Tv Futura, a estudante de Rádio e Tv se empolgou ainda mais com o projeto. “Não imaginava que iria ser escolhida porque o projeto não estava muito bem estruturado, mas tivemos a oportunidade de desenvolver junto com a equipe responsável pelo edital. Fiquei bastante empolgada com a produção, principalmente porque permitiu melhorar o projeto”, comenta.

Quem também foi contemplado pelo mesmo edital foi o jornalista Lucas Murari Cabrero com o documentário “Cultura Youtuber”. “Ele apresenta o universo youtuber e como a relação entre esses produtores de conteúdo e o público ocorre, destacando suas potencialidades, usos e conflitos. Busquei no documentário uma linguagem que remete aos vlogs presentes no YouTube”, diz Lucas.

A ideia surgiu a partir da afinidade do jornalista com a produção de conteúdo e com profissionais da área. “Sempre penso que o youtuber adquiriu uma importância tão grande na internet que é muito válido debater sobre ele e não apenas consumir os conteúdos. Temos que questionar esse consumo e produção”, explica.

A produção do documentário levou mais de um ano de pesquisa e seis meses de gravação e edição. Nesse período, Lucas contou com a ajuda de vários amigos que emprestaram equipamentos e até ofereceram a casa para ele dormir, quando viajou para gravar algumas partes do filme. Inclusive, foram os amigos que avisaram o Lucas sobre as inscrições para o programa.

“Fiquei feliz, mas sabia que era um desafio a mais. Produzir algo para TV, onde pessoas de todo tipo podem assistir, é uma plataforma completamente diferente do que estava acostumado. Inclusive por tratar do YouTube na TV, já que não é todo espectador que conhece e/ou entende o YouTube. Eu sempre tive interesse em cinema e produzir o documentário me fez gostar mais ainda do ramo. Por conta do “Curtas Universitários”, conheci muitas outras pessoas que dividem comigo essa paixão pelo audiovisual”, conta o jornalista.

Até o momento, ainda não foram divulgadas as datas que serão exibidos os documentários. Para saber mais informações acesse o Facebook do canal Futura.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…