Sabe a sensação de estar assistindo um filme ou uma série e se identificar tanto com aquele conteúdo, que uma avalanche de sensações e emoções te invadem? Isso tem um nome: catarse. O termo de origem filosófica é muito usado nas produções audiovisuais.

Pessoalmente, muitas produções já me tocaram a ponto de eu chorar ou rir, assim como o Animal Sensacional. A animação criada pelo designer formado pela Unesp de Bauru, Vinicius Machado, trabalha a catarse por meio da relação das pessoas no dia a dia, além de abordar o tema da perda.

Criado para o trabalho de conclusão de curso do designer, o filme surgiu da vontade de mostrar um pouco de sua vivência na faculdade, além das experiências que teve com as pessoas com as quais conviveu.

Animal Sensacional conta a história de Bernardo, que após passar por uma perda recente, conta com ajuda de seus amigos, David e Verônica para sair de uma situação complicada.

Assista à animação:

Paixão por histórias

A vida de Vinicius sempre foi rodeada de histórias, para ele, essas histórias, sejam filmes, livros ou desenhos, ajudaram a formar sua personalidade. 

“Por exemplo, quando eu via um personagem fazendo algo legal, eu tentava incorporar isso em mim”, comenta Vinicius.

Decidido a fazer uma animação, o designer começou a pesquisar mais sobre o assunto, além de ir buscar mais sobre a catarse. Tudo isso tinha um objetivo: fazer com que as pessoas que assistissem à animação se identificassem com a história. 

E ainda que não tenha passado exatamente o que o protagonista Bernardo passou, Vinicius acredita que tudo o que se projeta é uma visão da nossa realidade. Assim, passou suas experiências para a animação e os personagens.

Diversidade

Olhando para os personagens Bernardo, David e Verônica, conseguimos perceber diversos espectros de personalidades. 

“O Bernardo é o que sofre, o que está sempre em agonia, desesperado do começo ao fim. A Verônica é a voz da calma, então ela chama para a razão. O David é o que move as pessoas para frente”, explica.

E a diversidade dos personagens não vieram só com suas personalidades. Ao longo da produção, Vinicius percebeu a importância de incluir características em que as pessoas pudessem se identificar.

Assim, em Animal Sensacional podemos ter a representatividade negra com David, feminina, com Verônica e até LGBTQ+, com Bernardo.

Trabalho em equipe

Ainda que a concepção de Animal Sensacional tenha sido feita por Vinicius, ele contou com muita ajuda para finalizar o projeto.

Ao longo do ano de produção, o designer convidou alunos da Unesp para darem voz aos seus personagens. Quem dubla Verônica é a aluna de radialismo, Anna Souza. Já David é dublado por João Paulo de Oliveira, também aluno de radialismo. O protagonista, Bernardo, ganha a voz de Raphael Alencar, também radialista.

Nenhum deles tinha dublado profissionalmente, e a dificuldade dos três foi unânime: se distanciar do personagem.

animal sensacionalProcesso de dublagem com Anna e João Paulo

“A maior dificuldade quando você dá voz a um personagem, é preciso esquecer um pouco quem você é”, comenta Anna.

E apesar de ser um desafio para os três, a dublagem de Animal Sensacional foi uma forma de realizar uma paixão de todos eles. 

“Nunca tinha dublado antes, mas sempre quis seguir nessa área. Dublar Animal Sensacional foi uma oportunidade diferente”, afirma Raphael.

animal sensacionalProcesso de dublagem com Raphael

E a equipe não para por aí. Perto do final do trabalho, Vinicius encontrou grandes dificuldades de fazer a animação e pós-produção do projeto. Nessa, entra Mateus Nardini.

Mesmo passando noites em claro, eles conseguiram finalizar o projeto com maestria. Para Mateus, “a maior dificuldade foi nunca ter trabalho em um curta de animação, mas foi ótimo colocar em prática o que eu sabia”.

Projeto de sucesso

Com o projeto pronto, Animal Sensacional foi aprovado recentemente para o Anima Latina, festival de animação da América Latina. Além disso, Vinicius planeja inscrever o curta em outros festivais!

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…