A organização de Londres fez a hoteleira Aline Bertozzo se apaixonar pela cidade! “Nunca tinha ido para a Europa e escolhi ir para Londres porque é uma cidade maravilhosa, onde tudo funciona bem. As pessoas idolatram a rainha e a família real e isso faz com que o povo seja mais feliz. Além disso, é um lugar lindo, onde dizem que ‘se um dia você se cansar de Londres é porque se cansou da vida!’ Acho que isso dá pra entender bem como é a cidade!”, conta.
Como dica para os marinheiros de primeira viagem, Aline diz que sempre é bom ir pensando o que quer conhecer antes de chegar ao local, pois a cidade é grande e há muito o que fazer! Conhecer tudo em uma semana, o tempo que ela ficou, é um desafio e tanto. “Fui à apenas três museus mas existem vários museus voltados à família Real como o Joias da Coroa, Kensington e Victoria & Albert. Os que eu visitei foram o Madame Tussauds, Museu de Ciência e o de História Natural e confesso que é difícil falar qual gostei mais!”. Além dos museus, Aline conheceu alguns parques como o Hyde Park e Kensington Gardens,que ficam lado a lado. Em todas as ruas há pubs, bares típicos do país. “São tradicionais e super frequentados – lotados durante a noite e finais de semana!”, conta. Outros pontos turísticos imperdíveis são a London Eye (a roda gigante), Big Ben e Palácio de Buckingham – que, segundo a hoteleira, são paradas obrigatórias!
Porém, por mais linhas de ônibus e estações de metrô que a cidade tenha, não há como se locomover rápido de um lugar a outro. Portanto, outra dica é pegar um Black Cab (ou Mini Cab, como alguns chamam), aquele taxi preto, para ir mais rápido e apreciar as belas vistas.
Para os amantes de compras, visitar a loja de departamento Harrods, lugar várias grifes de luxo, deve estar presente no roteiro. E de todos, qual o maior ‘achado’ o lugar mais incrível que ela conheceu? “A cidade toda é incrível! É demais ver o Big Ben e London Eye de perto, poder visitar, fazer parte daquilo… os parques são maravilhosos! Todos extremamente bem cuidados, seguros e visitados o dia todo. A cada canto da cidade, você se sente parte daquilo! É como se a cidade fosse parte da família real e você parte daquilo. Mas um lugar que encontrei por acaso foi o Ice Bar, onde até os copos são de gelo! Não podemos ficar mais que 40min dentro pela temperatura negativa para manter o local, mas é uma experiência única!”, revela.
Seja pontual e leve um guarda-chuva!
Aline confirma a fama da pontualidade dos britânicos e diz que se você comprar tickets para uma atração e se atrasar, já era! Há que se entender que o ‘jeitinho brasileiro’ só funciona por aqui mesmo! “Eles dizem que a culpa não é deles se você se perdeu ou se atrasou, então tem que prestar muita atenção nesses detalhes”, diz. Outro conselho é decidir o que vai pedir em um restaurante antes de chamar o garçom, pois eles prezam muito a rapidez e eficiência dos serviços prestados. E um acessório que não pode faltar na mala é o guarda-chuva, pois o clima em Londres é imprevisível! O dia pode começar chovendo e terminar com um sol lindo. Além de Londres, Aline também conheceu Cambridge, uma pequena cidade que parece que parou no tempo. “Lá tem um ar medieval e é toda voltada à universidade e não tem apenas um campus – são vários prédios espalhados por todo o centro da cidade! Em alguns deles, foram gravadas algumas cenas de Harry Potter e é possível ver o símbolo até no chão”, conta. Em breve, Aline pretende voltar, pois falta conhecer tudo de novo! “A cada segundo parece que as coisas já mudaram, nada é igual o tempo todo! A elegância da cidade, as luzes da London Eye, o som do Big Ben, o charme dos londrinos… cada coisa é especial da sua maneira”, afirma.
Paraíso das mulheres
Se você é mulher, está solteira e quer ver homem bonito, vá para Londres! “Estava atravessando uma rua com minha irmã quando levamos uma cantada de um pedreiro! Só que não conseguimos ficar bravas e começamos a rir porque eles e todos os outros da construção eram muito gatos! (risos) Lá só tem homem bonito!”, revela.