12cordas
12 Cordas: Leonard Couto, Julian Tatsuo e Paulo Thauan / Foto: Vinicius Fernandes

São cinco anos de trajetória e histórias pelos palcos de Bauru e região! O grupo 12 Cordas, uma das bandas mais conhecidas da cidade, completa aniversário hoje. O começo foi com Julian Tatsuo, vocalista da banda, que se uniu a um amigo e, juntos, começaram a tocar na noite bauruense. “Eu e o Thiago éramos amigos da faculdade. Nós estudávamos Sistema de Informação na Unesp e, apesar de estarmos em períodos diferentes, ficamos amigos. Eu sempre tive envolvimento com a música… o meu pai também é músico. Então sempre quis trabalhar com isso, mas com o Thiago foi a primeira experiência profissional”, conta Julian.

Nos palcos da cidade, Julian e Thiago levavam o acústico com dois violões – e por isso o nome 12 Cordas – sempre com músicas internacionais voltadas ao flashback, seguindo o cantor Emerson Nogueira como referência.
Porém, a mudança de integrantes e a necessidade de ampliar o repertório fizeram com que a 12 Cordas ficasse conhecida por um estilo completamente diferente. Perguntados sobre quais bandas seriam a cara deles, Julian, Leonard e Paulo Thauan foram unânimes na resposta: Backstreet Boys e Lady Gaga!

Essa mudança de repertório deu-se por conta da vontade de tocar em outras casas, lugares com shows maiores e mais dançantes. O ‘plano’ deu tão certo que hoje os meninos fazem apresentações em qualquer lugar e essa diversificação no repertório garantiu-lhes a aventura de fazer casamentos e formaturas. Hoje, apesar dessa ‘mistura’ musical, a 12 Cordas se preocupa em cantar músicas somente em inglês e sempre no estilo pop para garantir uma unidade no repertório.

‘Pau para toda obra’, como eles mesmos se definem, a 12 Cordas também adequa este repertório de acordo com o local do show e principalmente, o público. Os músicos garantem que sentem a energia de cada lugar que estão tocando e isso influencia cada show. Atualmente, são mais de 600 músicas tiradas para tocar nas apresentações. “Não temos set list. Nunca tivemos. Olhamos para o público e aí percebemos o que vamos tocar. O nosso repertório é muito grande”, revela Léo.

Mesmo com um repertório tão completo, a banda prepara uma novidade para este ano. As composições do trio, todas em inglês e no estilo pop, serão mostradas ao público por meio de vídeos gravados em estúdio. Ainda em 2014, Julian, Léo e Thauan pretendem estar mais ativos na mídia. “Estamos em uma fase muito boa, mas temos muito para melhorar. Acho que a gente pode melhorar sempre! Mas hoje estamos em um momento que precisamos investir em outras coisas para crescer de outras formas”, afirma Julian.

5 anos ao lado de muitos amigos!
Durante a trajetória, o trio fez amizade com quase todos os músicos da cidade. Essa parceria rola em apresentações e até no ‘socorro’ de algum músico, quando alguém precisa de um instrumento. “Às vezes acontece imprevistos com um amigos nosso, como aconteceu domingo com um grande amigo da 12 Cordas, e emprestamos um pedestal para ele fazer o show. Isso já aconteceu várias vezes!”, conta Léo e Thauan completa: “acredito que em Bauru a maioria dos músicos são amigos. Do interior, é a cidade que mais tem show ao vivo e temos amigos que contam que em outras cidades essa relação não existe. Nossa relação também é boa com os donos dos bares que sempre nos recebem muito bem e fazem parte da nossa história. Se hoje somos essa banda, é porque pudemos contar com eles.”

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Jornalista lança livro com histórias sobre o amor usando experiência adquirida em Bauru

O amor é um sentimento recorrente na vida de todas as pessoas, já que se apresenta de vári…