springfield

Foi exatamente isso que a jornalista Marina Leite, de 26 anos, pensou durante o seu curso de jornalismo na Unesp. Para um trabalho da disciplina de Planejamento Gráfico, Marina teve a ideia de fazer um suplemento bem criativo!

“Já existia uma comunidade no Orkut que chamava ‘Bauru, a Springfield Brasileira’. Lá, havia alguns fatos interessantes da cidade, mas com quase nenhuma informação mais aprofundada, mesmo porque era apenas uma comunidade. Então, quando surgiu o trabalho, me veio a ideia de pegar esse tema e aprofundar nos assuntos, já que eu sou uma grande fã da série ‘Os Simpsons’. Acho que já assisti todos os episódios, e os que eu assisti menos, devo ter visto umas três vezes. Por isso, pensei que daria para fazer uma ligação muito legal entre o desenho e a cidade”, conta.

E Marina tinha toda razão! Mesmo sem divulgar o trabalho, uma das co-fundadoras do site Garotas Geeks, recebeu elogios de pessoas que nem conhecia e que admiraram o projeto final. “Fiquei realmente muito surpresa ao ver pessoas que eu nem conhecia compartilhando esse trabalho, mas não tenho a menor ideia de como elas encontraram isso! (risos) Fiquei muito feliz mesmo. Sem falar que deu um ‘up’ na autoestima!”, revela.
Mas por que essa relação?

Bom, para Marina, não faltam motivos! A jornalista explica que as duas cidades são do interior, de médio a pequeno porte. Dessa forma, não se esperava que tantos acontecimentos de Bauru tivessem tanta repercussão e até influenciassem a história nacional. Além de fatos históricos, tivemos moradores ilustres como Pelé e Maurício de Sousa; o primeiro astronauta brasileiro é bauruense; já teve atentado contra ditador por aqui (caso Geisel em 1977) e um dos maiores e mais famosos prostíbulos nacionais é bauruense.

springfield2

Loucura em grupo

Para colocar o projeto em ação, Marina contou com a ajuda de mais três pessoas, além de uma amiga que fez as ilustrações do suplemento. O trabalho da jornalista era ligar os acontecimentos reais com determinados episódios da série – em todas as matérias tem pelo menos um episódio citado. “Essa parte nem tinha na comunidade, ficou por minha conta mesmo fazer a relação e passar para os outros membros da equipe assistir para ficarem por dentro da história. O ruim é que pouco tempo depois que entregamos o trabalho, rolou aquele caso dos prisioneiros que cavaram um túnel quilométrico usando apenas colheres. Ficamos tristes, pois isso seria mais um item muito legal para o trabalho! (risos).”

Uma verdadeira ‘cidade sem limites’!

Marina é de Campinas e veio morar em Bauru para fazer faculdade. Apesar de ter o sonho de trabalhar em São Paulo como jornalista, em menos de uma semana, ela já estava completamente apaixonada pela cidade. “Eu tinha o preconceito, uma coisa bem idiota de adolescente mesmo, com cidades do interior menores que Campinas. Mas, mesmo não tendo nascido aqui, já me considero bauruense e tenho muito orgulho de morar aqui. E essa transição foi bem rápida, depois de uma semana da mudança, eu já estava completamente apaixonada por Bauru. Tanto que me formei e nem quis saber de ir embora! Acho que uma das coisas que mais me fascinou, foi o tanto de coisa maluca que já aconteceu nessa cidade que eu nunca iria imaginar – e o tanto de gente importante que já passou por aqui. Comecei a entender por que falam que essa cidade é a cidade sem limites! (risos)”

Para mais o trabalho, acesse: issuu.com/marinarcml/docs/bauruxspringfieldcerto

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …