raul

Na semana de homenagens aos 25 anos de morte de Raul Seixas, o Social Bauru conversou com músicos de Bauru e região que indicaram os melhores hits do cantor. Sapato 36, Tente outra vez, Metamorfose Ambulante, SOS Disco Voador e tantas músicas que fizeram e ainda fazem história. Confira a lista!

 

Raphael Gouveia (Caranga Trio)

raphael-gouveia“ ‘Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz. Coragem, coragem, eu sei que você pode mais’. Esse trecho é da música ‘Por quem os sinos dobram’. Essa e muitas outras frases de Raul me motivaram à seguir meu sonho de ser um músico profissional, Trabalhei em muitos lugares não relacionados com a música, até na lavoura colhendo fruta já me aventurei… sempre ouvi ‘Por que você não leva um currículo em tal lugar?’ Eu até levava, mas a resposta era sempre a mesma: ‘Sou músico e um dia vou ganhar a vida com isso’. Há de ter muita coragem para enfrentar família e uma sociedade que tenta te impor o que fazer, sem ao menos te dar uma chance pra mostrar do que você é capaz, criando assim incontáveis seres humanos frustrados pelo mundo afora…Eu tive coragem, pois sabia que podia mais… E hoje eu posso… Viva Raul!”

 

Miguel Rosa

miguel-rosa“A primeira canção que vem à cabeça é ‘ Tu és o M.D.C da minha vida’, de 1983, o ano em que nasci! Não por menos, me lembro dessa canção, desde a infância, que era cantada por minha família nas reuniões. Mas ficarei com ‘Let me sing’. Uma mistura de Rockabilly com Baião, essa música foi uma das finalistas do Festival Internacional da Canção de 1972. Além disso, ela tem aquele grito de liberdade e rebeldia que marcam as músicas de Raul Seixas! ‘Num vou cantar como a cigarra canta, mas desse meu canto eu não lhe abro mão! Let me sing, let me sing, let me sing my rock’n’roll’

 

Thiago Cândido (Armada Danceandlive)

thiago-candido“Inicio a discussão da escolha da minha música com uma pergunta: Por que Raul Seixas é um mito, ao qual todos não se esquecem? A resposta é muito simples, suas letras são completamente atuais, por que Raul não tratava de assuntos da sua época mas, sim, de assuntos existenciais. Por este motivo, elas nunca serão ultrapassadas. Ao longo da minha vida musical, vi inúmeras versões de diferentes músicas do Raul e sempre soavam com um tom novo, moderno e dinâmico. Como em o ‘Rock das Aranha’ feito pelo grupo Sambô, como na versão da minha banda, a Armada, para ‘Maluco Beleza’, entre muitas outras. Porém na semana passada, me deparei com o ápice da modernidade das versões. A filha de Raul, a DJ Vivi Seixas, lançou um CD com as músicas do pai remixadas. E quando ouvi a música ‘Geração da Luz’ moldada por uma batida eletrônica, mas sem deixar as guitarras de lado, pude sentir o quão atual e sempre será Raul Seixas, principalmente nos versos: ‘Vocês ainda têm. A velocidade da luz pra alcançar.’ Vinte e cinco anos sem Raul? Não! Vinte e cinco anos com Raul, mais presente do que nunca! E por este motivo sempre gritarei em todos os shows da Armada antes de Maluco Beleza: TOCA RAUL!”

 

Lucas Alves (Quase 6)

lucas-alves“A música ‘Judas’ é uma de minhas prediletas. Ela trata de um assunto muito importante e polêmico que são as instituições, tanto políticas quanto religiosas, do modo como fazem suas leis ou regras. Na minha interpretação, Raul quis dizer que os lideres sociais, tanto políticos como religiosos, fazem suas regras de forma arbitrária e sem se preocupar com o interesse da sociedade, isso pode ficar visível nesse trecho do refrão da música: ‘Das alturas fazem escrituras e não me perguntam se é pouco ou demais.’ Essa música é uma de minhas preferidas por causa disso, o Raul em si é um dos meus artistas prediletos, pois teve coragem de tratar temas e assuntos de forma muito crítica e questionadora na época da ditadura, onde nessa época, tudo que fosse contra o regime estabelecido era eliminado. VIVA RAUL!”

 

Raphel Bergamin (Acústico Petúnia)

raphael-bergaminSapato 36. Essa música representa em minha vida a minha adolescência, pois quando comecei a querer ter liberdade de fazer minhas próprias escolhas em relação a música ou a faculdade havia muita pressão. Acho que essa música fala muito sobre amadurecimento e também fala sobre como os pais tem medo desse amadurecimento dos filhos.

 

Euler Silva (Trio Calibrados e Supersonica)

“Na verdade são muitas músicas do Raul que me identifico. Mas Sapato 36, me bate firme, pois fala da relação pai e filho. Eu admirei e admirarei meu papai, mesmo ele jamais ter me visto tocar”

 

Daniel Cecci

daniel-cecci“Eu gosto muito de Metamorfose Ambulante. Por algum motivo, apesar de eu nunca ter tido muito contato com a obra completa. Não conheço todas as músicas e nem sou viciado, mas por algum motivo essa música sempre ecoa na minha cabeça desde que eu era criança. Quando me falam sobre ele, eu penso nessa. A melodia me agrada e a letra é muito boa simples, direta e verdadeira.”

 

Jay Alves (Aurora Summer)

“Eu gosto muito da ‘Metamorfose Ambulante’. É a minha musica preferida dele.Tenho um tio, que sempre me mostrou os trabalhos dele… ele é professor, poeta e já ganhou vários prêmios. Mas essa música específica, lembro que me marcou muito, tanto no lado profissional e pessoal. Sou adepto desse lema.”

 

Neto Sambora (Misturama)

Neto-Sambora“Raul para mim, antes de um grande representante da música brasileira, é um grande pensador, diferentemente do Herbert Vianna ou do Renato, que são poetas. A linguagem dele é diferente. Grande parte das músicas dele tem letras que são como um tapa na cara. ‘Prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre o mundo’ ou ‘Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal, fazer tudo igual’. Acho que ele foi o primeiro artista que me fez despertar o anseio por ser uma pessoa melhor, viver em lugar melhor, tratar melhor as pessoas… Em especial, gosto da música ‘Aluga-se’ que é uma crítica irônica e muito bem humorada de como muitas vezes nossos políticos tratam o nosso Brasil.”

 

Beatriz Ceschim (Acústico Petúnia)

beatrizO motivo de eu escolher ‘Tente Outra Vez’ é que a letra é inspiradora para qualquer área da vida e meu pai sempre me influenciou a gostar de músicas com letras assim, inclusive desde criança cantava ela com meu pai. Nos primeiros barzinhos que fizemos com o Acústico Petúnia, tocávamos essa música, e sempre era sucesso, todos cantavam… A letra dela nunca vai deixar de se contextualizar com nosso dia a dia, mesmo que o mundo se modernize e se transforme ainda mais. Ela ainda atende aos nossos desafios e sempre vai atender. Sempre é preciso ‘ser sincero e desejar profundo’ para gente tentar ‘sacudir o mundo’, e como precisamos de pessoas com esse espírito do Raul, que desafiava o senso comum e o comodismo! Algo sempre dá errado, então precisamos nos lembrar do ‘tente outra vez’”.

 

Tota Rozante (Trio los Quatro)

tota-rozante“Mesmo sendo uma canção composta quando Raul estava se reencontrando no amor, acredito que ela também sirva como inspiração para todos nós que estamos nesse mundo para levar a arte às pessoas. Nesse país, onde a cultura musical ainda é pouco difundida e valorizada, o ‘tente’, ‘queira’ e o eterno ‘tente outra vez’ soam em nossas cabeças como combustível para que nunca desistamos de nossos objetivos.”

 

Louise Leme (Authentic)

“Uma vez eu uma entrevista de um cara ia se suicidar e resolveu ligar o rádio para ninguém ouvir o barulho, mas estava tocando essa música e ele acabou desistindo do suicídio.”

 

Michelle Trentin (Misturama)

“Adoro ‘Cowboy fora da lei’! Foi a primeira música do Raul que eu cantei de verdade e a letra é uma crítica sútil à sociedade: ‘Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz…’ É isso!”

 

Cleber Rios (Rockvolver)

“Nossa! São tantas músicas dele que eu gosto que até fica difícil escolher só uma! Mas acho que de todas, a minha preferida é a ‘Pagando Brabo’. Gosto dela por ser quase uma declaração de amor! (risos)”

 

Igor Yenes (Aurora Summer)

Igor-Yenes“SOS Disco Voador. A primeira coisa que me pegou nessa música foi a guitarra, nostalgia boa. Depois de muito tempo descobri que é uma harmonia da banda The Birds, acho que o nome da musica é Mr. Spaceman. Quando a gente para para analisar a letra, ela é uma crítica à ditadura militar. Como eles tentavam (e conseguiam) manipular a vida das pessoas. Baita música do Rauzito e foi a primeira dele que aprendi a tocar no violão.”

 

Filipe Okano (Deck 66)

“Apesar de tocarmos várias dele na banda, a que eu mais gosto é a ‘SOS Disco Voador’. Sei lá, muito bicho grilo, sabe? (risos) Lembro de ter ouvido ela em algum Vitória Rock (festival), algo assim! Sempre me chamou a atenção o refrão, essa levada country, muito legal! Muito legal para pegar estrada também!”

 

David Calleja (Young Lungs, Aleluia Bitch e Baurets)

david-calleja“Olha, essa é uma tarefa ingrata, porque o Raul tem muitos sons bons. Fico entre várias. Na hora que penso em uma, vem outra e penso: ‘Ahhh mas essa é muito boa….’ Mas com dor no coração que escolho ‘Quando você crescer’. Escolho ela porque sempre me marcou. E é sempre bom ouvir a letra e é bem humana. O Raul tinha esse dom de ser humano.”

 

Vitor Caricati (Seattle Dead Idols)

vitor-caricati“Carpinteiro do Universo – Raul Seixas e Marcelo Nova. Em 1989, na época do lançamento desta música, Raulzito já sofria com os excessos da vida desregrada e álcoólica. E, em meio a um momento de total descrença com o trabalho de Raul, Marcelo Nova o convidou para um dos melhores discos da carreira de ambos. A música Carpinteiro do Universo além da tradicional riqueza lírica advinda dos artistas do nordeste, traz uma melodia triste, porém muito bela, que deixaria Bob Dylan orgulhoso. Nesta música é latente na voz de Raul Seixas que sua saúde já tinha ido ‘para o buraco’, mas esse fato trouxe uma amargura e melancolia em sua interpretação que casou perfeitamente com o sentimento da canção. Claro que descobri esse disco anos mais tarde após seu lançamento, mas me lembro de ainda moleque assistir um ‘repeteco do extinto programa do Jô Soares, ainda no SBT, com a presença de Marcelo e Raul onde este mal conseguia falar. Mas, ao empunhar a guitarra e impostar sua voz totalmente entorpecida, Raul levou heroicamente uma interpretação sem igual desta canção. Memorável!”

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…