Nesta quinta-feira (12), a unidade do Sesc Bauru em parceria com o Blogando promove mais um Conectando Possibilidades. Dessa vez, o debate é sobre o papel das mulheres na mídia e quem comanda o bate-papo são as redatoras do site Lugar de Mulher, Clara Averbuck e Mari Messias.
Com exclusividade, o Social Bauru conversou com Clara sobre os desafios do seu site e mais detalhes do evento gratuito de amanhã. Confira:
O site Lugar de Mulher surgiu como ‘arma’ contra esse preconceito?
Clara: O site surgiu porque estávamos cansadas do conteúdo que era criado para mulheres. O texto da nossa vakinha era o seguinte: ‘Cansamos de sites de mulher com dicas de como secar a barriga, como se vestir pra agradar homem, como decorar sua casa com itens caríssimos, como ser poderosa em 12 lições. Cansamos de ver ‘moda’ que não cabe na maioria de nós enfiada goela abaixo. Cansamos de gente decidindo que mulher só pode se interessar por determinados assuntos – e as que se interessam por outros então gostam de ‘coisa de homem’. Cansamos e resolvemos fazer o nosso portalzinho, um portal para mulheres que também cansaram das velhas fórmulas, dos velhos conceitos e das velhas cagações de regra de como uma mulher deve ser, se portar, falar, existir.’
Ele está no ar há quanto tempo? E tiveram algum problema ou grande repercussão com algum texto?
Clara: Estreamos em abril de 2014, vai fazer um ano. Depende do que você chama de problema! (risos) É normal, quando se dá voz às mulheres e deixa-se claro que elas podem ser quem quiserem sem precisar se prender aos conceitos conhecidos de feminilidade, que haja gente contrariada. Alguns temas, como a legalização do aborto, recebem respostas muito violentas, mas não estamos nem aí e até tiramos uma onda, pois nada deixa um machista mais desconcertado do que uma mulher que tira uma onda do opressor.
E os temas são bem diversos, né? Tudo pode virar pauta para o blog? Como vocês escolhem?
Clara: Tudo que tiver a ver com mulheres, desde nossa representação na mídia, tanto em seriados quanto em filmes ou publicidade, passando por questões legais e outras abordagens acerca de beleza, saúde, sexualidade e outros temas.
Com o passar dos anos, a mulher está cada vez mais encontrando o seu espaço, seja na mídia ou no mercado de trabalho. Mas ainda tem muita luta pela frente. Vocês acreditam que um dia ela vai conquistar o espaço que tanto quer e vai ser devidamente respeitada por todos?
Clara: Esperamos que sim, já notamos algumas mudanças, mas sabemos que o processo é bem mais demorado do que gostaríamos. Chegamos longe mas não estamos nem perto.
O Conectando Possibilidades – O Espaço das mulheres na web acontece nessa quinta-feira (12), a partir das 19h.
O Sesc Bauru fica na Rua Aureliano Cardia, 6-77.
O evento é gratuito.