“Voltando de uma turnê maluca por cinco países da Europa, sonhei que uma garota dizia que faço ‘Música Gata’. Imaginei que beats eletrônicos antigos, maquiagem carregada, sintetizadores, salto alto, guitarras com litros de chorus e unhas prateadas compunham o gênero. ‘Um Chopp e Um Sundae’ veio assim: é música gata, festeira – muito menos cabeça e muito mais quadril. É também um novo ciclo de traição do movimento, já que eu sempre fui banda de rock e acredito que os fãs ortodoxos vão ficar putos, mas depois vão acabar rebolando com a gente no putz-putz.”
Já no título, “Um Chopp e Um Sundae” carrega um convite ao deleite refrescante de sua audição enigmática que pode remeter simultaneamente a um programa de auditório infantil com moças exibindo as coxas e um filme de ficção científica perdido na última prateleira da locadora. Captado em seu estúdio móvel entre a capital e o interior de São Paulo, o disco marca a reviravolta de Rafael Castro com a chegada de uma persona pop, colorida e requebrante. Agora, Castro solta vocais descarados e letras afiadas em sete canções originais, além de quatro versões para sucessos de Joelho de Porco, Tulipa Ruiz, Piu-Piu de Marapendí e Raimundos. Pressão e vibração.
Com um espetáculo divido em duas partes, uma delas executada somente com instrumentos digitais conduzindo a dança dos apaixonados e outra apenas com instrumentos analógicos tocados com a corriqueira euforia dos monumentais Fabiano Boldo, Kadu Abecassis e Arthur Kunz, Rafael Castro dá vida e movimento a “Um Chopp e um Sundae” e também traz ao palco a iluminação sincronizadíssima de Paulinho Fluxus e Eristhal Luz, além, é claro, do figurino e da cenografia roliudiana-escândalo-bafo que levam a assinatura de Thany Sanches e fecham com fita de cetim esse delicioso presente audiovisual.
Serviço
Show: Rafael Castro – Um Chopp e Um Sundae
Data: 18/03 (quarta-feira)
Horário: 21h00
Local: SESC Bauru (área de convivência)