show sesc bauru
 

Inspirado no cotidiano do Rio de Janeiro, o cantor bauruense usa os conflitos da metrópole carioca como metáfora para cantar os dilemas humanos

O cantor e compositor bauruense, João Biano lança na sexta-feira, 16, o seu primeiro CD “Caos & Beleza”, às 20h, no Sesc Bauru. No show, com entrada gratuita, além das 13 canções que estão no disco (sendo dez autorais), o público vai surpreender-se com as releituras criativas para Indian Summer, do The Doors e Malagueña Salerosa de Elpidio Ramirez e Pedro Galindo, na versão da banda mexicana Chingon.

Para apresentar as novas canções, Biano estará acompanhado de seu violão, da bateria de Fred Castilho (Farofa Carioca / Monobloco), da guitarra e violão de Felipe Eyer (Biquini Cavadão / Monobloco), da percussão de Ernani Cal (Monobloco / Gemal & A Máquina) e do baixo de Augusto Manso (Criadores do Acaso / Los Urbanos).

Do inferno ao céu, o caminho do meio
Enquanto o arrastão come solto na orla lotada da praia, lá no Botânico a natureza garante ar-condicionado natural que alivia uns bons graus do calor escaldante. Os morros ao redor da cidade parecem querer engolir o asfalto e o asfalto, de muitas maneiras, faz questão de colocar no lugar quem ousa furar os limites não demarcados mas muito visíveis da segregação pela desigualdade social. Apesar da barbárie, lá do alto um Cristo abençoa e redime a cidade que não escolheu os ônus e os bônus de ser linda, simplesmente é.

E foi diante dessa dualidade escancarada, exagerada, quase rara, que (re)nasceu um artista que só poderia se (re)conhecer ali, naquele contexto e condições.

João Biano, cantor, músico e compositor com 15 anos de palcos e estradas, se transformou à medida em que dobrava as esquinas do Rio de Janeiro (onde foi viver após deixar Bauru, sua terra natal). Surpreendido pela poesia que rompe a crueza de uma metrópole planetária, ele enxergou as virtudes do lugar que não é só maravilhoso, mas incoerente tal qual a natureza humana, e deixou brotar, então, as canções do álbum. “Caos & Beleza”, o primeiro de sua carreira, foi produzido por Filipe Rasta e conta com a participação especial de Pedro Luis e A Parede.

O repertório é amarrado de tal forma que o ouvinte embarca em uma Odisseia do inferno ao céu. Em vez de o “Era uma vez…” das fábulas infantis, o artista escolhe “O Mal e o Bem” para expressar sua angústia caótica. Mas é preciso estar atento para perceber o que se conta, como o bate-papo entre as músicas “Prólogo” e “Epílogo”, separadas na cronologia do encarte, mas que andam de mãos dadas na história e dão sentido ao álbum da capa ao recheio.
“Caos & Beleza” tem a identidade de João, soma de muitos amigos e encontros. O resultado são canções como “Pão e Circo”, escrita com Léo Zé, “Mesmo assim”, também com ele e Manu Saggioro, e “Por quê?”, feita com Monalise. Manu também escreveu “Esperança ao pé da porta”, música que chegou nos 45 do segundo tempo e de tão arrebatadora ganhou status de predileta do cantor.

Parcerias, aliás, trazem beleza a qualquer caos! Prova disso é que o primeiro álbum de João se tornou realidade graças aos 178 apoiadores do projeto, que sonharam junto e somaram R$ 40 mil em uma campanha de financiamento coletivo pelo site Catarse.

Serviço
João Biano lança “Caos & Beleza”, dia 16, às 20h, no Sesc Bauru, com entrada gratuita. O CD será vendido a R$ 20,00.
O Sesc está localizado na Rua Aureliano Cardia, 6-71
Telefone: 3235-17-50

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …