teatro-bauru2

O Cabaret ScèneSonore está de volta com nova programação em Bauru. É um espetáculo de variedades em que cenas, em formato de esquetes, sucedem-se compondo um só todo. As cenas são interpretadas por artistas solo, duplas ou grupos, representantes das mais diversas formas de expressão cênica – artes circenses, dança, teatro, música e performances.

Cada sessão é comandada por um Mestre de Cerimônias que apresenta e intercala as demais atrações, construindo uma harmoniosa ligação entre cada uma delas e agregando ao espetáculo encadeamento e fluência. Desse modo, o “Cabaret ScèneSonore” é permeado por uma atmosfera inspirada nos antigos cabarés europeus, repaginada sob um olhar contemporâneo e brasileiro.

O evento vem sendo realizado dentro da programação cultural do Espaço Protótipo desde novembro de 2013 e, desdede junho deste ano, conta com o apoio do Programa de Estímulo à Cultura de Bauru.

O Cabaret acontece neste sábado (14), às 21h30. Para esta edição, Fábio Valério ganha o palco como Mestre de Cerimônias e Andressa Francelino, do grupo Protótipo Tópico, apresenta “Versus”; um fragmento do trabalho que vem sendo desenvolvido após a artista ser contemplada pelo Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo – ProAC.

“Versus” trata poeticamente de algumas histórias não-ficcionais de mulheres assassinadas por parceiros ou antigos parceiros, se enquadrando em uma relação de poder. A cena questiona os discursos feitos pelos homens de que mataram por ciúmes, posse ou dependência emocional. As memórias apresentadas dão voz às figuras encontradas na diversidade da multidão, buscando a poética de mulheres do dia a- dia cujas vidas, muitas vezes, passam invisíveis na rua.

Já Fabrício Rodrigues apresenta uma cena-solo intitulada “A mãe”, que é uma adaptação livre da peça de mesmo nome de Bertolt Brecht, escrita no início do século XX, e fala da eterna e inevitável luta do proletariado contra os patrões. Uma mulher envolvida na luta de classes, sem querer, pelo próprio filho, acaba por ser símbolo dessa mesma luta. Quando ele acaba na prisão, ela decide aprender a ler e escrever para continuar a luta. Mesmo depois do filho morrer, a tenacidade de Pelagea Vlassova não diminui. Uma mulher de 60 anos inspirando todo um país a lutar por melhores condições de trabalho.

teatro-bauru1

Lucas Bortoletto apresenta “Your Day Will Come”, um número de tecido circense que trata do humano, quando o mesmo perde toda e qualquer esperança em vida, trava-se um confronto entre os instintos de sobrevivência e entrega; Helder Alves Borges Faria com exposição fotográfica “Cerrado 1:1” e Lesma La Garocha, grupo de Londrina, apresenta a Intervenção Urbana “Embalagem”, que questiona de que matéria os seres humanos são feitos. A crítica concerne também ao mundo atual que nos plastifica, nos enrijece e aprisiona. A intervenção coloca dois seres que se lançam pelo espaço em um caminho contínuo. Carregando consigo uma mala, plásticos e rotulações. São embalados e embalam.

Espaço Protótipo
A sede do grupo Protótipo Tópico é um espaço alternativo para apresentações, ensaios e oficinas. Uma possibilidade para trocas entre as diversas formas de criação e expressão. O Espaço Protótipo oferece cursos, oficinas, além de realizar eventos culturais e espetáculos de arte.

Serviço:
Cabaret ScèneSonore
Dia 14 de novembro às 21h30, Entrada: R$ 7,00
O Espaço Protótipo está localizado na Rua Monsenhor Claro, 2-47.
Telefone: (14) 3100-0900

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…