salto-alto-topo

O ano de 2015 pode não ter sido muito bom para algumas pessoas, mas Lilian Lima não pode reclamar! Foi neste ano que a cantora conseguiu realizar o seu sonho: ter um projeto só seu. Apesar de ser recente, a vocalista já colhe os frutos da ‘Salto Alto‘, banda de samba e MPB de Bauru. Conversamos com Lilian para saber mais sobre o novo projeto musical da cidade e todos os planos para o próximo ano. Confira o bate-papo:

Como surgiu a Salto Alto?
Lilian: Eu sempre quis ter uma banda que fosse a minha cara. Estou na música há mais de dez anos, prestando serviço para outras pessoas. Cantei em banda de baile, fui bakcing vocal em outras produções, mas nunca fiz algo só para mim. Então, há tempos que venho cultivando esta ideia. Este ano eu decidi que iria fazer algo que fosse a minha cara. O último trabalho que tinha feito tinha sido no carnaval e desde então eu comecei a estudar uma proposta para mim. Queria algo que as pessoas assistissem que vissem que eu tinha me encontrado. Como eu sempre gostei de samba e que aqui em Bauru tinha nada parecido, eu decidi que este seria o caminho. Aqui na cidade nós vemos muito grupo de pagode, mas pouco samba voltado ao MPB.


Quais as suas referências?

Lilian: Eu gosto muito de Maria Rita, que é a minha maior inspiração. Mas também gosto de Marisa Monte, Ana Carolina e Cássia Eller. Principalmente no samba que essas cantoras produziam. Foi isso que eu usei para criar o meu repertório. Aí eu montei tudo e mandei ao meu amigo que é produtor musical. Ele escolheu alguns músicos que já trabalham há muito tempo com ele e assim criamos a Salto Alto. Foi até legal que, quando ele mostrou o repertório que eu tinha separado para os músicos, todos gostaram muito porque sabem que é algo novo para cidade.

A identidade da banda é o samba/mpb, então?
Lilian: Com certeza! Eu canto outros estilos, assim como os músicos também tocam de tudo; mas a essência da Salto Alto é essa e queremos continuar assim.

Que tipo de apresentações vocês estão preparados para fazer no próximo ano?
Lilian: Ah, de tudo! Podemos tocar em qualquer casa noturna, bar, evento particular e etc. Queremos levar nosso show para mais lugares!

E como foi a primeira apresentação?
Lilian: Nossa, foi um sucesso! Os convites se esgotaram na tarde da apresentação e ficamos muito felizes com o resultado. Apesar de ser um projeto novo, eu e os músicos já nos conhecíamos de outros trabalhos, então a sintonia foi imediata. Em trinta dias tiramos todo o repertório e a sincronia foi logo no começo! Eu percebi que todos estavam juntos no projeto e gostando muito de tudo, desde a etapa da produção. E acho que o público sentiu isso também, porque o feedback depois foi muito bacana; estamos muito felizes com tudo isso!

Vocês só tocam samba ou fazem algumas mudanças como o grupo Sambô?
Lilian: Ah, o Sambô é uma referência mesmo. Inclusive, no dia da nossa primeira apresentação, nós resolvemos fazer uma improvisação da música ‘Stand by Me’ e deu muito certo. Então, essas ‘transformações’ musicais serão sempre bem-vindas em nossos shows.

Você vive da música?
Lilian: Não, eu sou bancária, mas a música sempre esteve na minha vida. As duas coisas sempre caminharam junto. Eu gosto de trabalhar no banco e me traz estabilidade, e de alguma forma, até me ajuda em minhas apresentações.

Quando você percebeu esse talento?
Lilian: Foi no começo da adolescência, cantando na Igreja. Eu nem sabia que tinha esse talento, mas acabaram percebendo! Aí, o mundo deu muitas voltas, e quando eu já era adulta, fiz um teste para uma banda de baile e nunca mais parei.

A Salto Alto surgiu este ano, então imagino que vocês tenham muitos planos para 2016…
Lilian: Com certeza! Este ano foi muito bom porque eu finalmente conseguir ter um projeto meu e do jeito que eu sempre sonhei. Todos nós estamos muito felizes com o projeto e com o sucesso dele. Mas planos para o próximo ano não faltam! Acho que o principal é abrir ainda mais portas e fazer mais apresentações. A gente vê muita banda por aí que não dá certo, mas graças a Deus a nossa está indo muito bem. Desde o começo sempre estivemos muito organizados e empenhados em fazer dar certo. Outro plano é produzir outros materiais, para que o público aproxime-se ainda mais do nosso trabalho.

Para conhecer melhor a banda Salto Alto, acesse: www.facebook.com/saltoalto.samba.mpb/

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…