Foto: Bruno Fernandes ficou quase duas semanas sem água
Bruno Fernandes ficou quase duas semanas sem água

Ficar sem água um, dois, três dias ou até semanas foi uma experiência bem difícil para muitos moradores de Bauru. Com as fortes chuvas, que aconteceram há algumas semanas aqui na cidade, várias famílias ficaram sem água em suas casas – e tiveram que enfrentar uma nova realidade.

Mas este período foi importante para conscientização: se ficar alguns dias sem água é extremamente difícil, o que todos irão fazer quando este recurso potável realmente acabar?

Para se ter uma ideia, são gastos cerca de 105 litros em 15 minutos de banho, 12 litros ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, 216 litros para lavar o carro com mangueira por 30 minutos, 6 litros ao dar a descarga, cerca de 112 litros para lavar a roupa e 120 litros para lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos.

+ 10 maneiras de você economizar água
+ Prefeito Rodrigo Agostinho anuncia desassoreamento do Rio Bauru até o final do ano

“O que falta para a população é conscientização. Mas acredito que com um trabalho efetivo das prefeituras nas escolas e na mídia seja possível iniciar um consumo mais sustentável da água. E é possível mudar pequenas atitudes do dia a dia, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, fechar a torneira enquanto ensaboamos a louça, reduzir 5 minutos do banho, além de varrer o quintal e reutilizar a água da máquina para lava-lo”, ensina a bióloga Mônica Campos.

Atitudes que já são frequentes na casa do estudante Bruno Fernandes, que mora no Jardim América, e ficou quase duas semanas sem água. “Em casa, já é muito comum economizar no banho e fechar a torneira sempre. A gente já se preocupa com isso. Mas com esses dias sem água, eu pude ver como ela é importante. Eu deixei de sair com os amigos porque não tinha como tomar banho, minha mãe não cozinhou e teve que comprar comida porque não tinha água. A rotina mudou e foi horrível”, afirma o estudante.

Desde então, sua família vem tentando economizar ainda mais, já que sentiu ‘na pele’ como é ficar sem água por um longo período. Assim como na casa de Sabrina Ucella, que mora no Condomínio Belas Artes, próximo à CPFL. “Em casa, nós ficamos sem água uma semana e, olha, foi a semana mais demorada da minha vida! Durante esses dias, tive que revezar, tomando banho na minha avó, no meu namorado e até na academia! (risos). Mas parei pra pensar no assunto e até conversei com a minha mãe sobre isso. A água é tudo na nossa vida. Sem ela, não tomamos banho, não lavamos a louça, não fazemos comida e muitas outras coisas. Deu para refletir bastante, afinal, dependemos da água para ter nossos alimentos também”, diz.

E aí entra uma outra questão: você sabia que jogando comida fora, você também está desperdiçando água? “Em uma fábrica de alimentos, o consumo de água é muito alto, tanto para o processo de higienização, que é minucioso, como na própria utilização de água para fabricação e incorporação ao produto. Jogando um alimento, fora você está, de certa forma, jogando fora também parte de todo este processo. E, infelizmente, população não tem a consciência sobre isso”, alerta a bióloga.

O administrador Rafael Locci também ficou alguns dias sem água e confessa que passou a dar mais valor à ela após este período. “Hoje, depois de passar alguns dias tensos sem água, me preocupo mais ainda em economizá-la. Sempre tive consciência dessa economia, mas, ver na pele o quanto a água faz falta no dia a dia, é uma experiência completamente diferente”, comenta.

É por isso que pequenas atitudes no dia a dia podem mudar a realidade de todos no futuro. “Podemos começar com atitudes bem simples, como por exemplo fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, fechar a torneira enquanto ensaboamos a louça, reduzir 5 minutos do banho, varrer o quintal e reutilizar a água da máquina para lava-lo”, orienta a profissional.

E aí, mãos à obra?

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…