O mundo celebra em abril o Mês Global da Astronomia, ação internacional criada em 2009 para incentivar a divulgação científica sobre a área. Para isso, o Observatório Didático de Astronomia da Unesp criou duas atividades para celebrar a ação.

Festival Astronômico

No dia 13 de abril, o observatório oferece um atendimento especial e gratuito à população. Segundo a organização do espaço, a proposta é ser um “festival astronômico”, que acontece das 19h às 22h. 

Professor Rodolfo Langhi

Além da observação em telescópios (dependente da condição do céu), exposições e vídeos, o local terá a programação gratuita:

– Palestra ‘Poluição Luminosa: por que estamos perdendo as estrelas?’, ministrada por Maria Eduarda Manfrinato Pimentel (Mestre em Astrofísica pela Universidade de Lisboa e membro da Equipe do Observatório);

– Oficina de reconhecimento de constelações com a atividade internacional Globe at Night, para adultos e crianças, ministrada pelo prof. Rodolfo Langhi;

– Palestra “Yuri’s Night” para celebrar internacionalmente o primeiro homem no espaço, ministrada por Matheus Agenor (membro da Equipe do Observatório);

– Oficina de Astronomia Cultural Indígena, ministrada pela Profa. Jaqueline Campos (membro da Equipe do Observatório);

– Oficinas para crianças sobre o tema da noite, ministrada pela Profa. Suzi.

O observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin – Chácaras Bauruenses (dentro do IPMet). Não é necessário agendamento antecipado. Para mais informações, entre em contato com (11) 97733-9149 e (14) 3103-6030.

Formação de professores na rede pública

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, o observatório da Unesp oferece o curso ‘Educação em Astronomia no Ensino Fundamental – módulo 1’ para professores da rede pública e particular. São 40 vagas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na gestão de cursos da Prefeitura.

Foto: Divulgação/Observatório da Unesp

O curso será parcialmente presencial e parcialmente à distância, com carga horária total de 40h e certificados emitidos pelo Observatório da Unesp e Secretaria Municipal de Educação de Bauru. 

Confira a Ementa: Céu: observação diurna e noturna a olho nu; mapas celestes; astronomia cultural; Instrumentos: binóculos e telescópios; Sistema Solar: visão geral e escala; Galáxias: Via Láctea e outras distâncias; Viagens espaciais: foguetes, satélites, Lua, Marte, sobrevivência extraterrestre; Estrelas: formação, evolução, estágios finais e remanescentes; Cosmologia: uma introdução.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…