campanha-bauru1

Além do caso positivo de zika vírus em gestante, confirmado na semana passada, nesta quarta-feira, 03/02, a Secretaria da Saúde informou a confirmação de mais 39 casos de dengue e o município já contabiliza em 2016, até o momento, 76 casos da doença, sendo 68 casos autóctones e 08 casos importados, sem óbitos.

Em 2015, no mesmo período, foram registrados 33 casos da doença, sendo 18 casos autóctones e 15 importados, sem óbitos.

“Comparando os dados, do ponto de vista dos casos de dengue, houve um aumento bastante significativo dos casos positivos da doença, e isso quer dizer que o mosquito continua existindo e proliferando em Bauru, ou pelo menos até pouco tempo. A participação da população, cada um cuidando da sua casa e do seu quintal, é fundamental. Não adianta só o Poder Público agindo”, ressalta o secretário da Saúde, Fernando Monti.

Além da dengue e do Zika vírus, o mosquito Aedes aegypti transmite também a febre chikungunya, mas não há registro da febre em Bauru, até o momento.

Nesta quarta-feira, 03/02, tiveram continuidade os trabalhos de nebulização na região do Jd. Eugênia (Terra Branca/Santista e Jd. Solange). As equipes de bloqueio de controle de criadouros estão atuando nas regiões do Coralina / Higienópolis e Pousada da Esperança II.

Com relação ao trabalho de formação de brigadas junto a funcionários da Emdurb para manutenção adequada dos prédios e cemitérios, o treinamento da Saúde nesta quinta-feira, 04, será no Cemitério do Redentor. Os demais já foram atendidos.

A Semma, por sua vez, nesta quarta deu continuidade à limpeza de áreas públicas na região da Pousada da Esperança.

HISTÓRICO ZIKA

Bauru teve o primeiro caso positivo e autóctone de zika vírus confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz no início da semana passada. A paciente, 32 anos, gestante, reside na região da Pousada e trabalha na região do Higienópolis.

Desde a confirmação, equipes da Saúde municipal realizam visitas casa a casa num raio de 500m no entorno da residência e trabalho da paciente. Além da eliminação de possíveis criadouros, as equipes promovem nebulização no interior dos imóveis com a aplicação de veneno para eliminar mosquitos adultos e contaminados, e larvicida, para a eliminação das larvas existentes. São aproximadamente 46 quadras na região de moradia e 100 na região de trabalho da paciente. As ações já estão sendo ampliadas para outros bairros.

A gestante, que já vinha sendo acompanhada na rede municipal de saúde, no pré-natal, recebe também acompanhamento de equipes especializadas da rede municipal, através do Ambulatório de Gestação de Alto Risco e do Serviço de Referência de Moléstias Infecciosas. O início dos sintomas ocorreu em 25 de dezembro e a paciente procurou a UPA Mary Dota no dia 27.

A paciente infectada com o zika vírus apresentou fundamentalmente exantema de rosto e braços (manchas avermelhadas com erupção na pele) e não apresentou febre. Mesmo assim procurou a UPA Mary Dota, em 27/12, onde inicialmente foi solicitado exame para dengue. O resultado foi negativo e por conta disso, conforme protocolo, a equipe médica solicitou exame para zika e chikungunya.

Na semana passada, passou por novo exame de ultrassonografia, que até o momento se revela sem anormalidades.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…