semeng2016-topo

A 20ª edição da SEMENG, será realizada nos dias 11 até 15 de abril, e apresenta como tema “Do sonho ao sucesso, construindo o futuro”. O evento tem como objetivo abordar questões referentes à engenharia relacionada com o empreendedorismo no cenário atual.

Como destaque, o evento irá receber o pesquisador espanhol Alvar Sanchez, que irá abordar suas recentes descobertas sobre os metamateriais magnéticos, e a concepção e realização experimental do primeiro buraco de minhoca magnético.

Além de palestras, a SEMENG esse ano conta com diversos minicursos, coffe break e visitas técnicas.

Confira a programação:
Dia 11
10h00 – TETO
TETO é uma organização presente na América Latina e no Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nos assentamentos precários, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, TETO busca, através da construção de moradias de emergência, programas de Habilitação Social e trabalho em rede, construir uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e exercer plenamente seus direitos.
Local: Sala 1

13h00 – Metrologia Científica de tempo e frequência: Relógio Atômico – Vanderlei Bagnato
Mostraremos o princípio de funcionamento dos Relógios Atômicos, inclusive com demonstração. O Programa Brasileiro de Relógios Atômicos será apresentado e suas aplicações discutidas.
Local: Sala 5

13h00 – Eu nasci para dar certo – Leonardo Ribeiro
1- Uma nova mentalidade de práticas que muitas vezes é fácil, porém é preciso aplicar ferramentas para saber desenvolvê-la para dar certo; 2- Precisam desenvolver inovações a partir de um plano de entendimento sobre o marketing pessoal; 3- Dicas para ser um profissional de alta performance; 4- Dicas para ter sucesso às exigências do mercado de trabalho; 5- Falar sobre a liderança além dos números; 6- Qual o caminho seguir para se ter uma boa carreira, para ter um bom relacionamento, como ser mais participativo e produtivo? ; 7- Mostrar que o principal de tudo é o engajamento, quem é engajado faz de coração, não precisa pedir ou obrigar. O engajamento vem de dentro, está relacionado a sentimento, não adianta fazer por fazer.
Local: Sala 2

14h00 – Alternativas para o uso de células a combustível direta de álcoois – Adalgisa Rodrigues de Andrade
Nos últimos 30 anos, o uso de álcoois tais como metanol, etanol, glicerol em sistemas de células a combustíveis direto vem sendo pesquisado intensamente. Esta palestra irá mostrar as vantagens em gerar energia limpa e eficiente pelos sistemas de células a combustível. Apresentar as Células de álcool direta e fazer uma retrospectiva do estado da arte atual destes sistemas. Apresentar as vantagens e desvantagens deste tipo de combustível e as possíveis soluções energéticas para viabilizar o emprego em sistemas co-gerados.
Local: Sala 6

15h00 – Minicurso – Vendas
As vendas estão presentes não só no nosso trabalho, mas também em inúmeros momentos da nossa rotina, que vão desde convencer o seu amigo da sua ideia, até realmente vender o seu produto ou serviço para um cliente. Sabendo disso, a Diretoria de Relações Comerciais da Pro Júnior irá mostrar neste mini curso técnicas de vendas, divididas em: confiança, persuasão e linguagem corporal. É importante ressaltar que será devolvido 50% do valor do minicurso dada a presença do participante.
Local: Sala 3

16h00 – Computação Forense: Desafios e Oportunidades – Anderson Rocha
Nesta palestra, discutiremos alguns dos problemas mais importantes em Computação Forense, incluindo: detecção de falsificações em imagens/videos, filogenia multimídia, atribuição de fonte e técnicas para análise de mídias sensíveis. Além disso, discutiremos alguns desafios em aberto e oportunidades.
Local: Sala 2

19h00 – Engenharia na Prática – Transformando números em realidade – Leonardo da Rosa e Silva Walsh Ferreira
A palestra apresenta uma nova forma de abordar os conceitos teóricos do ciclo básico da engenharia, fazendo com que os alunos entendam como estes conceitos são importantes na formação de um engenheiro.
Local: Anfiteatro Guilhermão

Dia 12/04
08h00 – Mesa Redonda – Mulheres na Engenharia
Cada vez mais mulheres escolhem a Engenharia como profissão e conquistam aos poucos seu espaço, trabalhando em parceria com os profissionais do sexo masculino. Mas essas conquistas ainda vêm acompanhadas de muitos desafios, como a condução com sucesso e responsabilidade de uma dupla jornada, já que muitas dessas engenheiras são esposas e mães, além de atuarem em cargos de liderança. Nesta mesa redonda engenheiras já formadas discutirão sobre as dificuldades no mercado de trabalho e também na sala de aula para as mulheres na engenharia.
Local: Sala 1

10h00 – A evolução das estruturas: da pré-historia aos dias atuais – Henrique Lindemberg
Na palestra será apresentada a evolução das construções ao longo da história, ressaltando-se seus momentos mais marcantes, as construções mais significativas e os fatores que possibilitaram essa evolução.
Local: Sala 3

10h00 – O mundo da Nanotecnologia: uma introdução – Renan Luis Fragelli
Nesta palestra, serão introduzidos alguns conceitos e definições relacionados à nanotecnologia. Trabalharemos as noções do que seria esse mundo nano e sua escala, suas aplicações atuais no mercado nacional e internacional e apresentação de grandes pesquisadores que foram fundamentais para o desenvolvimento da mesma. Além disso, também discutiremos algumas estruturas químicas que se enquadram nesse mundo e que possuem grande potencial de aplicação nas engenharias.
Local: Sala 5

10h00 – Aumente sua Competitividade no mercado através do Lean Seis Sigma – Thiago Costa
Atualmente as melhores empresas utilizam o Lean Seis Sigma como estratégia de negócios para aumentar o lucro através da redução de desperdícios e variações dos processos. O diferencial de um profissional ou estudante formado em Lean Seis Sigma esta na maneira estruturada e organizada de se conduzir projetos de melhoria contínua, além do conhecimento em ferramentas Lean e ferramentas estatísticas para solucionar problemas. Nesta palestra serão abordados os principais conceitos do Lean Seis Sigma, suas ferramentas e como seus conceitos podem ser utilizados nas empresas.
Local: Sala 2

14h00 – Empreendedorismo como opção de carreira – Valéria Cristina Beltrami
1) Baby boomers & Geração X; 2) Geração Y; 3) Aspectos positivos e negativos de uma carreira; 4) Empreendedora; 5) Cenário do empreendedorismo brasileiro; 6) Como construir e dar asas aos sonhos; 7) Características do comportamento empreendedor; 8) Como mensurar uma boa ideia; 9) Conselhos valiosos de empreendedores de alto impacto; 10) Exemplos de empreendedores.
Local: Sala 2

14h00 – Recuperação de Estruturas
Em breve
Local: Sala 3

14h00 – Minicurso – Project
Ministrado pela EngCAD. É importante ressaltar que será devolvido 50% do valor do minicurso dada a presença do participante.
Local: Sala 20

14h00 – Minicurso – Inventor
Ministrado pela EngCAD. É importante ressaltar que será devolvido 50% do valor do minicurso dada a presença do participante.
Local: STI

14h00 – Minicurso – Solução de Problemas – Bruno Costeiro
Neste mini curso serão apresentadas através de uma abordagem prática e teórica ferramentas e técnicas para solucionar problemas de maneira estruturada e organizada. Conteúdo: – 4 passos para resolver problemas – 5W2H – IS/IS NOT – Ishikawa – 5 porques – Matriz Esforço Impacto – Controle e Lições Aprendidas – Paynter Chart. É importante ressaltar que será devolvido 50% do valor do minicurso dada a presença do participante.
Local: Sala 5

16h00 – Gerenciamento de Obras em Contratos com Grande Volume de Ações – Rafael de Sousa Barreto
Em mais uma iniciativa pioneira, a Método Engenharia S/A criou em 1998 a unidade de negócios Método FAST. A Método FAST especializou-se em atender empresas que necessitam da execução rápida dos serviços, com a realização simultânea de várias ações. Sua qualidade é certificada pelo Bureau Veritas, segundo o padrão ISO 9001/2000. A Método FAST planeja e executa a gestão de serviços e soluções de engenharia para ações de suporte ao core business do cliente em todo o território nacional. Aporta sua experiência quando se exige rapidez, escala e padronização. A cadeia de valor compreende o estudo de viabilidade (técnica e legal), projetos, licenciamento das obras e imóveis, elaboração de orçamentos, contratação de fornecedores, logística dos equipamentos e materiais, gestão da obra e manutenção das instalações.
Local: Sala 5

16h00 – O Papel do Engenheiro na Indústria – Danilo Augusto Boso
Em breve.
Local: Sala 2

16h00 – Riscos de Contrato e Riscos na Engenharia
Em breve.
Local: Sala 3

19h00 – O Engenheiro do estágio ao primeiro emprego – Cezar José Sant’Anna
1 – CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – obrigação de estar registrado no CREA para poder exercer a função de engenheiro e porque isso é bom, quais benefícios. Perguntas e Respostas 2 – SEESP Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – vantagens de existir um sindicato, os benefícios que o mesmo oferece tanto aos profissionais com carteira assinada como para os profissionais autônomos. Perguntas e Respostas 3 – Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos em cada região. Perguntas e Respostas 4 – O Estágio Profissional – necessidades, dificuldades em se obter, remuneração, não remuneração, etc 5 – O Primeiro Emprego – registro em carteira como Engenheiro, dificuldades. O que ter no currículo do recém formado, para que seja interessante ser contratado, etc. 6 – Discussões sobre os itens 4 e 5, pois esses dois itens se confundem.
Local: Anfiteatro Guilhermão

Dia 13/04
08h00 – Mesa Redonda – Egressos Engenharia Civil
A fim de expor o mercado de trabalho e sanar dúvidas de cada curso para os engenheiros que ainda não se formaram, foram convidados egressos de diferentes áreas de atuação de cada uma das quatro engenharia que temos no campus de Bauru da UNESP.
Local: Sala 9

08h00 – Mesa Redonda – Egressos Engenharia Elétrica
A fim de expor o mercado de trabalho e sanar dúvidas de cada curso para os engenheiros que ainda não se formaram, foram convidados egressos de diferentes áreas de atuação de cada uma das quatro engenharia que temos no campus de Bauru da UNESP.
Local: Sala 10

08h00 – Mesa Redonda – Egressos Engenharia Mecânica
A fim de expor o mercado de trabalho e sanar dúvidas de cada curso para os engenheiros que ainda não se formaram, foram convidados egressos de diferentes áreas de atuação de cada uma das quatro engenharia que temos no campus de Bauru da UNESP.
Local: Sala 16

08h00 – Mesa Redonda – Egressos Engenharia de Produção
A fim de expor o mercado de trabalho e sanar dúvidas de cada curso para os engenheiros que ainda não se formaram, foram convidados egressos de diferentes áreas de atuação de cada uma das quatro engenharia que temos no campus de Bauru da UNESP.
Local: Sala 17

10h00 – Tubulação com tecnologia avançada nas obras de drenagem pluvial e saneamento – Renato Adachi
Tubos corrugados de grandes diâmetros (250 mm até 1.200 mm) de PEAD (Polietileno da Alta Densidade) empregados em obras de drenagem pluvial e saneamento.
Local: Sala 5

10h00 – Internet das Coisas (IOT): Conceitos, tecnologias e aplicações – Fabio Souza
A palestra tem como objetivo apresentar os conceitos de sobre a Internet das Coisas(IoT). Serão exibidas as projeções, exemplos de aplicações, tecnologias e os desafios.
Local: Sala 3

10h00 – Faça que Você Ama – Eduardo Migliano
Uma palestra cheia de insights para você conseguir fazer o que ama desde o momento que escolhe a organização que deseja se conectar.
Local: Sala 2

10h00 – Robótica Militar: Robôs Espaciais e Táticos – Prof. Dr. José Guilherme Sabe
Em breve
Local: Sala 8

14h00 – O Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados – Fábio Souza
A palestra tem como objetivo apresentar o mercado brasileiro de sistemas embarcados, apontando as tendências, tecnologias, processo de desenvolvimento, ferramentas, aplicativos e sistemas operacionais, perfil do profissional, decisões sobre tecnologias em marcas em uso ou consideradas pelo profissional da área. Dados obtidos através de pesquisa realizada pelo Embarcados em parceria com a Netquest, especialista em coleta de dados on-line com operações no Brasil, Portugal, Espanha e vários países da América Latina.
Local: Sala 3

14h00 – Tecnologia de Filme espesso, aplicação em transdutores de pressão – Osvaldo Correa
As crescentes exigências dos consumidores por novos modelos, itens e acessórios, tem levado as montadoras de veículos a lançar quase que anualmente novos modelos. Esta dinâmica da indústria automotiva, tem obrigado seus fornecedores a buscar tecnologias mais versáteis, com baixo custo de investimento, que atendam as características do ambiente automotivo, e ainda traduzam tudo isto a um baixo custo de produto final. Dentro deste cenário a tecnologia de filme espesso (Thick Film), tem se destacado pois, é uma tecnologia consagrada a décadas, sendo utilizada desde aplicações aeroespaciais, onde teve início, até área médica, automotiva, militar e etc. Nesta palestra será abordado a tecnologia de filme espesso, apresentando um caso real de desenvolvimento de um transdutor de pressão desenvolvido pela TSA, com substrato de alumina 96%, utilizando pasta de AgPd em substituição a usual pasta Au.
Local: Sala 5

14h00 – Como Fazer Apresentações com Sucesso – Jose Carlos Angelo Cintra
O projetor multimídia, o popular data-show, tem sido frequentemente usado em aulas e palestras. O problema é que está predominando um uso equivocado, com o foco na projeção, utilizando um número exagerado de slides poluídos de informação, e resultando em apresentações maçantes e improdutivas. Nesta palestra, mostraremos um novo paradigma, uma técnica de apresentação cuja ênfase está na oratória e na didática, e na qual o apresentador é o protagonista e os slides são apenas uma ferramenta de apoio.
Local: Sala 2

14h00 – Workshop – Oratória: A arte de Influenciar Pessoas – Felipe Guedes
Baseado no workshop completo, em que mais de 800 profissionais e estudantes já passaram, muitas vezes o descrevendo como um ‘divisor de águas’ em suas vidas pessoais e profissionais, este minicurso trás as diretrizes e técnicas mais impactantes que vão desde o controle emocional à programação neurolinguística aplicada a persuasão. Serão trabalhados também conteúdos relacionados a comunicação não verbal, voz e fala, apresentações visuais e roteiro.
Local: Sala 1

19h00 – The magic of magnetic metamaterials: from invisibility to wormholes – Alvar Sanchez
Apresentamos avanços recentes no campo dos metamateriais magnéticos. Vamos mostrar como estes resultados permitem propriedades nunca alcançadas antes para o campo magnético, incluindo invisibilidade magnética, transferência e rota de campos magnéticos para longas distâncias, e a concepção e realização experimental do primeiro buraco de minhoca magnético.
Local: Anfiteatro Guilhermão

Dia 14/04
08h00 – Soluções em Geotecnia – Eng. Valdeci “Russo” Oliva de Melo
Apresentação voltada para um público dinâmico e que tem como meta diversificar o aprendizado em soluções já concretizadas e inovadoras. Serão discutidos temas como estruturas de contenção em gabiões e solo reforçado, soluções para controle de erosão, consolidação de solos moles, além de soluções para geotécnia rodoviária. Todos os temas abordarão técnicas e critérios de aplicação em geossintéticos, contando sempre com fotos e ilustrações de obras já realizadas, exemplificando assim os conceitos geotécnicos que serão citados.
Local: Sala 5

08h00 – Elementos Finitos – A Competitividade do Desenvolvimento de Produtos – Eng. Avelino Alves Filho
A palestra mostra a importancia das Técnicas de Simulação/Elementos Finitos para desenvolver produtos otimizados. Como abordar novos desenvolvimentos com ferramentas avançadas de Análise, gerando protótipos Virtuais. Apresentação de Casos de Sucesso com o uso dessa Tecnologia. Caminhões, ônibus, vagões, Torres Eólicas, Navios, Aviões.
Local: Sala 10

10h00 – Realidade maior que o Sonho – Diniz Amilcar Matias Fernandes
Diniz contara sobre sua trajetória desde a infância e o sonho de ser engenheiro até hoje e a realização deste sonho.
Local: Sala 1

10h00 – Estruturas Hidráulicas Inovadoras: Inovação Brasileira – Mauricio Santiago dos Santos
Apresentação de estrutura hidráulica Brasileira inovadora no cenário Mundial.
Local: Sala 3

14h00 – Método BIM aplicado a obras de Infraestrutura – Júlio César Calsinski e Liberdade Saldivar Izaguirre
Desde a definição clássica grandes expectativas foram geradas e surgiram iniciativas em todo o mundo. Mas afinal, o que é realmente o BIM e como aplicá-lo a obras de Infraestrutura? Nesta palestra falaremos sobre as diferenças entre a abordagem BIM proprietário e o OpenBIM, o processo dentro da cadeia produtiva da indústria da construção, as principais diferenças comparando-se ao processo convencional e por que o Reino Unido quer estar na vanguarda da nova era digital da construção.Grande parte das apresentações sobre BIM geralmente se referem a edificações verticais e as interferências entre as disciplinas. Entre os diferentes níveis de aplicação, escolhemos o caso prático de um viaduto rodoviário envolvendo o projeto, o fornecimento e a construção, comparando os objetivos iniciais com os resultados finais obtidos após a entrega da obra, e a análise de como melhorar a nossa relação com outros escritórios de projeto, empreiteiros, fornecedores e clientes.A empresa de engenharia Movares, responsável pelo projeto deste viaduto, tem se dedicado ao BIM aplicando essa tecnologia com grande sucesso. Neste projeto, o problema não era apenas o curto prazo, mas também a complicada geometria do tabuleiro do viaduto, em arco duplo, com restrições quanto a altura máxima, 590m de comprimento total, utilizando 25.000m³ de concreto.Baseado em anos de experiência em diversas empresas identificamos os desafios e quais são os pontos críticos para a implantação de um fluxo de trabalho BIM, as recomendações para um plano prático de sucesso com a tecnologia disponível hoje que realmente funcione, ou seja, como fazer.É possível levar nossos índices de produtividade na Indústria da Construção para um patamar superior com um processo BIM.
Local: Sala 3

14h00 – O novo mundo da RadioComunicação baseada em IP – Prof. Eduardo Martins Morgado

Descrição da evolução das tecnologias de radiocomunicação: da comunicação analógica à digital baseada em redes IP. Essa descrição permitirá a visão de oportunidades de pesquisa e emprego na área de radiocomunicação, onde teremos a convergência entre os conhecimentos de Engenharia Elétrica e de Computação. Alguns dos projetos convergentes em desenvolvimento no LTIA, serão apresentados.
Local: Sala 5

14h00 – Manufatura Aditiva/Impressão 3D como um Processo de Fabricação – Prof. Neri Volpato
Em breve.
Local: Sala 6

14h00 – Minicurso – Elementos Finitos: A Competitividade do Desenvolvimento de Produtos
Ministrado pelo Eng. Avelino Alves Filho. É importante ressaltar que será devolvido 50% do valor do minicurso dada a presença do participante.
Local: Sala 10

17h00 – Minicurso – Ferramentas para o gerenciamento de atividades práticas
Ministrado pela ProJr. É importante ressaltar que será devolvido 50% do valor do minicurso dada a presença do participante.
Local: Sala 2

Dia 15/04
12h00 – Visita Técnica – Equitron Automação Eletromecânica

Geradora e disseminadora de ala tecnologia focada na criação de soluções. Empresa localizada na cidade de São Carlos.
Local: Ponto de encontro: Cantina da FEB

12h00 – Visita Técnica – NSF Equipamentos para Supermercado (Automação)
Visita técnica na cidade de São Carlos. A NSF conta com linhas automáticas de produção de última geração em estamparia e conformação de chapas planas.
Local: Ponto de encontro: Cantina da FEB

Credenciamento
Todos os incritos devem apresentar documento de identidade no momento do credenciamento, que será feito na segunda-feira (11/04) a partir das 8h na sala 4 da Faculdade de Engenharia no Campus de Bauru da UNESP. Para os lotes Sócio DAFAE, Sócio IEEE e Unespiano devem ser apresentados os devidos comprovantes no credenciamento. Caso contrário deverá ser paga a diferença de valor no setor financeiro do evento. Não será permitido o credenciamento de terceiros.

Serviço
A inscrição para participar do evento é realizada de forma online, no valor de 60 reais. Para mais informações, visite a página oficial no Facebook “Semana de Engenharia Unesp”, ou pelo email [email protected].
Para saber detalhes, acesse: www.semeng.feb.unesp.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…