webmix-topo2

Eles esperavam no máximo 200 ouvintes diários, mas já no segundo dia da rádio no ar eram 780 ouvintes. “Eu liguei para o cara que cuida do sistema e falei ‘tá errado isso aqui'”, brinca Klebis Precioso. Hoje eles recebem de 1.000 a 1.200 acessos por dia.

A Web Mix é um projeto dos veteranos do rádio, Klebis Precioso e Ralado Martins. A rádio online conta com tudo o que as grandes FMs oferecem: os maiores hits das paradas, flashbacks, programas ao vivo e muito sertanejo! O Social Bauru conversou com os criadores, descobriu isso e muito mais. Confira!

Como surgiu o projeto?
Klebis: Nós trabalhamos em rádio desde muito novos. A partir disso, eu tive a ideia de montar essa rádio na internet, ao vivo, uma FM mesmo. Liguei para o Ralado para perguntar se ele topava e ele aceitou na hora.
Ralado: Foi engraçado, porque nós estávamos queríamos muito voltar a trabalhar com rádio e, quando ele me ligou com essa ideia da rádio online, eu aceitei na hora.

Quando foi isso?
Klebis: Dia 14 de abril eu coloquei a rádio no ar. Aí, no dia 23 de maio, nós estreamos o programa ‘Tarja Preta’, que hoje é o carro-chefe da Web Mix. O ‘Tarja Preta’ vai ao ar no período da manhã e mistura humor com música.
Ralado: O legal é que toda a estrutura que uma rádio grande tem hoje, nós também temos, só que na internet.
Klebis: A plástica de vinhetas, os recursos técnicos… Você pode perceber que a maioria das pessoas que fazem rádio na internet fogem do estilo FM, fazem algo alternativo, tocam música clássica, por exemplo. A Web Mix não. Nós seguimos o estilo comercial e tocamos as músicas de sucesso que estão na parada.
Ralado: Vai de Anitta até Jorge e Mateus!
Klebis: Sempre tocamos os sucesso populares, com 75% de programação sertaneja.

Quais os outros programas?
Klebis: Na parte da noite nós temos alguns programas diferentes, já que estamos 24h no ar. O programa das 23h chama “Love by Night”, na qual tocamos músicas mais calmas, para as pessoas que acabaram de chegar do trabalho e precisam relaxar. Aos finais de semana, nós temos as programações especiais também, com mais flashbacks, um pouco mais de pop, diferente da programação do meio de semana.

Essa programação já estava montada antes de você chamar o Ralado ou foi uma parceria?
Klebis: Eu já tinha uma ideia de como iria ser e depois, com a ajuda do Ralado, nós fomos adequando. Antes dele entrar, eu já estava fazendo alguns testes, colocava algo diferente no período da tarde e ficava monitorando a audiência e, a partir disso, vi o que dava certo ou não.

A Web Mix já tem participação de ouvinte?
Ralado: Já! Nós temos um quadro que chama ‘Whats Web Mix’, no qual recebemos muitos áudios e jogamos na programação.
Klebis: Por enquanto a Web Mix tem poucos horários ao vivo. Além do ‘Tarja Preta’, que é das 10h às 12h, nós fazemos também o ‘Insônia’, toda segunda das 23h à 1h, que vem dando muito certo, porque esse horário é aquele que a pessoa já não quer mais assistir televisão e que as outras rádios já estão no “piloto automático”, enquanto isso nós estamos ao vivo.

E são só vocês dois, certo? Como é a rotina de cuidar 24h dessa rádio só os dois?
Klebis: Trabalho o dia inteiro! O Ralado cuida mais da parte social, busca parcerias e cuida do lado visual. Já eu fico responsável pela programação, da criação de vinhetas e produção de ‘spots’ para parceiros.

Como o projeto é só de vocês, vocês não sentem que têm muito mais responsabilidade e trabalho do que antes? Porque só depende de vocês…
Klebis: Com certeza! Antes eu trabalhava as sete horas do contrato e ia embora para casa. Agora é tudo nossa responsabilidade, mas também é um sonho nosso. Eu fico com o computador ligado o dia inteiro na página de controle. Se o sistema dá erro, eu já entro para resolver. Não consigo me desligar.
Ralado: Nós ficamos ouvindo a Web Mix toda hora! Eu saio do estúdio, vou pra casa e qualquer coisa que eu faça eu vou ouvir a rádio ao mesmo tempo para conferir se está tudo certo. Antes de dormir, eu ouço até não aguentar mais o sono.
Klebis: Mas tudo isso é muito legal! Você parar e pensar: ‘isso é meu’, é muito gratificante. Eu sinto que tenho o futuro nas mãos.

Vocês têm quanto tempo de rádio?
Klebis: Eu comecei com 15 anos, em 1995. Então são 21 anos de rádio. O pai de um amigo montou uma rádio e me chamou para ser sonoplasta, porque eu gostava muito de mexer com som. Aí, um dia, o locutor faltou e eu o substituí. Desde então, eu nunca mais parei; nunca fiz outra coisa a não ser trabalhar em rádio.
Ralado: Eu comecei em 1998 como promoter da 94FM. Ficava lá no semáforo da Avenida Getúlio Vargas com adesivos e conversando om o público. Dois anos depois, me chamaram para um novo projeto; um programa de humor, inédito na rádio. Foi assim que eu comecei.

Então vocês acompanharam bastante mudanças que o rádio sofreu, não é?
Ralado: Nós pegamos a época do fim do vinil no rádio, todo o ciclo do CD, nascimento e morte, pegamos também o mp3 e agora a internet. A era da internet é uma coisa bem nova para nós, a ficha ainda não caiu.
Klebis: Tem muito pouco tempo, né? E o modo de ouvir é outro, é preciso se acostumar.

É engraçado pensar que é tudo novo para vocês, mesmo com tanto tempo de rádio, né?
Ralado: Sim, nós começamos do zero. E isso é gostoso. Nós nos sentimos desconhecidos fazendo o novo e isso é muito bom.

Para entrar em contato com a rádio We bMix o Whatsapp é: (14) 998304245
Site: www.webmixbauru.com
Mais informações, acesse: www.facebook.com/webmixbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Grupo de Bauru encena musical ‘Mamma Mia’ para arrecadar alimentos para o RS

Neste domingo (12), às 18h, o teatro Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista, recebe o espe…