teatro-bauru

A Cia. Os Crespos comemora 10 anos de existência apresentando ao público a trilogia “Dos Desmanches aos Sonhos”, uma pesquisa que investiga as relações de afetividade, negritude e gênero e o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros.

Na sexta-feira (16), às 19h, a companhia apresenta “Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas”. Logo depois, às 21h, Os Crespos mostram a peça “Cartas a Madame Satã – ou me desespero sem notícias suas”. No dia seguinte, sábado (17), às 19h30, os artistas trazem ao público de Bauru o aclamado “Além do Ponto”. Todos os espetáculos acontecem no Espaço Protótipo e os ingressos têm preços populares: apenas R$ 5,00.

Como são os espetáculos
“Além do Ponto” traz um casal heterosexual que está terminando e que se encontra para ensaiar o fim. Movendo-se entre pedaços de histórias eles tentam reconhecer, ao final do relacionamento, os motivos de suas dificuldades no amor. E, depois de algum tempo separados, o casal se reencontra, e a mala das recordações é aberta. Ao final de nove encontros e diante do questionamento sobre um “final feliz”, a história perde seu caráter privado e passa a ser uma tarefa coletiva, onde os atores abrem a obra a um final diferente, escolhido pelo público, a cada dia. No cenário, um apartamento onde os móveis estão amontoados, utensílios domésticos e caixas no chão, livros e discos espalhados, tudo está prestes a ser dividido. A trilha sonora é executada ao vivo por um DJ, que também atua como cupido urbano na história.

Já “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas” fala da afetividade da mulher negra. Nesse espetáculo discute-se a família, os filhos, o amor com o parceiro e a parceira. Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar. Revelando seus medos, dores, amores em um jogo, no qual a plateia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens.

Por fim, “Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas” trata-se de espetáculo solo com o ator Sidney Santiago parte da pesquisa sobre a homoafetividade de homens negros, sua sociabilidade diante dos estereótipos sexuais de virilidade que cerceiam sua experiência afetiva. A personagem, em tom confessional, mescla a força do gesto com a delicadeza do discurso, buscando a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus. São histórias ou pedaços de histórias que ganham vida na pele da personagem – um ator – e que, portanto ,pode viver muitas vidas. Ele se corresponde com a figura mítica de Madame Satã e através dessas histórias, ao mesmo tempo, constrói imagens e discursos sobre elas. A peça é um desenrolar de vestígios de uma sociabilidade cerceada e impressões sobre a construção da identidade desse indivíduo que busca libertar-se de estereótipos sexuais determinantes para sua vida.

Programação
Sexta-feira, dia 16 de setembro de 2016, às 19h
“Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas”, às 19h.

Sexta-feira, dia 16 de setembro de 2016, às 21h
“Cartas a Madame Satã – ou me desespero sem notícias suas”.

Sábado, dia 17 de setembro de 2016, às 19h30
“Além do Ponto”

Serviço:
Os espetáculos serão realizados no Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57 – Centro)
Ingressos : R$ 5,00.
Informações: Tel 3100-0900

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…