setembro-amarelo-topo

Você deve ter uma ideia do que é o Outubro Rosa e, até mesmo, do Novembro Azul – campanhas de luta contra o câncer de mama e próstata, respectivamente -, mas você já ouviu falar do Setembro Amarelo? Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção.

Ocorre no mês de setembro, desde 2014, mas o movimento ganhou uma visibilidade maior em 2016, principalmente nas redes sociais com ações.

Uma dessas ações consistia em compartilhar a arte do Setembro Amarelo. Ana Carolina Monari, jornalista de 23 anos, aderiu ao movimento. “Eu compartilhei porque acredito ser uma campanha justa para algo que as pessoas têm como tabu, que é o suicídio”, explica. “Pouco se fala na mídia sobre o assunto com o intuito de não incentivar o ato, porém, eu penso que é necessário abordar a problemática para evitar que outras pessoas também tirem suas próprias vidas”, completa Ana.

Entretanto, assim como a ação foi elogiada, também foi criticada. O ato de compartilhar a imagem, também oferecia uma “ajuda inbox”, classificada por muitas pessoas como perigoso. “Eu diria que ouvir é importante, tentar entender a lógica do outro, ouvir com sentimento, com carinho, mas tomar cuidado com conselhos e expectativas sobre a pessoa depressiva, pois isso pode ter consequências graves para todos”, analisa a psicoterapeuta Adriana Serrano.

Ainda para Adriana, abrir espaço para que a pessoa que está pensando em suicídio fale sobre seus sentimentos é importante, mas que isso deve apenas ser um encaminhamento e incentivo para a procura da ajuda profissional. “Ajuda no incentivo para a pessoa a buscar ajuda profissional de um psiquiatra ou psicólogo”, afirma Adriana. “É preciso entender que a depressão é uma doença”, alerta a psicoterapeuta.

Algumas atitudes em relação ao movimento podem ser perigosas, mas a divulgação do Setembro Amarelo e o alerta ao problema real que é o suicídio são mais do que válidas. O mês de setembro já está quase no fim e o dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – já passou, mas a ajuda pode ser bem vinda a qualquer hora.

O Setembro Amarelo tem site e Facebook. A campanha é organizada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…