Ana Beatriz Ferreira mudou os hábitos alimentares e incluiu exercícios físicos em sua rotina há mais de dois anos
Ana Beatriz Ferreira mudou os hábitos alimentares e incluiu exercícios físicos em sua rotina há mais de dois anos

Levar uma vida saudável está cada vez mais em evidência, cada vez mais é uma “moda”. Entretanto, esse estilo de vida – que pode ser “extremista” ou movido com parcimônia – nem sempre consegue achar um espaço na vida de todo mundo. A maioria das pessoas, na verdade, encontram dificuldades para seguir uma rotina mais sadia. Mas você sabe por quê?

Segundo o vídeo “Promessas”, do Nerdologia, o ser humano toma decisões com base nos sentimentos do presente. Ou seja, quando a decisão é imediata, a impulsividade controla as ações. O vídeo mostra que a incerteza do futuro compete com algo concreto do presente, então vale mais um sorvete na hora para tirar o estresse do que uma refeição balanceada que resultará em algo futuro. Isso, aliás, é assunto de estudos científicos.

Segundo Daniel Kahneman, autor de “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”, quando visamos o futuro o sistema é mais lento e racional, enquanto o do presente é mais emocional e rápido, ele cede às tentações. Para que isso não aconteça, precisamos do autocontrole, no entanto, ele é limitado e se cansa. Isso funciona da mesma forma para várias questões, como, por exemplo, economizar dinheiro.

O corretor de imóveis Rui Daniel Aguiar leva essa vida saudável com calma e diversão. “Faço academia e jogo futebol, também procuro me alimentar bem, mas não sou muito rigoroso comigo mesmo”, afirma Rui. O corretor busca se policiar, mesmo que não rigorosamente, por causa do triglicéris alto. “Só como arroz integral, frango grelhado, saladas e refogados, frutas”, conta, “às vezes dou uma relaxada e depois pego firme de novo, não abro mão do meu chopp também”, continua.

Um pouco mais rigorosa é a rotina de Ana Beatriz Ferreira. A jovem estudante de jornalismo mudou seus hábitos há pouco mais de dois anos. “Sou adepta deste estilo de vida há mais de dois anos e tenho me mantido bem disciplinada nele, simplesmente por gostar e por me fazer bem”, afirma. A jovem não é adepta de nenhuma dieta específica, mas tenta manter um equilíbrio alimentar. “Minha alimentação é mais convencional, com muitas frutas, verduras e legumes, proteínas magras e carboidratos de qualidade. Não tomo nenhum tipo de refrigerante há dois anos e meio e procuro evitar os industrializados em geral, além de açúcar”, explica a estudante.

Não foi só a alimentação que mudou completamente, Ana mantém o corpo trabalhando constantemente. ” Treino corrida e musculação alternadamente, para fortalecimento, em seis dias da semana. Um fica para descanso, né?”, diz. O hobby de correr é transformado em medalhas quando o tempo permite e o comprometimento impede que Ana fique desestimulada com a atividade física.

Com a alimentação a história é um pouco mais difícil. “Já tive meus momentos de querer jogar tudo para o alto, mas acho que nosso corpo se habitua tanto aos hábitos que passa a responder mal quando exageramos no outro lado”, conta. E, claro que algumas “escapadas” são não só permitidas, como necessárias. “Gosto muito de doce! Então, meu momento mais liberal da semana costuma ser um pedaço de bolo, um chocolate ou um beijinho, que é meu predileto. Mas tudo muito equilibrado e esporádico”, relata Ana.

A persistência é difícil, seja na alimentação ou no exercício, ainda mais com tantas tentações pelo caminho. Por isso, o equilíbrio e o gosto pelo o que está fazendo que mantém essas pessoas focadas. “Pode parecer convencional, mas acredito que a motivação principal seja encontrar algo que realmente gostamos de fazer e manter um pensamento positivo”, aconselha a jovem estudante.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…