O escondido portão de ferro facilmente se camuflaria em meio às lojas e comércios na movimentada rua de Bauru não fosse por um detalhe: um poste de luz bem em frente. Logo o poste de luz. Velho e cinza, ao qual estamos tão acostumados em esbarrarmos, enquanto nosso olhar vaga à procura de algo que fuja do tom monocromático da cidade.

À altura dos olhos estavam penduradas umas oito latinhas de leite em pó pintadas, cada uma de uma cor, que abrigavam várias espécies de plantas. Se antes só lhe restava os anúncios de moto táxi e promessas do amor em três dias, agora, o poste respira os diferentes temperos da Dona Anabel.

“É tudo muito triste, tem lugar feio demais e meu poste era horroroso, você não tem ideia! Agora, tá bonitinho e charmosinho”, conta Anabel Aparecida Peral, que viu nas latas recicladas um potencial para dar mais cor e vida ao cotidiano dos bauruenses acostumados às paisagens invariáveis do dia a dia.

Depois da empresa em que trabalhou por oito anos como gerente administrativa fechar, Anabel começou a buscar alternativas para sua renda. Plantas sempre foi um hobby. Desde sempre, ela amou plantar, regar e cuidar, mas quem deu a ideia de tornar o passatempo em negócio foi a sobrinha Piera Peral.

Ao ver o amor da tia pelas plantas, Piera percebeu ali uma oportunidade de fonte de renda e aconselhou Anabel a começar a vender as mudas plantadas por encomenda. “Primeiro, comecei a presentear as pessoas para ver se elas gostavam do trabalho e se achavam legal. Hoje, eu vendo bastante para eventos, como casamentos e aniversários”, conta Anabel sobre como começou.

Indique um poste

“Eu gostaria de por mais verde na cidade. O maior erro é as pessoas acharem que árvores sujam a cidade. Meu maior sonho é que todo mundo enfeitassem sua frente. Não gosta de lata? Plante uma árvore bonita, pode ser pequena, mas plante algo na frente. Hoje em dia as pessoas só cortam e cimentam tudo”, diz.
Além de propor um modo de presentear as pessoas de uma forma diferente, Anabel pensou em outro propósito para suas plantinhas: colocar mais verde na cidade. Assim surgiu sua página no Facebook, Par de Vaso, um projeto que tem como objetivo enfeitar a cidade com plantas em latas recicladas.

“Eu sempre reciclei tudo o que tinha em casa, não jogo nada fora e, como eu tinha muitas latas, pensei: ‘vou fazer alguma coisa com elas’”. Anabel pintou latas de leite em pó com tinta que tinha em casa, plantou algumas mudas diferentes e amarrou no poste em frente a sua casa.

Algumas pessoas se interessaram pela inciativa, os pedidos para enfeitar outros postes começaram. Como ela viu que as pessoas estavam gostando, decidiu criar uma espécie de promoção na sua página do Facebook, chamada “Indique um poste”, onde as pessoas comentavam a localização de um poste para que a bauruense pendurasse os vasinhos de plantas.

Ao todo, dez novos postes foram enfeitados com plantas e flores de vários tipos. E o projeto só tende a crescer! Como muitas pessoas estão aprovando a ideia, Anabel pretende estender o projeto, se conseguir a colaboração de todos. “Eu dependo das pessoas que me doam latas. Quanto mais latinhas eu conseguir acumular, mais postes serão enfeitados”, comenta.

Só elogios!

Anabel esclarece que ficou muito feliz com o retorno que as pessoas que tiveram seus postes presenteados: “estou criando mais coragem agora que estou vendo que as pessoas estão gostando. A gente vai se animando”. Ela conta que uma médica diz que todos que passam em frente à casa dela elogia o poste que está todo enfeitado.

Outra história interessante foi a da Bruna Soares, que indicou o poste de sua vizinha, diagnosticada com câncer. “A gente instalou as plantas no poste e apertou a campainha. Quando ela viu o poste ela se apaixonou e falou que não ia mais lá na frente e que agora ela mesma ia aguar as plantas. Foi muito gratificante”, diz Anabel.
Agora no mês de dezembro acontecerá a segunda edição do “Indique um poste”. Você poderá indicar o seu poste ou de um amigo para receber os lindos vasinhos que a Anabel faz e ainda ter temperos e ervas que darão muito sabor à sua comida.

Para indicar um poste é só curtir a página da Par de Vaso no Facebook e aguardar a postagem. Aí, é só comentar a localização do poste que deseja indicar e esperar o contato.

Par de Vaso

Ao entrar no quintal de Dona Anabel podemos ver resquícios do que antes era tudo cimento. Hoje, o verde predomina no chão, nos muros e até pendurados em uma armação feita de madeira. É do próprio quintal que Anabel tira as mudas das plantas que vende e que presenteia. Além da horta, ela criou um sistema de captação da água da chuva e até uma composteira de onde tira a terra para plantar.

As encomendas são feitas com ela mesma que pergunta o que o cliente deseja. Ela faz vários modelos de vasos e plantas, fotografa e manda para a pessoa escolher. Todo esse cuidado e carinho mostra o real motivo do nascimento da Par de Vaso. “Eu não vivo só da venda, temos outra renda em casa. Faço porque gosto. A venda, na verdade, ajuda o projeto a funcionar” confessa Anabel.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…