gosola-topo

Depois que duas argentinas foram assassinadas durante uma viagem pelo Equador, Ana Gabriela Sotero Machado e Giovana Pardo Razeira tiveram a ideia de fazer um aplicativo de viagem para mulheres.

As amigas e idealizadoras do Go Sola, que se conheceram em um curso de pós-graduação, já viajaram sozinhas e sabem como o direito de ir e vir é diferente quando se é mulher. Apesar disso, as bauruenses reconhecem o quanto esta experiência é importante para o autoconhecimento. Sendo assim, elas pensaram em algo que ajudaria as mulheres a se sentirem mais independentes e livres com segurança.

“Tem uma frase que gosto muito da Audre Lorde que diz: ‘Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas’. Eu espero de coração que o nosso aplicativo dê certo e sirva de ferramenta para gerar ainda mais sororidade entre as mulheres!”, conta Razeira.

O aplicativo Go Sola é uma ferramenta de apoio às mulheres que viajam sozinhas e vai funcionar como um mapa interativo e colaborativo em tempo real. Nele, as mulheres poderão alertar sobre os perigos dos lugares ajudando no deslocamento dos espaços públicos.

Go Sola é um aplicativo que conectará mulheres viajantes, contribuindo para seu empoderamento nos espaços públicos ao garantir o direito de ir e vir. Também é uma ferramenta de apoio às mulheres que viajam sozinhas pelo Brasil e pelo mundo”, explica Machado.

Ainda na fase de projeto, o aplicativo ganhou o primeiro lugar do “Empreenda São Paulo”, concurso de empreendedorismo do Senac. “Foi uma experiência muito rica! Passamos por várias fases até chegar à apresentação final. Foram muitos os projetos inscritos e apenas cinco equipes foram finalistas na categoria Pós Graduação. Confesso que fiquei muito orgulhosa de trazer para Bauru o primeiro lugar!”, conta Razeira.

O aplicativo ainda é apenas um projeto mas elas pretendem concretizar essa ideia, a Giovana vai desenvolver o software e a Ana fará a parte visual. ““Esse é o nosso primeiro plano, pois ainda não contamos com um aporte financeiro. Assim, iremos atrás de investidores, além da ideia de criar uma campanha de crowdfunding”, conta Machado.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Minidocumentário da ABDA conta história de Nando, paratleta que teve vida transformada pelo esporte

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) acaba de lançar o minidocumentário &#…