Com o objetivo de incentivar uma postura crítica e ativa frente aos problemas ambientais existentes no planeta, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi pensada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, em 1972.

Há 17 anos, a cidade realiza a Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB) para celebrar a data, com atividades, palestras, feiras, apresentações culturais, entre outras ações. Os eventos são desenvolvidos de acordo com os temas ambientais pertinentes para o momento.

Neste ano, a XVIII SIMAB começa na próxima segunda-feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, com abertura oficial, e vai até o dia 11 de junho. Durante a semana serão realizadas diversas atividades que giram em torno do tema “Quanto vale a biodiversidade?”.

O tema foi escolhido pela importância na relação de serviços ecossistêmicos oferecidos pela natureza e na oferta de recursos naturais necessários para sobrevivência de todas as formas de vida. Hoje em dia, as ameaças à biodiversidade são variadas e principalmente causadas pela ação do homem.

Confira a programação da XVIII Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru:

Visita ao Centro de Educação Ambiental do Rio Batalha – DAE – 06/06; 07/06; 08/06 e 09/06 – 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h
Os visitantes terão a oportunidade de desenvolver atividades de capacitação e sensibilização sobre a importância da conservação da água. Conhecerão a ETA (Estação de Tratamento de Água) e todas as etapas do tratamento de água. A visita ao Centro Ambiental permite ao visitante a observação e entendimento do processo captação e adução da água, além de trabalhar temas como a importância do Rio Batalha para a cidade e a importância da conservação dos recursos hídricos.

Local: Centro de Educação Ambiental do Rio Batalha (Avenida José Henrique Ferraz, q.20 – Jardim Ouro Verde
Aberto ao público. Disponível 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone: (14) 3106-1100

Visita ao Museu do Café – 05/06, das 8h às 10h30
Visita pelas instalações do museu para que os participantes conheçam um pouco da história do café na região. Em seguida será realizada uma breve caminhada pela trilha ecológica, com visita à cachoeira. Todo o passeio será monitorado por profissionais da instituição. Será abordado também o tema “manejo de repteis”.

Local: Museu do Café (Rodovia Engenheiro João Baptista de Cabral Rennó (SP 225 Bauru-Ipaussu), km 248. Virar a direita na estrada de terra após a placa “APA do Rio Batalha” SP 225, Km 247
Contato: (14) 3018-9726 (falar Bruno)
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental II do Sistema Municipal de Ensino

Visita ao Museu do Café – 05/06, das 13h30 às 16h
Será realizada uma visita pelas instalações do museu para conhecer a história do café na região e em seguida uma breve caminhada pela trilha ecológica com visita à cachoeira. Todo o passeio será monitorado por profissionais da instituição. Será abordado também o tema “manejo de repteis”.

Local: Museu do Café (Rodovia Engenheiro João Baptista de Cabral Rennó (SP 225 Bauru-Ipaussu), km 248. Virar a direita na estrada de terra após a placa “APA do Rio Batalha” SP 225, Km 247
Contato: (14) 3018-9726 (Bruno)
Público-alvo: Alunos do 5º ano do Sistema Municipal de Ensino

Abertura Oficial da XVIII SIMAB – 05/06
18h30 às 19h – Credenciamento e inscrição
19h – Abertura Oficial da SIMAB com a presença do Prefeito Clodoaldo Gazzetta e da Secretária do Meio Ambiente Mayra Fernandes
19h30 – Apresentação Cultural – Coral Unicanto
20h – Palestra: O valor da biodiversidade: aves como bioindicadoras de qualidade ambiental
A palestra abordará o tema central da SIMAB “Qual o valor da Biodiversidade” apresentando o valor inestimável que as comunidades biológicas possuem nos ambientes que ocorrem e sua relação com o ser humano. O palestrante apresentará também os estudos das aves (Ornitologia) que contribuem para o entendimento da importância destes animais para os ambientes e as consequências da ocorrência de determinadas espécies como indicadoras de situações ambientais. Palestrante: Prof. Me. Guilherme Sementili Cardoso (Mestre em Ciências Biológicas – Zoologia pelo Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu e Pesquisador do Laboratório de Ornitologia da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru).
21h – Café com prosa

Local: Auditório E1 da Universidade do Sagrado Coração (USC) (Rua Irmã Arminda, 10-50 – Jardim Brasil)
Aberto ao público. Disponível 230 vagas.

Pachamama a “Mãe Terra” e roda de conversa – 06/06, das 14h às 17h
Espetáculo livremente inspirado na lenda Tupi Guarani sobre a criação do mundo, por meio de bonecos confeccionados exclusivamente com materiais naturais. PACHA (universo, mundo, tempo, lugar) e MAMA (mãe) – Mãe Terra. Deusa da fertilidade, sagrado feminino. São estas representações do mais novo espetáculo de “Mariza Basso Formas Animadas”. Após, será realizada uma roda de conversa sobre o processo criativo do espetáculo, relacionando com o tema Biodiversidade.

Local: Auditório do Senac (Av. Nações Unidas, 10-22, Centro)
Público-alvo: Alunos do SENAC e público em geral. Disponível 90 vagas (30 alunos do SENAC e 60 para público em geral). Inscrições: realizar o agendamento por telefone (14) 3321-3107 com Paula e/ou Marina ou pelo e-mail: [email protected]

Palestra – Os impactos socioambientais no loteamento Vale do Igapó – 06/06
18h30 às 19h – Credenciamento e inscrição
19h – Palestra: Apresentar as diversas formas de impactos socioambientais recorrentes no Loteamento Vale do Igapó, principalmente no que tange aos constantes aluguéis irregulares de casas/chácaras no referido bairro. Palestrantes: Prof. Me. Leandro Peres Marcomini (Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Sistemas Integrados de Gestão e do Curso de Direito Ambiental no SENAC, Docente do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera e Docente do Curso de Engenharia Civil da FIB) e Prof. Dr. André Luiz Fassone Canova (Formado em Física pela Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais, concluiu mestrado e doutorado na UNESP – Bauru, na área de Ciência e Tecnologia de Materiais)

Local: Auditório da FIB (Rua José Santiago quadra 15, Jardim Ferraz)
Contato: (14) 2109-6215 Elaine
Público-alvo: Alunos da FIB e público em geral. Disponível 120 vagas.

Palestra – Qual o valor do Cerrado? – 06/06, às 19h
Apresentação de questões ambientais envolvendo o cerrado, com implicações valorativas como ecossistema importante nas interações com clima, solo e comunidade. Serão abordados aspectos de biodiversidade, importância cultural, educacional e econômica. Palestrante: Prof. Adj. Osmar Cavassan, professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Fitossociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, florística, fitossociologia, ensino de ciências e educação ambiental.

Local: Auditório da Anhanguera (Avenida Moussa Nakhl Tobias, 3-33, Parque São Geraldo)
Contato: (14) 8822-5297 – Vinicius
Público-alvo: Alunos da Anhanguera e público em geral. Disponível 220 vagas (120 para alunos da Anhanguera e 100 para público em geral)

Circuito da Biodiversidade na USC – A ciência leva ao conhecimento – 07/06, das 8h às 10h
Os alunos terão a oportunidade de conhecer os diferentes laboratórios de pesquisa da USC que trabalham com a diversidade de seres vivos e áreas afins, além de conhecer os docentes e alunos que trabalham em cada laboratório. O objetivo é mostrar a importância do conhecimento para a proteção da biodiversidade e como esse conhecimento é construído na Universidade.

Local: Laboratórios da Universidade do Sagrado Coração, (Bloco K) – Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Ponto de Encontro: Entrada do Bloco K, próximo à Fisioterapia. (Rua Irmã Arminda, 10-50 – Jd. Brasil)
Contato: (14) 98102-5908
Público-alvo: alunos do 9º ano do Sistema Municipal de Ensino. Disponível 50 vagas.

Mesa redonda sobre a interdisciplinaridade nos estudos de biodiversidade – 07/06, das 14h às 16h
Será promovida uma discussão sobre a importância dos projetos voltados ao estudo da biodiversidade, utilizando como exemplo as atividades desenvolvidas na USC. A intenção é promover a integração entre as universidades USC e UNESP, por meio das discussões e troca de conhecimentos entre alunos e professores.
Palestra 1: Biodiversidade de Parasitos de Peixes de Águas interiores do Estado de São Paulo. Palestrante: Prof Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração).
Palestra 2: A riqueza da biodiversidade em raízes e tuberosas. Palestrante: Prof. Dr. Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração e Coordenador do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada).
Palestra 3: Diagnóstico da flora urbana – uma abordagem em geotecnologias. Palestrante: Prof. Dr. Anderson Antonio da Conceição Sartori (Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geotecnologias).

Local: Anfiteatro do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru (Av. Luis Edmundo C. Coube, 14-01, Alameda dos Jatobás (entrada pela Portaria 01, próximo à Rádio UNESP).
Contato: (14) 99702-7728 (Anne); e-mail: [email protected]
Público-alvo: alunos de Ciências Biológicas, Arquitetura e público em geral. Vagas: 190.

Caminhada da biodiversidade no cerrado: explorando trilha do IPRESPA – 07/06, das 14h às 16h
Os alunos serão recepcionados pelos educadores do IPRESPA e receberão instruções sobre a caminhada. A caminhada leva em torno de 10 minutos e passa por um fragmento de cerrado mantido pela instituição até a chegada em uma clareira onde serão desenvolvidas atividades de recreação e alongamento com o educador físico. Ao final será realizada uma integração com todos os participantes.

Local: Instituto Profissional de Reabilitação Social 1º de Agosto (IPRESPA) (Rua José dos Santos Godói, 3-169 – Jardim Marabá, próximo ao Hospital Estadual)
Contato: (14) 3203-2968 ou (14) 99758-3480 (Cassiana)
Público-alvo: Alunos do 5º ano do Sistema Municipal de Ensino. Vagas: 50.

Palestra – Pedalágua: qual o valor da água para você? – 07/06, às 14h
O objetivo da palestra é promover uma discussão em torno de uma das maiores riquezas que o Brasil possui: a água. O palestrante compartilhará suas experiências pelo Brasil, no qual percorreu diversas regiões de bicicleta, com o objetivo de entender qual é o valor dado pela população para esse bem tão precioso. Palestrante: Prof. Márcio Francisco Martins (Pós graduado em Gestão Ambiental pela faculdade Uninter)

Local: Auditório dos Correios (Praça Dom Pedro II, n 4-55, Centro, Portaria B Correios Central)
Contato: (14) 98143-7027 (Josiane Targa)
Público-alvo: funcionários dos correios e público em geral

Palestra – Biodiversidade e a questão do ambiente sustentável – 07/06, às 19h
A palestra abordará o tema Biodiversidade e sua inserção no meio ambiente sustentável. Palestrante: Prof. Dr. Valter Luis Barbosa – Geógrafo, Doutor em Ciências: Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, ano de 2006. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru, ano de 1996. Graduado em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração – USC, (1989). Atualmente é professor titular das Faculdades Integradas de Bauru – FIB, ministrando as disciplinas de Ecologia e Meio Ambiente, Manejo e Conservação de Solo e Água e Preservação dos Recursos Naturais junto ao curso de Engenharia Agronômica.

Local: auditório da FIB (Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz)
Contato: (14) 2109-6215 (Elaine)
Público-alvo: Alunos da FIB público em geral. Vagas: 120.

Palestra – Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos – 07/06, às 19h
Abordagem dos principais pontos da Lei Federal 12.305, 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, envolvendo: Planos Municipais de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Cooperativas de Trabalho; Coleta Seletiva e Compostagem. Apresentação do vídeo Recicla-Unesp e do ‘jingle’ desenvolvido pela UNESP para os caminhões de Coleta Seletiva do Município de Bauru. Palestrante: Prof. Adj. Aloísio Costa Sampaio (Docente do Curso de Ciências Biológicas da Unesp – Campus de Bauru e coordenador do Recicla-Unesp na Faculdade de Ciências.

Local: Auditório SENAI (Rua Virgílio Malta, n. 11-22, Centro)
Contato: (14) 3104-3800 (Lívia)
Público-alvo: Alunos do SENAI e público em geral. Vagas: 170.

Atividade: Circuito da Biodiversidade na UNESP – A ciência leva ao conhecimento – 08/06, das 8h às 10h30
Os alunos terão a oportunidade de conhecer os diferentes laboratórios de pesquisa da UNESP que trabalham com a diversidade de seres vivos e áreas afins, além de conhecer os docentes e alunos que trabalham em cada laboratório. O objetivo é mostrar a importância do conhecimento para a proteção da biodiversidade e como esse conhecimento é construído na Universidade.

Local: Central de Laboratórios 4 (o encontro será na entrada do prédio da central 4, na rua do Anfiteatro da UNESP “Guilhermão”) (Av. Engenheiro Luis Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa)
Contato: (14) 99702-7728 (Anne) (14) 3103-6078 Departamento de Biologia
Público-alvo: alunos do 9º ano do Sistema Municipal de Ensino. Vagas: 50.

A biodiversidade nas hortas da FIB – 08/06, das 14h às 16h
A horta acadêmica das faculdades Integradas de Bauru tem função de complementar o conhecimento adquirido em sala através das aulas teóricas. Assim, durante a visita pela horta, os alunos podem constatar na prática algumas problemáticas fortemente atreladas ao cultivo das hortaliças, tais como: elevada exigência de tratos culturais rotineiros e específicos de cada cultura, alta pressão biológica por pragas e por patógenos, etc. Durante a visita será abordado alguns aspectos gerais, sobre o cultivo, uso e importância das diferentes culturas instaladas na horta, além do esclarecimento de dúvidas que possam surgir a partir da visita. Responsável: Profa. Dra. Evelize de Fátima Saraiva David (graduada em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas, mestrado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista e Doutorado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fisiologia de plantas cultivadas, atuando principalmente nas seguintes áreas: plantas medicinais, metabolismo secundário, óleos essenciais, análise de crescimento, nutrição mineral, trocas gasosas e cultivo hidropônico. Coordenadora do curso de Agronomia e docente das Faculdades Integradas de Bauru. Membro Integrante do Núcleo de Docentes Estruturantes do Curso de Agronomia)

Local: Faculdades Integradas de Bauru (FIB)
Endereço: Rua José Santiago quadra 15, Jardim Ferraz
Contato: (14) 2109-6215 (Elaine)
Público-alvo: Alunos do 5º ano do Sistema Municipal do Ensino. Vagas: 50.

Contação de Histórias – Tráfico de animais silvestres – 08/06, às 14h
Demonstrar as modalidades de tráfico de animais silvestres existentes em nossa região e o impacto sobre a fauna nativa endêmica. Apresentar ainda as ações e instrumentos utilizados pela Polícia Militar Ambiental para o combate ao tráfico ilegal. Palestrante: Cabo PM Leandro Marcomini (Polícia Ambiental)

Local: Instituto Profissional de Reabilitação Social 1º de Agosto (IPRESPA) (Rua José dos Santos Godói, 3-169 – Jardim Marabá, próximo ao Hospital Estadual)
Contato: (14) 3203-2968 ou (14) 99758-3480 (Cassiana)
Público-alvo: Alunos do IPRESPA. Vagas: 50.

Workshop Design Thinking: empreendedorismo sustentável – 08/06, às 19h
Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para os empreendimentos na atualidade, partindo de desafios propostos pelo próprio grupo. Utilizar a ferramenta Design Thinking, que consiste em uma metodologia voltada ao processo de inovação focado em soluções a partir de um objetivo inicial proposto para uma equipe de trabalho. Mediadora: Profa. Me. Camila Serra (Docente no Senac Bauru e no Centro Universitário de Bauru – ITE)
Público-alvo: Alunos da ITE e público em geral

Local: Bloco 4, sala 204 (Praça IX de Julho, Vila Falcão)
Inscrição: Realizar a inscrição pelo telefone (14) 3218-2481
Vagas: 30 (15 para alunos da ITE e 15 para o público em geral)

Roda de conversa: guarda responsável de animais domésticos – 08/06, às 19h
Roda de conversa entre profissionais que trabalham em prol da causa animal. Mediadores: Valéria Medina Camprigher (Médica Veterinária e Chefe da Seção de Controle de Zoonoses da Divisão de Vigilância Ambiental da P.M.B.); Thais Boonen Viotto (Presidente da Comissão de Defesa e Proteção Animal – OAB) e Susel Lopes (ONG Pet Metal)

Local: Auditório do SENAC (Av. Nações Unidas, 10-22, Centro)
Contato: (14) 3103-8050 (Valéria) e (14) 3321-3107 (Paula ou Marina)

Feira Ambiental: a biodiversidade nas atividades ambientais – 09/06, das 9h às 16h
A feira ambiental tem como objetivo integrar todas as instituições participantes em uma grande festa pelo meio ambiente. Cada instituição apresentará atividades relacionadas ao tema “Qual o valor da biodiversidade?”.

Local: SESI CENTRAL (Rua Rubens Arruda, 8-50 – Jardim Estoril)
Contato: Telefone: (14) 99738-6168 (Perla) e [email protected]; [email protected]
Público-alvo: Aberto ao público em geral

Festa das Dádivas da Natureza – 11/06, das 9h às 16h
A “Festa das Dádivas da Natureza” tem por objetivo compartilhar os exemplos de um modo de viver que “cresce com a natureza”. O objetivo principal do evento é ampliar a divulgação da Seicho-No-Ie regionalmente, bem como incentivar o comércio e consumo de produtos locais e uso de transportes que diminuam a emissão de CO2.

Local: Seicho-No-Ie (Rua Monsenhor Claro, n. 5-35, Centro)
Contato: (14) 99784-4511 (Carmen)
Público-alvo: aberto ao público


Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB)

A Simab é voltada às instituições públicas, privadas, ONGs e à sociedade civil, com o objetivo de realizar um intercâmbio de conhecimentos e experiências, com atividades de Educação Ambiental para todas as faixas-etárias. O evento propõe a discussão e reflexão da responsabilidade de cada indivíduo na manutenção de um meio ambiente equilibrado e na resolução dos problemas ambientais que envolvem a comunidade, a cidade, o país e o planeta.

A XVIII Simab tem realização da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e conta com os seguintes parceiros: Jardim Botânico Municipal de Bauru, Zoológico Municipal de Bauru, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, DAE, Defesa Civil, Polícia Ambiental, USC, GEVA, Faculdade de Bauru, IESB, UNIESP, Faculdade Anhanguera, FIB, Design FIB, UNESP, Faculdade de Ciências UNESP, Bio na Rua, Lótus Jr. Empresa Júnior de Biologia, ITE Empresa Júnior, FOB-USP, USP Recicla, SESI, SENAC, SENAI, ACIFLORA, APTA, COMSEA, CENTROVIAS, IPRESPA, Mariza Basso Formas Animadas, Museu do Café, CBEE, Bauru Outdoor, Jornal da Cidade, Correios, Coral Unicanto, Seicho-No-Ie, Comissão de Defesa e Proteção Animal – OAB, Pet Metal e MRV.

As informações são da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Você sabe o que os seus sonhos significam? Psicólogos de Bauru comentam sobre o assunto

Passamos cerca de 1h20 sonhando por noite e, durante esse período, muitas coisas podem aco…