Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo no Sesc em Bauru

Os ritmos do nordeste chegam a Bauru com o show da banda Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo. A apresentação faz parte do projeto “Autorias”, do Sesc Bauru, realizado todas as quartas, às 21h na Área de Convivência, com entrada gratuita.

O show traz um repertório autoral do disco de estreia, “Contos de Beira d’água”. Além das composições próprias, a apresentação traz algumas releituras de temas da cultura popular e de artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Chico César, entre outros.

As canções têm como foco os timbres da rabeca e da viola brasileira, trazendo influências do forró, folias de reis e divino, fandango caiçara, lundu, além de gêneros nordestinos como coco e ciranda.

Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo

A apresentação conta com Filpo Ribeiro (voz, rabeca e viola dinâmica), Marcos Alma (baixo, piano Fender Rhodes e vocais), Guegué Medeiro (zabumba, percussão e vocais), Diogo Duarte (voz, percussão e trompete) e Alisson Lima (percussão e vocais).

O início surgiu da necessidade do músico Filpo Ribeiro em dar continuidade à sua pesquisa em torno do universo da rabeca, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo. Com o fim deste último, juntou-se ao músico e produtor paulistano Marcos Alma (com quem já havia produzido os dois CDs do Pé de Mulambo) para iniciar o novo projeto. A formação ficou completa com a chegada dos paraibanos Guegué Medeiros e Diogo Duarte.

A sonoridade explora os timbres de instrumentos peculiares como a rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, pífanos e marimbau, acompanhados por zabumba triângulo e baixo. As composições e arranjos se inspiram em gêneros que marcaram a formação musical de Filpo Ribeiro, sobretudo os alguns ritmos nordestinos como o forró, coco, o repertório das bandas de pífano, samba de roda, e outros mais ligados à cultura caipira e caiçara do sudeste como o fandango caiçara, reiada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.

Serviço
Show com Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo – 4/10, quarta-feira, às 21h
Local: Sesc Bauru – Av. Aureliano Cardia, 6-71
Área de Convivência. Grátis. Classificação etária 12 anos.
Outras informações: (14) 3235-1750

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …