A maratona de provas para ingressar nas universidades deste ano já começaram e, para quem é vestibulando, essa época é marcada pelo nervosismo e pela ansiedade. Estes sintomas podem influenciar o aluno na hora de fazer a prova de um modo negativo, dificultando a concentração na hora de fazer os exercícios. Por isso, seguir alguns passos antes do vestibular é fundamental para um bom desempenho.

E nada passar o dia inteiro estudando na véspera da prova, segundo a psicóloga Jéssica Evangelista, é necessário descansar, além de fazer atividades que tragam prazer e bem-estar. “O lazer e a diversão devem fazer parte da rotina de um vestibulando, levando em consideração toda sobrecarga e pressão que ele enfrenta diariamente em sua rotina de estudos. Porém, antes da prova, é importante dormir bem e descansar, então tome cuidado com as atividades escolhidas nos dias que antecedem o vestibular”, explica.

1- Crie uma rotina

Organizar o seu dia é uma ótima forma desenvolver uma rotina e, ainda assim, dividir o tempo entre os deveres e a diversão. Estudar é muito importante para quem está prestes a enfrentar horas de prova, mas de nada adianta o conhecimento teórico se nosso corpo não está bem para processá-lo. Por isso, separar um tempo do dia para fazer algo que gosta vai ajudá-lo a relaxar.

2- Faça um exercício físico

A afirmação “exercício físico vicia” não é conversa fiada, a verdade é que movimentar o corpo é uma das principais fontes de produção de endorfina no nosso corpo. O hormônio é produzido pelo cérebro durante as atividades físicas e gera a sensação de bem-estar. Além disso, a endorfina é um analgésico natural, diminuindo o estresse e a ansiedade.
“A prática de atividades físicas é uma das maneiras mais eficazes de combater o estresse. Ela traz como benefício a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora o humor e aumenta a sensação de bem-estar e autoestima”, afirma a psicóloga.

Se você não é do tipo esportivo, a dica é fazer exercícios fáceis e com uma duração menor, como o alongamento. Esticar as partes do corpo vão aliviar as tensões e você vai se sentir até mais leve. Além disso, esse tipo de exercício pode ser feito dentro de casa.

+ Exercícios ajudam a relaxar e se concentrar para o vestibular

3- Tenha uma alimentação saudável

Os alimentos são fontes de vitaminas que ajudam o corpo a manter um bom funcionamento, refletindo em um bom desempenho na hora de estudar. Por isso, evite comidas industrializadas e gordurosas e aposte em frutas, saladas e muita água. Essa dica também vale na hora de escolher o que vai levar para comer no dia da prova!

4- Antecipe-se

Para fugir de qualquer imprevisto e preocupação no dia da prova, se organize antecipadamente. Deixe separado todos os materiais que vai precisar levar para o vestibular, verifique os documentos necessários e o local da prova. No dia, acorde cedo, faça uma boa refeição e saia de casa cedo, assim você chega com tranquilidade e evita a ansiedade de estar esquecendo de algo ou atrasado.

5- Relaxe

Falar é fácil, mas segurar o nervosismo no dia decisivo é muito complicado. Por isso, se apoiar em alternativas que ajudem na hora de relaxar é uma ótima dica. Existem alguns aplicativos que ajudam a diminuir a ansiedade por meio de exercícios de respiração, relaxamento e meditação. Algumas opções são o Self-Help Anxiety Management (SAM), o Pacifica e o MindShift.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…