A FourC Bilingual Academy realizará no dia 21 de fevereiro a palestra “O papel dos pais em tempos de crise”, com o professor e pedagogo Júlio Furtado.

O evento será gratuito e aberto à comunidade. As vagas são limitadas com inscrições pelo site da escola. O tema aborda o mundo globalizado e as constantes mudanças, as habilidades que serão necessárias para a sobrevivência num futuro próximo, a importância de ensinar a lidar com as emoções e com a realidade e as atitudes que antes eram consideradas certas, de repente deixam os pais em dúvida se realmente são recomendadas e eficazes.

O professor e pedagogo Júlio Furtado aborda esse contexto como uma transição entre a disciplina do medo e o medo da disciplina, explicando as consequências desse cenário.

“Existem crianças que são criadas sob a disciplina do medo tornam-se, geralmente, adultos com baixa autoestima, com grande sentimento de culpa e que tendem a fugir dos desafios, além de agirem com grande instabilidade emocional. Crianças que, opostamente, são criadas num contexto de falta de disciplina tendem a tornarem-se adultos indecisos e inseguros, com pouca capacidade de persistência e baixa resistência à frustração. Geralmente aprendem a manipular e a mentir como forma de conseguirem o que querem. Esses extremos estão no centro da crise que vivemos enquanto educadores”.

Júlio defende que os pais necessitam saber a diferença entre proteger e cuidar para a tomada de decisões com os filhos. Em sua palestra, ele aborda exemplos e esclarece a diferença de cada forma de agir. “Proteger envolve decidir pelo outro. Cuidar envolve oferecer escolhas, explicar suas consequências e disponibilizar-se para ajudar, caso seja necessário”. Embora assuste, Júlio esclarece que é através do cuidado que se possibilita o crescimento do filho. Cuidar educa. Proteger, embora necessário, não.

Diante desse cenário de valores e verdades o pedagogo analisa cenários e sugere ações para que os pais possam aplicar e administrar melhor esse cenário de mudanças constantes.

Júlio Furtado

Pedagogo, Psicólogo, Professor de Geografia. Mestre em Educação pela UFRJ. Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Idealizador do Canal Sala dos Professores. Ex-Reitor Universitário. Autor de vários livros.

As informações são da assessoria de imprensa.

Serviço:
Palestra: O papel dos pais em tempos de crise
Data: 21/02 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: FourC Bilingual Academy – Av. Affonso José Aiello, 12-50
Inscrições: www.escolafourc.com.br
Vagas limitadas.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…