Cada vez mais a palavra sustentabilidade vem se tornando parte do nosso dia a dia. Móveis, roupas, acessórios, combustíveis, eletrônicos, tudo o que usamos está sendo produzido para reduzir os impactos no meio ambiente.

Pensando em reduzir o descarte de materiais recicláveis e ainda criar engajamento da sociedade, o projeto Ubiraci foi criado em 2015 pelos alunos da Unesp com objetivo de criar novos objetos através de paletes de madeira descartados indevidamente.

Madeira boa

A ideia do Ubiraci surgiu quando antigos integrantes do projeto notaram que em Bauru haviam muitos paletes descartados de forma indevida, sendo muitas vezes incinerados e não recebendo um bom destino.

O início do projeto começou com a atuação na comunidade “Casa do Garoto”, mas a partir de setembro de 2017, o projeto Ubiraci começou a atuar na comunidade Bom Pastor, que atua para a recuperação de dependentes químicos.

“O objetivo do projeto é exatamente valorizar o trabalho desses homens, porque eles estão em uma situação difícil, a maioria deles estão desacreditados deles mesmos e a gente está ocupando eles, dando uma capacitação”, explica a Enactus, que desenvolve o projeto.

projeto ubiraci bauru
Foto: Enactus

E o significado do nome Ubiraci tem tudo a ver com os valores que o projeto tem em mente. Em Tupi, a palavra Ubiraci significa “madeira boa”.

E é isso que os homens da comunidade Bom Pastor fazem, usam a madeira de desuso para criar peças de decoração, dando vida aos materiais que seriam descartados.

Mãos à obra

O projeto acontece duas vezes por semana na própria comunidade Bom Pastor, às terças e quartas. Os alunos da Enactus levam os paletes doados até a comunidade e os próprios internos produzem os objetos de decoração.

“Nós ensinamos algumas coisas, e até alguns deles já estão familiarizados porque já trabalharam com marcenaria antes, mas alguns aprendem com a gente, e são eles que fazem os produtos!”, explica o Enactus.

projeto ubiraci bauru
Foto: Enactus

As peças são todas vendidas por meio do Instagram e às vezes são levadas às feiras de artesanato em Bauru.

De volta à sociedade

No projeto Ubiraci não são só os objetos feitos de madeira que retornam para a sociedade! A Enactus procura dar mais confiança e autoestima para os internos da Bom Pastor poderem se encaixar no mercado de trabalho com uma atividade.

“O projeto mostra que eles conseguem voltar para o mercado de trabalho, mostra que a gente está valorizando a mão de obra deles e que eles têm esperança de que ainda têm algum valor, devolvendo a auto-confiança que eles perdem no mundo das drogas”.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…