Não sabe o que fazer no final de semana? Bauru irá receber o espetáculo gratuito “Palavra de Stela”! A peça será exibida nos dias 13 e 14 de abril, às 20h, no Auditório OAB de Bauru. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de teatro.

A peça é inspirada na história da poetisa Stela do Patrocínio, que viveu a maior parte da vida internada em manicômio, diagnosticada como esquizofrênica.

Quem dá voz e corpo à poeta é a atriz Cleide Queiroz, que acumula mais de 50 anos de carreira. Ela encena a trajetória e a rotina manicomial a qual Stela foi submetida a partir do seu olhar de perplexidade diante da vida e dos seres humanos.

A atriz ainda traz uma relação muito pessoal com a temática proposta, pois é uma mulher negra que, durante sua adolescência, conviveu com a internação de sua mãe esquizofrênica.

Após a apresentação, Cleide Queiroz participará de uma roda conversa com o público sobre o processo de criação da peça sobre a temática abordada.

O espetáculo teatral

A peça foi escrita por Elias Andreato,que escreveu o texto especialmente para a atriz. “Por meio da fala de Stela do Patrocínio, pretendemos levar o espectador a uma reflexão acerca da visão que temos sobre loucura e lucidez. Bem como chamar sua atenção para como a sociedade enxerga a diferença e lida com o outro”, explica o autor da peça.

Ele tomou por base o registro em áudio da obra de Stela do Patrocínio, realizado em 1980 pelas artistas plásticas Neli Gutmacher e Carla Guagliardi.

Posteriormente, o áudio foi transcrito e organizado por Viviane Mosé no livro “Reino dos Bichos e dos Animais É o Meu Nome”.

Lembre-se que o  espetáculo gratuito tem recomendação indicativa de 14 anos. E não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Então melhor cedo do que atrasado, certo?

Cleide Queiroz encena Stela do Patrocínio em espetáculo gratuito (Foto: João Caldas Filho).

Sobre a atriz Cleide Queiroz

Iniciou sua carreira em meados dos anos 50. Ela já foi indicada  na categoria melhor atriz ao prêmio APCA 2017 por “Palavra de Stela”. Além disso, Cleide também foi indicada ao prêmio Shell 2001 por “Gota d’água”. 

Ela estreou profissionalmente em 1996 na Cia. Paulo Autran, com “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Silnei Siqueira.

Participou de espetáculos do Teatro Popular do SESI: “O Poeta da vila”, “A falecida”, “O santo milagroso”, “Chiquinha Gonzaga” e “O mambembe”.

A atriz foi premiada no Festival de Cinema de Fortaleza pela atuação no longa-metragem “Domésticas”, de Fernando Meirelles e Nando Olival.

Sobre  Elias Andreato

Ator e diretor, com mais de 45 anos de carreira teatral.

Premiações: Shell, APCA e APETESP por “Sexo dos Anjos”; Shell e APETESP como melhor ator por “Van Gogh”; IBEU como melhor diretor pelo musical “Os Fantástikos”; Cultura Inglesa como melhor ator por “Oscar Wilde”;  Qualidade Brasil como melhor diretor em comédia por “3 Versões da Vida” e APCA como melhor ator por “Doido”.

O espetáculo tem o apoio do Grupo Ato e da Comissão Arte Comunidade da OAB/SP – Bauru. A comissão foi criada para aproximar a comunidade através de ações culturais como teatro, shows, exposições, cinema e palestras. E assim contribuir para uma sociedade mais humana.

Serviço

Espetáculo Gratuito Teatral “Palavras de Stela” –  13/4 e 14/4, às 20h
Local:  Auditório da OAB-Bauru – Av. Nações Unidas, 30-30
Entrada gratuita
Para mais informações: (14) 99151-2879

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Letícia Yoshimura
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Atriz Françoise Forton ministra oficina de interpretação teatral em Bauru

Com 50 anos de carreia como atriz, Françoise Forton estará em Bauru nos dias 29 e 30 de ju…