Todo ano é a mesma coisa, a busca por presentes que agradem e que caibam no orçamento. Mas tem uma coisa a mais para se pensar quando o assunto é presentear alguém, a sustentabilidade.

É um assunto sério e quem curte essas questões fará um bom proveito desse material que preparamos.

Embalagens plásticas exageradas, presentes descartáveis e roupas que serão esquecidas no fundo do guarda-roupa. Então, buscando evitar tudo isso, encontramos alguns presentes que podem substituir muita dessas coisas e ainda serem úteis.

Papel e caneta na mão, vamos à lista:

Copos reutilizáveis sanfonados: Além de ser prático e ter tampa, ele cabe nas menores das bolsas e pode ser carregado para todos os lugares. Assim, o copo sanfonado, descarta o uso de copos descartáveis e reduz a produção de lixo.

Além dos copos sanfonados, copos de plástico ou alumínio também são ótimos para substituir os descartáveis.

Sacolas de pano: Essa é a mais antiga das práticas para evitar a produção de lixo. Muitos lugares vendem essas sacolas/bolsas, mas é possível produzir uma dessas em casa e personalizar como quiser para dar de presente a alguém!

Canudos de alumínio: Nesse ano a moda dos “econudos” veio à tona e muitas pessoas aderiram o uso desse objeto. Com efeito de evitar o uso de canudos plásticos, o canudo de alumínio pode ser carregado para todos os lugares e ainda ser lavado, já que ele vem com esponja própria e saquinho para guardar.

Varal de fotos: Vai dar fotos de presente? O que acha de ao invés de dar quadros investir em um varal de fotos? Além de estiloso, o presente é um item de decoração diferenciado!

Garrafas d’agua: Atualmente existe uma variedade de garrafas, e ela tem o mesmo sentido dos copos sanfonados, evitar a produção de copos descartáveis. Além disso, garrafas de alumínio e plástico podem ser encontradas com facilidade em mercados e lojas de itens para casa. Basta escolher a estampa que combina com a pessoa que será presenteada.

Plantas: Se a pessoa gostar de plantas o presente já é garantido! Atualmente vem crescendo a moda das suculentas, que além de charmosas decoram qualquer cantinho. Uma ótima opção de presente sustentável, não acha?

Outras trocas que podem ser feitas nesses presentes, são as embalagens. A princípio, as embalagens de plástico podem ser substituídas por pedaços de panos estampados ou papéis que já foram usados. Tudo isso preso  em pequenas tiras de cordas. Estiloso, rústico e ecológico!

Vídeo exemplo de embalagens ecológicas para presentes: www.youtube.com/watch

Como é possível ser mais sustentável no dia a dia?

Ainda bem que a sustentabilidade vem sendo mais pautada ultimamente, mas isso não significa que é hora de parar. De fato o assunto deve ser cada vez mais discutido e sempre buscando opções para tornar essa prática mais comum.

Ariely Polidoro é produtora de conteúdo e começou a pensar mais sustentável há um ano e meio. Nesse tempo, alguns hábitos foram deixados de lado, dando espaço a novas ações, que favorecem o meio ambiente.

Tudo começou quando a jovem decidiu largar as carnes de lado e virar vegetariana, nesse processo de pesquisas encontrou esse tema de sustentabilidade que tem tudo a ver e começou a praticar.

Atualmente, Ariely faz a separação de lixo orgânico e reciclável e, no caso dos recicláveis, sempre que possível ela lava pra possibilitar o processo de reciclagem em si. Além disso, ela sempre carrega uma ecobag na bolsa.

“No mercado, eu não coloco mais legumes e verduras naqueles saquinhos transparentes, não tem sentido usar um saquinho que depois vai ficar dentro da sacolinha”, destaca.

Além disso, ela reutiliza todos os potes de vidro possíveis, usa buchas vegetais e, recentemente, investiu numa escova de dente de bambu. Então, quando não der mais para usá-la, é só enterrar na terra, sem gerar mais lixo.

Dar presentes ecológicos é ensinar sobre sustentabilidade

Dar e receber presentes sustentáveis podem ser mais comum do que vocês imaginam.

Letícia Yoshimura é jornalista e desde pequena foi ligada a questões ambientais. Para ela, as pessoas ainda não entenderam a quantidade de lixo que já existe no mundo e o quanto não está sendo reciclado.

“É importante dar o exemplo, fazer as coisas e mostrar pra outros que o comodismo que temos não tá certo. Então quando a gente dá presentes sustentáveis e você explica para uma pessoa ‘leiga’ do ‘por quê’, isso ajuda ela a se conscientizar”, destaca Letícia.

Letícia ainda explica que sempre fala pra quem quer diminuir os impactos no mundo é começar aos poucos, fazer a transição, pois não precisa ser do dia pra noite. Se todos fizer um pouco e a sua parte vai dar tudo certo no final.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Hospital arrecada armações de óculos para doar a instituições de Bauru

Se você tem algum óculos sobrando por aí, agora, pode dar um destino preferível ao lixo! O…