Atualmente, 62,6% dos municípios brasileiros vivem no deserto de notícias, de acordo com o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Isso significa que a maioria dos municípios no Brasil não tem uma cobertura jornalística dos fatos que acontecem na cidade. Além disso, 19% dos municípios são considerados quase desertos de notícia. Ou seja, possuem apenas um ou dois veículos jornalísticos.

Nestes casos, os jornais, especialmente impressos, abrangem o trabalho para a cobertura nacional dos fatos. A pergunta que fica é: por que ler sobre um assunto nacional no jornal da cidade e não em um site especializado?

Respondendo a esta pergunta, o empresário Vinicius Fernandes criou um veículo online focado apenas em sua cidade natal, Bauru-SP. Além do foco apenas em assuntos sobre o município, ele resolveu se aprofundar mais – falar somente sobre assuntos que valorizem a cidade, ou como ele diz “mostrar o lado bom de Bauru”.

Foi assim que o Social Bauru ganhou relevância regional. “Quando eu resolvi criar, em 2013, um site pra falar só sobre entretenimento na minha cidade, nunca imaginei que ele seria maior em relevância do que jornais e rádios que eu nasci acompanhando”, comenta.

Atualmente, o veículo acumula um público de 200 mil seguidores nas redes sociais, em uma cidade com população de 380 mil pessoas! Todos conquistados de forma orgânica, “nada de sorteios, compra de seguidores ou robô. Apenas com conteúdo relevante”, afirma o empresário.

Mais impressionante é o faturamento da empresa, R$400 mil ao ano sem ter uma equipe comercial. “Durante esses anos de empresa, nós nunca tivemos um vendedor. A maioria dos conteúdos patrocinados vieram do interesse dos clientes em anunciar na nossa mídia utilizando o nosso formato”, esclarece Vinicius.

Mas qual o segredo?

Basicamente, o segredo de ter uma grande procura por parte dos clientes e alto engajamento do público vem de dois fatores: nicho e conteúdo. Nas palavras dele, “Se especializar somente no que é interessante e ser o melhor nisso sem se dispersar. No nosso caso, ser o melhor site do mundo para falar sobre coisas boas de Bauru”.

Por que funcionaria em outras cidades? Para explicar isso, Vinicius pontua o contexto dos veículos de comunicação nas cidades brasileiras:

  • Cidades estão sem veículos de comunicação e empresas locais não têm onde se divulgarem;
  • Mídias tradicionais migraram para a internet, mas não trabalham bem o conteúdo e a linguagem digital;
  • Poucos são focados 100% em conteúdo para a cidade, falando de tudo um pouco;
  • O conteúdo local está dissipado em pequenos canais amadores, sem profissionalismo e sem receita;
  • Muitos focam em conteúdos apelativos, como notícias de acidentes, e não mostram como é legal morar naquela cidade.

“Eu busquei todas as cidades com mais de 100 mil habitantes do país, uma por uma, e encontrei mídias voltadas para recebidos de comida, acidentes de trânsito e artes e mais artes de anúncio”, diz Vinicius.

A solução

O modelo aplicado no Social Bauru, que também é compartilhado no curso “Fazendo Social”, é que a publicidade, como conhecida tradicionalmente, não funciona na internet.

“Cada canal na internet tem uma linguagem própria. Tem quem use o Instagram como um catálogos de produtos, o Youtube com cara de televisão”, exemplifica o empresário.

“A publicidade na internet é vista como SPAM, chato e ninguém quer ver. A maneira correta é fazer com que o consumidor venha até você, atraídos pela sua mensagem e porque ele quer”, complementa.

Para exemplificar a forma atrativa de criar conteúdo para a internet, ele utiliza o método “Funil Social”. Resumidamente, é uma forma de chamar atenção, reter e somente depois converter, atingindo assim o objetivo de divulgar o cliente.

Fazendo Social na sua cidade

O curso “Fazendo Social” foi desenvolvido por Vinicius Fernandes reunindo todas as experiências adquiridas ao longo dos oito anos do Social Bauru. A empresa é um veículo de comunicação especializado em cultura, entretenimento e negócios da cidade de Bauru.

O resultado deu tão certo e tomou uma proporção tão grande, que ele decidiu compartilhar com comunicadores e jornalistas. A ideia é ensinar como fazer um conteúdo criativo focado na cidade, usando somente site, Facebook e Instagram.

Serviço
Curso Fazendo Social
Informações: www.fazendosocial.com

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