Em 2009, a bauruense Cristiane Ruiz iniciou um desafio: assumir a frente de uma escola. Ela decidiu estudar pedagogia e a formação, unida ao seu amor por crianças, ajudou-a a administrar o Colégio Athena em Bauru.

“Eu entendi que tudo dentro da escola precisa ter um cunho pedagógico. Os passeios, as festas têm o envolvimento de temas, de pesquisas. Fazemos exposições e trabalhamos isso com as crianças”, explica.

Provas e estudos constantes

Além desses trabalhos, a escola também oferece momentos de descontração para os alunos. A diretora explica que o estudo é constante, já que o colégio trabalha com um método de aplicação de provas semanais.

Dessa forma, os professores estão informados sobre o desempenho dos alunos o tempo todo. “Nós não vamos esperar dois ou três meses para poder retomar o que eles têm dificuldade”, completa Cristiane.

A aplicação frequente de provas também faz com que os alunos criem o hábito diário de estudo, evitando a sobrecarga de conteúdos.

Segmentos do Colégio Athena

O trabalho feito no início da vida escolar no Colégio Athena é voltado para os pré-requisitos para a alfabetização. “Sempre de forma lúdica, sem deixar de tratar as crianças como crianças. Os alunos são imersos em um ambiente de exploração, de curiosidade, esclarece a pedagoga.

As aulas do berçário ao Infantil IV do colégio ficam localizados em outro prédio, que leva o nome Thainá Christál. A equipe tem foco nos cuidados e no afeto e trabalha o desenvolvimento, psicomotricidade, interagindo e estimulando os bebês. “O aprendizado na Educação Infantil está sempre em expansão, pois construímos cada momento dentro e fora da sala de aula, por meio das vivências e experiências que vão além dos nossos muros”, completa Cristiane.

No Ensino Fundamental I, o foco da escola é na alfabetização e no desenvolvimento social. A equipe trabalha a apuração do senso crítico e a interpretação. Neste segmento, assim como no Ensino Fundamental II, os alunos são motivados a participar das olimpíadas de conhecimento.

Participação em olimpíadas do conhecimento

Antes, apenas alunos a partir do 6º ano participavam das provas. Atualmente, a participação começa no 3º ano. A escola já reúne medalhistas da Olimpíada de Matemática (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e Canguru de Matemática.

Este ano, o Colégio Athena participou pela primeira vez da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Apesar da dificuldade da prova, dois alunos receberam menção honrosa. “Isso pra nós é muito importante. O aluno não está apenas indo testar seus conhecimentos, mas cada medalha e menção honrosa vai engrandecer o currículo dele e trazer muitos frutos no futuro”, completa a diretora.

Neste período, o material didático e o acompanhamento dos professores é intensificado, visto que os alunos estão entrando em uma nova fase da vida – a adolescência.

Ensino Médio e preparação para o vestibular

Por fim, o Ensino Médio do Colégio Athena tem como objetivo a aprovação no vestibular. “Com disciplina, organização e foco, eles saem muito bem preparados”, completa Cristiane.

Os alunos utilizam o material do Sistema Etapa de ensino. Segundo a diretora, as apostilas trazem questões relacionadas aos grandes vestibulares, o que é importante na preparação.

No Ensino Médio, o conteúdo programático finaliza na 2ª série, no último ano os professores fazem um aprofundamento em conteúdos com foco no ENEM e grandes vestibulares. No contraturno, os estudantes têm à disposição o curso de práticas argumentativas, para a redação e o GAP, para auxiliar na preparação dos estudantes que participam de olimpíadas do conhecimento.

Adaptações durante a pandemia

Durante a pandemia, a equipe e os alunos do Colégio Athena precisaram se adaptar ao ensino remoto emergencial. A diretora conta que, apesar das dificuldades, os conteúdos puderam ser passados com sucesso e uma das maiores vitórias da escola foi conseguir alfabetizar as crianças mesmo a distância.

Atualmente, o Colégio Athena é parceiro do Google For Education e utiliza as plataformas online do grupo para aulas e registros de tarefas.

De casa em casa

Após alguns meses sem ter contato presencial com os alunos, uma professora da escola sugeriu que a equipe visitasse as crianças em casa, para saber como estava o andamento das atividades.

Eles agendaram a visita com os pais sem que as crianças soubessem. “Nós fomos casa a casa, do 1º ao 5º ano. Sabe quando você se sente realizado de estar fazendo seu trabalho e tem aquela devolução das crianças? Elas estavam afiadíssimas. Nós estávamos morrendo de saudades e precisávamos saber se o ensino estava chegando com qualidade na casa delas. Foi maravilhoso. Já na primeira casa, todo mundo chorou, lembra Cristiane.

Depois de mais alguns meses, a escola iniciou o retorno para as salas de aula, com o ensino híbrido. Parte dos alunos frequentava o prédio e o restante assistia as aulas de casa.

Uso correto das máscaras

No entanto, a equipe se preocupou com o uso das máscaras. “As crianças não estavam acostumadas a usar máscaras e poderiam vir com máscaras de heróis e princesas. Isso poderia despertar a curiosidade e ocasionar a troca com os colegas por conta da estampa”, conta.

A coordenação do colégio então teve a ideia de investir em um kit com três cores de máscaras para os alunos. Os estudantes chegam à escola com a máscara azul, após o intervalo trocam para a máscara laranja e, antes de ir embora, todos vestem a de cor branca.

Dessa forma, todos ficam protegidos, têm máscaras iguais e fazem a troca recomendada pelas autoridades de saúde.

Curso técnico de Química

O Colégio Athena também oferece, no período noturno, o curso técnico de Química. Ele traz conhecimentos em diversas áreas dentro das indústrias que mantêm laboratórios de controle químico, como as de álcool, borracha, celulose, derivados de carvão ou petróleo e gases industriais.

Segundo o coordenador do curso no colégio, Jaime Santos, há falta de mão-de-obra especializada no mercado e o curso vem para suprir essa deficiência.

O curso técnico do Colégio Athena é certificado pelo Conselho Regional de Química (CRQ) e atende pessoas de Bauru e região.

Matrículas abertas

O Colégio Athena está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2022. Os pais podem agendar uma visita individualizada para conhecer a proposta pedagógica da equipe.

A diretora lembra também que algumas turmas já estão completas.

publieditorial

Serviço
Colégio Athena
Endereço: Rua Inconfidência 4-73
Contato: (14) 99672-4315 | (14) 3245-7377 | (14) 99758-0676 (Thainá Christál)
Instagram: @colegioathenabauru | @thainachristal
Facebook: /colegioathenabauru | /thainachristal

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tudo ou nada: associação de Bauru, contemplada por matchfunding, busca apoio para atingir objetivo

A Associação Wise Madness, há 15 anos em Bauru, foi contemplada por um edital da Benfeitor…