O Ponto de Cultura Gente Legal, ação promovida pelo Grupo Ato, está de volta com um novo espetáculo! “Carnavais” será a primeira temporada teatral presencial do Ponto desde o início da pandemia.

A peça é gratuita e estreia neste sábado de Carnaval (26), no auditório da OAB Bauru. Já no dia 5 de março chega ao Teatro Municipal de Bauru. As apresentações serão sempre às 16h e os ingressos estarão disponíveis no local até uma hora antes do início do espetáculo.

Produção de “Carnavais”

O espetáculo teatral foi escrito e encenado pelos participantes do Ponto de Cultura e tem a participação de moradores do Residencial Manacás. Foram quase dois anos de pesquisa para o trabalho, além da adaptação à pandemia.

Assim, “Carnavais” é uma necessidade, por parte dos participantes, de dizer o que é preciso para o mundo. A inspiração partiu de investigações sobre quem são os mestres que os inspiram e também sobre o anjo de nascimento de cada um.

Para o grupo, o espetáculo representa uma mistura de entendimentos, alinhamentos, necessidades e propósitos.

O processo teve início no ano de 2020 com visita às exposições: “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”, no MIS Experience, e “Entrevendo” do artista plástico Cildo Meireles, no SESC Pompéia.

Com a pandemia deflagrada, os participantes buscaram novas maneiras de cumprir o planejamento do ano.

As atividades desempenhadas, por exemplo, foram: criação de vídeos para orientar maneiras de se proteger contra a covid-19; gravação de podcast, no qual eles foram responsáveis pelas entrevistas com o tema “Quem são seus Mestres”; desenvolvimento de um “Big Brother” focado no objetivo de dizer “Quem somos?” para manter os encontros virtuais.

Em 2021, os encontros passaram a ser feitos presencialmente aos poucos e individualmente. Entretanto também foram mantidos os encontros virtuais com todos. Neste ano, vivenciamos atividades de iniciação musical, preparação vocal, criação de figurinos e costura, o que resultou no vídeo “Ô de Casa”.

Todos participaram da produção, gravação e edição do vídeo produzido no formato de clipes. Com a realização desta atividade, eles chegaram ao entendimento do que dizer por meio do teatro.

Foi assim que surgiu “Carnavais”, primeiro trabalho autoral do Ponto de Cultura Gente Legal.

O espetáculo teatral

O espetáculo é composto por quatro textos: “Seguimores”, de Katyuska de Hoz, “Assassinaram a nossa Humanidade”, de Mateus Morais de Freitas, “Cadê a Árvore que estava aqui? ”, de Sara Viola e “Lembranças”, de Guilherme Câmara.

Além dos autores, fazem parte do elenco: Ana Clara Nava Sobreira, Deborah Correia, Giovanna de Souza Fortuna, Guilherme Câmara, Katyuska de Hoz, Kauã Richard Dantas, Luan Dantas, Maria José Ferreira da Silva, Mateus
Morais de Freitas, Rebeca Fassoni, Sara Viola, Sthefany Barbosa, Thayslla Dantas e Thiago Matheus Jesus Silva.

A direção-geral é de Carlos Batista e a preparação de atores foi feita por Elisabete Benetti.

Os figurinos foram criados pelos próprios participantes e transformados em fantasias por Carlos Alberto Gardin, figurinista de produções como “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura.

Música e direção musical são de Gabriela Moretti e as letras, dos participantes do ponto.

A realização desta edição foi possível graças ao Trabalho Técnico Social, executado pela CAIXA por meio da empresa credenciada BONIN e o auxílio do Governo Federal.

Sobre o Ponto de Cultura Gente Legal

O Ponto de Cultura Gente Legal é uma ação do Grupo Ato que desenvolve atividades gratuitas há 11 anos nas comunidades dos Jardim da Grama e Jardim Prudência, “o teatro além do palco”.

O objetivo é levar aos participantes – crianças, jovens, adultos e idosos – não apenas a linguagem artística, mas, principalmente, a orientação para a vida por meio de atividades distintas, como costura, leitura, música, artesanato, dança e teatro.

Juntos, todos descobrem uma maneira de atuar de modo mais consciente. Esse entendimento leva a muitas trocas e percepções. Os participantes se sentem à vontade para compartilhar, com todos, sua maneira de ver e entender o mundo, seu “olhar”. Essas trocas são matéria-prima para o desenvolvimento das vivências.

Sobre o Grupo Ato

O Grupo Ato surgiu em Bauru em 1989, criado por Carlos Batista e Elisabete Benetti, vindos da cidade de São Paulo. Na bagagem, além da experiência vivida nos teatros paulistanos (entre eles: o Teatro Maria Della Costa, TAIB e o Teatro Eugenio Kusnet), está o reconhecimento da crítica pelos prêmios entregues a Elisabete:

  • Atriz Revelação de 1984 (MEC – Troféu Mambembe, APCA – Associação dos Críticos de Arte)
  • Melhor atriz pelo prêmio Governador do Estado de São Paulo
  • Prêmio INACEN de “Melhor espetáculo do Ano” à produção “O dia em que o medo virou música”

A Bauru, o casal trouxe seus sonhos: entre eles, o de viver em uma cidade com qualidade de vida e continuar produzindo e compartilhando a arte. Por fim, acreditam que o teatro consegue transformar o homem.

Serviço
Espetáculo teatral “Carnavais” (escrito e encenado pelo Ponto de Cultura Gente Legal, com participação de moradores do Residencial Manacás)
Apresentações: 26/02 (Auditório da OAB-Bauru, Av. Nações Unidas, 30-30) e 05/03 (Teatro Municipal de Bauru, Av. Nações Unidas, 08-09)
Entrada Gratuita
Ingressos disponíveis no local até 1 hora antes do início do espetáculo
Outras informações: (14) 99151-2879 / 99112-1972
Instagram: @grupoatoteatro

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…