Dos mais jovens aos mais crescidinhos, uma unanimidade é ter se deixado envolver, em algum momento da vida, pelo “ritmo ragatanga”. Com um sucesso estrondoso, o hit do grupo Rouge marcou uma geração e rendeu uma coreografia replicada até os dias de hoje.

Em clima de comemoração e agradecimento, a cantora, compositora e integrante do grupo, Fantine Tho, lança “Jack Soul Ragatanga”. A música foi publicada em todos os aplicativos de música, na última quarta-feira (17), data em que Rouge celebra 20 anos de história.

Na nova roupagem, “Ragatanga” vem em versão acústica – gravada e distribuída pela Valetes Records em Bauru, do produtor musical Emil Shayeb. Descontraída e em uma levada inspirada em “Jack Soul Brasileiro”, de Lenine.

Em meio aos acordes repletos de gingado, a música se destaca pelas vocalizações de Fantine Tho. “Em qualquer lugar do mundo que estou para fazer música, na feira pra comer pastel ou, até mesmo, yoga em um ashram da Índia pra meditar, sempre chega a hora: ‘toca Ragatanga!’”, comenta a artista que já tem a música como um mantra que leva alegria às pessoas.

A leveza e a espontaneidade da gravação se dão pela forma despretensiosa em que surgiu. “Eu estava gravando no estúdio e, lógico, quando entrou uma galera, a bela hora chegou. Cresci com o violão no colo. Comecei minha carreira com meu irmão fazendo voz e violão. Um dia, fazendo um som, eu me perguntei como seria o ‘Aserehe’ acústico”, relata Fantine.

“O groove de Lenine sempre foi uma inspiração e sempre fui fã da ironia da música Jack Soul Brasileiro. ‘Já que subi nesse ringue, o país do swing, é o país da contradição’. Não é que coube nessa mesma levada?! Ragatanga mora nessa mesma casa de ironias para mim”, acrescenta a cantora que, há 15 anos, mora na Holanda e passou alguns dias no Brasil recentemente.

Produção bauruense

Na passagem pelo país, Fantine Tho se dedicou às gravações de seus próximos projetos, composições e mantras, temas da Conferência Internacional das Mulheres e do Movimento Mundial pela Paz com produção musical assinada por Emil Shayeb, com quem já trabalhou em “Agradeço” e “Gurudev Shankara”.

Fantine e o bauruense Emil Shayeb (Crédito: divulgação)

“Fantine é uma das artistas mais talentosas com quem já trabalhei. Com a vinda dela para o Brasil, conseguimos gravar 16 músicas em conceitos diferentes. Essa música, ‘Jack Soul Ragatanga’, foi gravada em um take só, da forma como foi tocada para quem estava no estúdio e surgiu a ideia de lançar. Estamos muito empolgados com isso”, finaliza o produtor musical à frente da Valetes Records.

Sobre Fantine Tho

Fantine Tho começou sua carreira musical na Guarda do Embaú, em Santa Catarina, em 1994. Ela e seu irmão formavam um dueto, voz e violão. Além de música autoral, nomes como Jimi Hendrix, SRV, Zeppelin, Concrete Blond figuravam no repertório do duo para a comunidade de Surf em temporadas de Carnaval.

Após presenciar um episódio, Fantine deixou a faculdade de jornalismo e embarcou em experiências como Salva Vidas, período em que recebeu um convite para trabalhar no Club Med Itaparica – Bahia. Lá ela se tornou artista de circo, fazendo trapézio de voo, dando aulas durante o dia e fazendo apresentações à noite.

Nessa oportunidade, Fantine pode colocar em prática tudo que tinha aprendido no conservatório de artes, música e dança em Goiânia. Participava do show circo, coreografias, desfiles e voz e violão. O coreógrafo aconselhou que saísse do resort e tentasse carreira em São Paulo.

Já em Campinas, passou na audição para o musical Saloon do Hopi Hari e cinco meses depois se inscreveu no programa Popstars, do SBT, de onde surgiu o grupo de pop nacional Rouge. O projeto assinou com a Sony, em 2002, vendeu milhões de discos, ganhou diversos prêmios até se encerrar em 2005.

Após o final das atividades do grupo, Fantine voltou a fazer música com o irmão. Gravaram algumas faixas autorais. Entre elas “Até o Fim” que se tornou o tema do WAAD, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em 2007, ao se tornar mãe, mudou-se para a Holanda. Nos Países Baixos, começou a colaborar com músicos do conservatório de Haia. Em 2009, venceram um pequeno concurso de melhor composição no Brasil. Foi quando Fantine gravou o álbum ao vivo Studio 8 Experience, em uma cobertura de São Paulo.

Também fez gravações remotas, uma delas com um baterista do Cirque du Soleil experimentando com sons híbridos como “Roxanne”, de The Police, que foi lançada. “When We Dance” foi outra de Sting, que a artista teve o privilégio de gravar com o produtor musical de Épica e After Forever, Joost van den Broek e pianista e diretor musical de Julio Iglesias, Clay Perry.

Já em 2013, Fantine Tho participou do “The Voice of Holland” com o som de Beth Hart, “Leave the Light On”, e alcançou os shows ao vivo com mais duas faixas lançadas.

Na sequência, lançou um álbum autoral com a participação de seu irmão como guitarrista e compositor. Canções inspiradas pelo nascimento de sua filha e dois covers de Concrete Blonde e Jimi Hendrix lembrando os velhos tempos na Guarda.

Em 2014, gravou a autoral “My World” no Family Mob Studios com músicos do Sepultura e Ego Kill Talent através do concurso da Converse – Rubber Tracks.

Em 2017, o Rouge voltou para comemorar 15 anos com o lançamento de um novo EP e de uma turnê, que durou até o final de 2018.

No início de 2019, Fantine se formou como instrutora de Yoga para realizar um sonho de adolescência e comemorar seu aniversário de 40 anos na Índia.

Já em 2020, a artista foi convidada de honra para representar o Brasil e a Holanda na 19ª Conferência Internacional das Mulheres, no Ashram da Arte de Viver e compôs o tema para o evento, “Wonder”, que em breve será lançado em português.

Durante a pandemia, Fantine lançou seu primeiro álbum de meditação guiada e mantras produzido pelo Italiano Alessandro De Rosa, pupilo e autor da biografia de Ennio Morricone. Também criou um diário de bordo e planner para seus alunos de Yoga e começou a fazer satsangs em estúdios de Yoga na Europa e no mundo.

No período, ainda lançou um single inspirado no difícil processo de gratidão durante a pandemia, “Agradeço” e “Gurudev Shankara”, lançados pela gravadora Valetes Records de Emil Shayeb.

Em 2022, juntou-se à turnê pela paz “I Stand for Peace” do humanitário Gurudev Sri Sri Ravi Shankar. Tocou ao vivo durante seus eventos em Berlim e no Rio de Janeiro. Em breve, Fantine lançará o tema em inglês e português, junto à mais canções e mantras que viajantes do mundo todo vieram curtir durante este movimento. “Comecei uma nova aventura unindo Yoga, música autoral e mantras e por aí vem muito mais. Minha carreira acabou de começar”.

 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…