Posicionada pelo arquiteto e geofísico Welton Santos, a rocha ao lado do lago no Jardim Botânico de Bauru tem um propósito: implantação da ‘lithopuntura’ (acupuntura na terra com rocha natural), feita para reduzir a energia nociva da área, “relaxar” o ambiente e melhorar a qualidade de vida.

No local, foi necessário um guindaste para colocar a rocha de quartzo/mica/feldspato – de cerca de 2,2 metros e 320 kg – a 80 centímetros de profundidade.

Especialista em lithopuntura

Como parte da aplicação, o arquiteto também realizou uma “vivência” (com palestra e apresentação da lithopuntura), para que as pessoas pudessem sentir o ambiente do local. “Nós mostramos um novo olhar para a paisagem, com a teoria e também fazendo-as sentir na prática as sensações do local”, relembra.

Fotos da ‘Vivência’ no Jardim Botânico em 2018 (foto: Acervo Pessoal)

Além de Bauru, Welton também já fez a mesma atividade em áreas de São Paulo, com apoio Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), como na Av. Paulista, praça Oswaldo Cruz, Parque Trianon/Mário Covas e o Parque Ibirapuera, onde foram colocadas 17 rochas de 2 a 4 toneladas.

O que é lithopuntura

A atividade, comenta o bauruense, faz analogia com a acupuntura, pois entende “o ambiente como um ser vivo”. Se na terapia alternativa chinesa são agulhas em pontos ‘nevrálgicos’ do corpo humano para promover saúde e qualidade de vida, a lithopuntura usa o mesmo princípio para a natureza.

Especialista em lithopuntura

“Assim como a superfície da pele tem veias, o planeta também tem os veios d’água subterrâneos. A acupuntura atua em pontos no corpo ‘Terra’. Já para uma área, nós realizamos uma sondagem geopatologica e achamos os pontos nevrálgicos para redução da energia negativa do espaço”, explica Welton.

Portanto, o trabalho do geofísico começa com uma análise biológica do terreno, que inclui identificar os elementos geopatológicos que podem afetar o metabolismo humano e observar o comportamento de fauna e flora. Com esses dados, a equipe identifica os locais estratégicos para acupuntura com a rocha(s).

Após a implantação, Welton garante que o ambiente fica mais relaxado. Isso porque, ele explica, algumas áreas possuem muita energia que pode estressar o ecossistema, “tornando-o enfermo para as pessoas”, e a rocha permite a condução/drenagem energética da “terra doente”, chamada de ‘piezoelétrico’.

“A rocha com ‘componentes minerais’ é vista como um fusível que, se colocada em certa profundidade, suporta a pressão na drenagem”, alega, ou seja, vai reduzir a difusão da energia nociva e, consequentemente, diminuir o estresse nas pessoas, plantas e animais “que podem originar doenças”.

Especialista em lithopuntura

Biologia da Construção

Segundo Welton, a lithopuntura faz parte da Biologia da Construção, termo originado na Alemanha, que significa projetar e implantar construções pensando na saúde dos ocupantes. É um campo de pesquisa da arquitetura que remonta à relação que os povos antigos do planeta tinham com a terra.

Na prática, envolve a preocupação com a qualidade biológica do solo, elementos geopatológicos, escolha dos materiais construtivos que não prejudiquem a saúde, evitar a poluição eletromagnética em local de maior permanência, entre outros fatores. A ideia é pensar a arquitetura além da estética e funcionalidade da construção “habitação saudável”, e incluir a qualidade biológica do ambiente em que será feita a obra.

Especialista em lithopuntura

A Biologia da Construção, ainda pouco conhecida na América Latina, não tem grande aceitação nas universidades, embora tenha sido parte da Bauhaus na Alemanha. Ademais, o assunto é mais discutido na Europa, onde o trabalho de arquitetura exige um extenso documento detalhando os elementos naturais e livres COV’s ‘componentes orgânicos volátil’, na área da construção.

“São dados essenciais para uma obra promover saúde”, explica Welton, indicando como uma das ações da lithopuntura. “É um projeto de geofísica, de ver tudo o que tem embaixo do solo. É um raio-x do subsolo! Foi o que fizemos no Jardim Botânico, mostrando os elementos que compõem o terreno, espaço recreativos e edificações”.

Um dos exemplos dessa preocupação é a forma como a Europa lida com o Radônio, gás radioativo inodoro presente no subsolo. Uma reportagem da Band – sobre a preocupação com pacientes com câncer de pulmão que não fumam – falou sobre a fiscalização constante e forte legislação para evitar prejuízos do gás.

Estudos na Europa

Nascido em Bauru, Welton se formou em arquitetura na UNISANTOS em 1986. Logo após a graduação, fez especialização em Paisagem Urbana e Rural na USP, onde começou a entender e pesquisar a importância do entorno ambiental na arquitetura.

Em 1992, mudou-se para Vigo-Espanha e virou professor, dando aulas na Universidade Galiza e na Escola Tecnologia de Arquitetura Portugal (ETAP), além de trabalhar como arquiteto geofísico e consultor de certificação ambiental HQA-Aqua e Leed. Foi nesse período na Europa que conheceu a Biologia da Construção e cursou pela GEA/Espanha. 

Especialista em lithopuntura

Quando voltou ao Brasil nos anos 2000, mudou-se para São Paulo em 2011, para trabalhar como perito judiciário em arquitetura, radiestesia, consultor de geobiologia em edifícios e as SNB’s (Soluções Baseadas na Natureza, de formação na Universidade Lund/Suíça-2020).

Desde então, Welton atua com formas de compreender e realizar a arquitetura corretiva em ambientes e aplicar procedimentos para promover a saúde dos espaços a partir da arquitetura e paisagismo.

Implantação da lithopuntura

Recentemente, Welton começou aplicar a lithopuntura em áreas menores com (litho-aérea) como casas, apartamentos e áreas comerciais.

Nesse caso, o arquiteto também faz análise biológica e geofísica dos espaços de pequeno e grande porte, uma conversa para saber o ritmo e qualidade de vida dos moradores e faz um desenho em Autocad arquitetônico com sobreposição as geopatológicas do local para apresentação ao cliente antes de curar o espaço. Depois de alguns dias, um gráfico de evolução para cliente acompanhar as mudanças do local.

Com as informações da análise, são implantadas as litho-aéreas (placas importadas da Tchéquia) de 14x14x0,04 centímetros na área onde o cliente mora ou trabalha.

publieditorial

Serviço
Welton Santos | Lithopuntura
Contato: [email protected]
Sites: www.geo-eco-bioenergia.com | https://lkt.bio/lithopuntura
Instagram: @weltonsantos_lithopuntura
YouTube: /ArquiteturaBiologiadaConstrucao

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…