O Inter é um evento que, além dos jogos e festas, proporciona um impacto social por meio de projetos socioculturais desenvolvidos em prol da população, principalmente na cidade sede de cada edição, como Bauru, neste ano de 2022.

Desde 2011, as pessoas que compõem a liga se reúnem para formar a comissão de projetos socioculturais. Ao longo destes nove anos, muitas iniciativas foram colocadas em práticas buscando atender às demandas de combate a diferentes formas de violência, campanhas de doação de sangue, alimentos, cabelo, produtos de higiene, cestas básicas, livros, cadeiras de rodas entre outros.

A partir de 2017, a Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (LIEU), organizadora do O Inter, contabilizou os resultados das ações e foi possível compreender o impacto positivo que estes trabalhos causam na sociedade. Entre eles, a aplicação de recursos financeiros para a realização de diferentes ações.

Por exemplo, a cada pacote vendido do O Inter, 1 real é destinado para a realizações dos projetos socioculturais. Assim, nos últimos anos, mais de 54 mil reais foram investidos nestes projetos. Em 2022 não será diferente, a LIEU estima investir 15 mil reais na realização de ações socioculturais impactando a população e instituições de Bauru.

Atualmente, o Inter realiza os seguintes projetos:

  • Doa Unesp

Campanha de incentivo à doação de sangue na comunidade unespiana. Nos últimos 3 anos, as atléticas doaram juntas 1.475 bolsas de sangue, salvando mais de 5.900 vidas. Ao longo desses 7 anos, foram 1.966 bolsas de sangue doadas que puderam salvar até 7.984 vidas.

Doa Unesp realizado em Araçatuba (crédito: divulgação) 

  • Previna-se

Trata-se de uma campanha conhecida na sociedade, mas que também é desenvolvida na Unesp. Além da distribuição de mais de 14 mil preservativos em 3 anos, a organização busca abrir um diálogo sobre educação sexual com a galera no Inter, através de jogos que tratam sobre a prevenção e o combate as Infecções sexualmente transmissíveis.

  • Tesoura Unespiana

O objetivo é o incentivo à doação de cabelo, usado para a confecção de perucas à pacientes de tratamento quimioterápico, que estão com alopecia. Além da conscientização no combate ao câncer, a projeto arrecada, em média, 300 mechas por ano.

  • Catalendas

É um projeto educativo que promove a divulgação da Universidade Pública, de qualidade e para todas as pessoas nas cidades que a Unesp se encontra por meio das Atléticas. Também é desenvolvida a Feira de Profissões Unesp, na cidade sede do Inter.

  • Feira de profissões

Em 2022, a Feira das Profissões foi retomada no formato presencial, na cidade de Bauru, na qual, durante os dois dias de evento, 3.500 estudantes de ensino médio circularam pelo evento, com a participação de grupos de 37 escolas e cursinhos de Bauru e região, englobando cidades como Botucatu, Araçatuba, Lençóis Paulista, Barra Bonita, Guaianás, Ibitinga, Tapuí, Jaú, Pederneiras, Mineiros do Tiete.

Além disso, o evento reuniu uma grade de 46 palestras e a presença de 65 cursos de graduação da Unesp distribuídos em estandes durante os dois dias, na qual os estudantes universitários puderam apresentar o curso que fazem com materiais, curiosidades e tirando dúvidas dos(as) pré-vestibulandos(as).

  • Interdiversidade

O Inter é diversidade e respeito. Deste modo, são capacitadas internamente as atléticas, atuando no acolhimento de vítimas, sensibilizando a produção e espalhando pelo Inter lambe-lambes, tatuagens, mensagens de muito amor e luta por equidade de gênero, raça, sexualidade, e contra qualquer forma e tipo de violência. Estimamos capacitar mais de 2.000 pessoas na produção do Inter 2022.

  • Inter recicla

Este é um projeto que se preocupa com o meio ambiente. Através do gerenciamento de resíduos sólidos, são realizadas reciclagens em parceria com cooperativas. Aproximadamente, são recolhidas 5 toneladas de resíduos das tendas e festas do INTER por ano e nenhum copo descartável circula na organização desde 2018. Além disso, com o lacre sobre rodas, são arrecadados alumínios suficientes para doar em três anos, mais de 18 cadeiras de rodas para pessoas necessitadas.

As festas e jogos complementam O Inter, assim como os projetos socioculturais, que destacam a importância da formação humanitária dos universitários, que colocam em prática ações que beneficiam a sociedade. Sobretudo, a cidade sede do evento que, muitas vezes, há precariedade na adesão de voluntários para a realização de projetos sociais.

Serviço
O Inter
Data: de 12 a 15 de novembro
Local: Bauru
Ingressos: www.ingressolive.com/o-inter-2022
Informações: Instagram @ointeroficial
Evento indicado para maiores de 18 anos

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…