Voltado para sensibilização artística e leitura questionadora de fotografias, o Projeto RevEla realiza curso gratuito de introdução à fotografia exclusivo para mulheres jovens e adultas, cis ou transgêneras.

Feito de forma híbrida, o curso começa com aulas teóricas online, com envio do link apenas para as participantes inscritas. Nesse momento, serão propostas a investigação e leitura de imagens, discussões sobre recortes históricos e geográficos, técnicas e estilos.

Exposição dos trabalhos (foto: Divulgação)

Já as atividades práticas – enquadramento, diferenças de cor, luz e sombra e possibilidades do olhar – acontecem entre os dias 8 e 11 de setembro, no Centro Max Feffer, em Pardinho/SP, nos seguintes horários:

– 8 e 9 de setembro: das 14h às 17h

– 10 de setembro: das 9h ao meio dia e das 14h às 17h

– 11 de setembro: das 9h ao meio dia

O projeto pretende criar um ambiente confortável para que as participantes compartilhem o sentimento de ser mulher, ser mulher artista, ser mulher que fotografa, ser mulher que lê imagens e opina sobre elas.

Aula de fotografiaAula de fotografia (foto: Divulgação)

“A proposta é descomplicar e incentivar o acesso de mulheres à arte da fotografia, por meio da experimentação e do estudo da história da linguagem, com enfoque para artistas mulheres”, explica Patricia Ceschi, idealizadora do projeto.

Aula de fotografiaAula de fotografia (foto: Divulgação)

Organizado pela Aymberê Produções, o RevEla quer acolher as dúvidas e expressões das mulheres e, dessa forma, despertá-las para a leitura e experimentação da imagem. “Nesse sentido, está a valorização da individualidade de cada participante”, comenta Patrícia.

Aula de fotografiaAula de fotografia (foto: Divulgação)

Exposição

Ao final do curso, as participantes montarão uma exposição coletiva no Centro em Pardinho/SP com as obras produzidas, que ficará disponível para visitação do público até o dia 9 de outubro de 2022.

Exposição dos trabalhos (foto: Divulgação)

A mesma atividade foi realizada em São Paulo, de março a junho de 2022. Por lá, o RevEla aconteceu na Casa de Cultura da Vila Guilherme, e resultou em uma exposição presencial e virtual (disponível no site do projeto).

Exposição dos trabalhos (foto: Divulgação)

Uma reportagem no Bom Dia SP mostrou como foi o evento. O repórter Filipe Gonçalves ouviu mulheres que participam da atividade, que contaram a importância da fotografia para superar a timidez, expor um outro lado e dar força para autoestima. 

“É muito legal vê-las chegando, chegando no curso, participando e trazendo, a partir do curso, o que é caro para elas. O que é valioso, como elas querem se ver. Como elas querem ver o mundo”, comentou Ceschi, ao repórter da Globo.

Exposição dos trabalhos (foto: Divulgação)

Para se inscrever, acesse o formulário do projeto. Mais informações no contato (14) 3886-1104.

Sobre os professores

Marcela Tiboni – aulas teóricas

Marcela é educadora e escritora. Formada em Artes Visuais, mestre em Estética e História da Arte, pós graduada em Gestão Cultural. É diretora cultural da empresa Acontemporânea Cultural desde 2010, onde realiza coordenações de equipes educativas, oficinas, ministra aulas e palestras sobre os mais variados temas da arte contemporânea. 

Foi professora de História da Arte Contemporânea para o curso de Fotografia no SENAC. Escreveu o primeiro livro sobre maternidade homoafetiva do Brasil, chamado ‘MAMA: um relato de maternidade homoafetiva’.

André Spinola e Castro – aulas práticas

Aula de fotografiaAula de fotografia (foto: Divulgação)

André é fotógrafo e professor. Formado em Jornalismo pela UFRJ e em fotografia comercial pelo Brooks Institute of Photography – California. Diretor da Rever – Estudos em Fotografia. Foi professor de fotografia na UFRJ e no Curso Politécnico de Fotografia da Faculdade Estácio de Sá.

Aula de fotografiaAula de fotografia (foto: Divulgação)

Atuou como fotógrafo freelancer para publicações da Editora Abril e fotógrafo contratado da agência de publicidade W/Brasil.

As informações são da Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…