Bauru também é conhecida como Springfield Brasileira. Não à toa, já que a cidade coleciona acontecimentos marcantes, é berço de celebridades e ganhou títulos!

Ela já foi citada por William Bonner, em pleno Jornal Nacional, ao entrevistar o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, direto do espaço. E adivinha só, ele é bauruense!

O país também tem uma Capital Nacional do Voo a Vela, que é Bauru. Por isso, é comum olhar o céu bauruense e avistar planadores. 

Pão francês, queijo, rosbife e picles é a receita do lanche bauru, que leva este nome devido ao seu criador, Casimiro Pinto Neto, também nascido por aqui. 

Enfim, Bauru tem vários motivos para ser reconhecida nacionalmente e muitos outros para ser querida pelas pessoas. E para quem quer vestir a camisa dessa cidade, homenageamos em uma estampa que reúne alguns ícones. 

Confira a colinha de todas as referências:

  • Astronauta

O primeiro brasileiro a ir para o espaço é bauruense. Marcos Pontes nasceu em 11 de março de 1963 na cidade de Bauru e se formou em engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Em 30 de março de 2006, Marcos Pontes partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

O bauruense ainda criou a Fundação Astronauta Marcos Pontes cujo foco é realizar projetos e ações em prol da população.

  • Avião

O avião é muito especial para Bauru. Na cidade, tem o Aeroclube – um importante ponto turístico que abriga uma réplica da cápsula Soyuz que trouxe Marcos Pontes para a Terra – oferece voos panorâmicos e aulas de aviação. Além disso, Bauru é a Capital Nacional do Voo a Vela. 

Outro ponto que vale destacar é que o engenheiro e fundador da Embraer, Ozires Silva, é bauruense. Ozires estudou no ITA e passou pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Em 1969, ele liderou a equipe que criou a primeira empresa brasileira fabricante de aviões, a Embraer. 

  • Praça da Paz

Localizada na rua Nicolau Assis, próxima à avenida Nações Unidas, a Praça da Paz é um ponto turístico gastronômico. Lá, você encontra lanches, pizza, pastéis, o lanche bauru original, churros, entre outras opções. Além das comidas, no meio da praça tem uma escultura de bronze de uma pomba, representando o voo da pomba da paz. Aos finais de semana, a praça recebe brinquedos para as crianças. 

  • Bauruzinho

O símbolo clássico da cidade lanche não poderia faltar! Na década de 30, o bauruense Casimiro Pinto Neto decidiu criar uma receita que leva pão francês sem miolo, queijo muçarela, rosbife, tomate e picles, e como homenagem chamou o lanche de bauru, em referência à cidade natal. A fama é tanta que o sanduíche se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de São Paulo. Devido a sua importância, tem uma estátua do lanche bauru localizado na rodoviária para recepcionar quem chega na cidade.

  • Parque Vitória Régia

Projetado pelo arquiteto Jurandyr Bueno Filho, o parque Vitória Régia é um cartão postal de Bauru. Com inspirações da arquitetura grega, o local possui concha acústica com arquibancada, área verde e playground para as crianças. O parque sedia uma feira noturna toda quarta-feira, além de eventos públicos e práticas esportivas. Os bauruenses recomendam o lugar para realizar piqueniques, levar as crianças para brincar e passear com os cachorros. 

O parque está localizado na avenida Nações Unidas, 25-25, Jardim Brasil.

  • Ferroviária 

Bauru já abrigou a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a Companhia Paulista e a Estrada de Ferro Sorocabana. As três empresas formavam o maior entroncamento ferroviário do país. Hoje, os trens não circulam mais, porém a ferrovia deu lugar ao Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Fundado em 1989, o museu conserva vagões de trem, inclusive o que carregou o então presidente Getúlio Vargas em 1932. No acervo também se encontra uma parte da história dos indígenas Kayngang, objetos da época em que a ferrovia funcionava, como máquina de ponto, malas e peças dos trens.​

Além da ferroviária, você encontra uma Maria Fumaça em exposição no Bosque da Comunidade, que fica no Jardim Aeroporto.

  • Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”

Inaugurado em 2000, o Teatro Municipal conta com 450 lugares e recebe peças consagradas, musicais e variadas apresentações semanalmente.

O teatro homenageia a educadora, líder de um grupo de teatro amador e a primeira presidente da Academia Bauruense de Letras, Celina Neves. Ela é mãe de Paulo Neves, criador do Curso de Teatro “Paulo Neves” – responsável por formar vários atores famosos como Edson Celulari.

O Teatro Municipal é uma grande referência cultural da cidade de Bauru.

  • Templo Tenrikyo

O município de Bauru foi um dos destinos da imigração japonesa, sendo assim, parte de sua cultura veio junto e uma delas é a religião Tenrikyo, que nasceu em 1838. 

A igreja Tenrikyo de Bauru é tombada e considerada patrimônio cultural da cidade desde 2003 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC).

Além disso, o espaço da Tenrikyo bauruense é a maior do Brasil e foi construída há mais de 60 anos exclusivamente por fiéis à crença oriental, já que não havia mão de obra especializada. 

O templo é aberto à visitação do público e localiza-se na Rua Tenri, 4-58.

  • Praça Rui Barbosa

Um dos lugares mais antigos e importantes de Bauru é, ainda hoje, um dos mais movimentados: a Praça Rui Barbosa. Inaugurada em 1914, sediou influentes órgãos públicos, foi concentração de políticos, de lazer, movimentos sociais e de outras reuniões com o seu lendário coreto servindo de palco.

Construída no areal, no centro do recém-criado município, por isso conhecido como “capital da terra branca”, o projeto arrojado para a época, com seus jardins e lagos, retratou uma época de grande progresso da cidade.

A praça é construída em mosaicos portugueses brancos e é ponto de encontro dos moradores da cidade para passeios e eventos públicos. 

  • Calçadão da Batista

O calçadão da cidade fica na rua Batista de Carvalho e é ponto chave para o comércio. Os bauruenses até criaram um novo verbo, o “batistar“. Significa bater-perna no calçadão para frequentar as lojas e aproveitar as comidas que são vendidas na rua. Lá, você pode tomar sorvete de massa, fazer compras e dar uma passada na praça Rui Barbosa para descansar depois da caminhada. 

Bônus: Easter-egg vem do inglês ovo de páscoa. Nos Estados Unidos, é tradição as crianças procurarem ovos de páscoa escondidos. Por esse motivo, o termo easter-egg foi adotado para definir símbolos escondidos, seja em pinturas, produções audiovisuais, desenhos, entre outros. 

Portanto, já avisamos que as camisetas do Social Bauru possuem dois easter-eggs para serem encontrados. 

Para adquirir as camisetas, entre no site www.lojabauru.com.br ou em contato com o Social Bauru!  

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Feira de Cerâmica reúne 16 ceramistas locais neste sábado (4)

Com entrada gratuita, o sábado de 4 de maio será um dia para conhecer o trabalho de 16 cer…