A 2ª Semana de Teatro Infantil de Bauru será realizada de 03 a 06 de novembro em diversos espaços da cidade. A programação gratuita terá a participação dos grupos locais: Cia. Sylvia que te ama tanto, Cia. Mariza Basso Formas Animadas, Cia. Dramas e Folias, ATUCAEC e Grupo Ato.

Além das apresentações, a Semana conta também com a Mesa Redonda “A produção do teatro para crianças em Bauru” com os grupos participantes e mediação de Talita Neves.

Sobre o Projeto

A 1ª Semana de Teatro Infantil foi realizada em 2006 em comemoração ao primeiro ano de fundação da Associação de Teatro de Bauru e Região.

Ao longo da Semana, sete companhias apresentaram espetáculos destinados à infância: a Cia. Sylvia que te ama tanto integrou a programação com o espetáculo “Vem Vento…”; a Cia. Mariza Basso Formas Animadas com “O Circo dos objetos”; a Cia Giralua de Artes com “Malas Encantadas”; o Grupo Proscênio com “A menina que descobriu o mundo”; o Grupo Celeiro de Arte com “Gente que vira palhaço”; o Curso Livre de Teatro Paulo Neves com “Velhos Retratos” e a Cia Atos e Cenas de Lençóis Paulista com “Histórias da Boca da noite”.

Todas as apresentações foram realizadas no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves com público de 2.800 crianças da rede escolar.

Em 2022, a 2ª Semana de Teatro Infantil foi contemplada no Edital de Apoio à Realização de Festivais Culturais da Cidade de Bauru da Secretaria Municipal de Cultura. Com isso, pôde criar uma programação que será apresentada na Escola Estadual “Professor Durval Guedes de Azevedo”, Projeto Caná, Espaço Casulo, Auditório da OAB, SENAC Bauru, além de uma apresentação on-line.

Confira a programação

  • 03 de novembro (quinta-feira)

10h, na Escola Estadual “Professor Durval Guedes de Azevedo”

Cia. Mariza Basso Formas Animadas com “Pachamama”: Tupã com seu próprio pensamento criou Petenguá, o cachimbo sagrado, e nele soprou o espírito de Nhandessi ou Pachamama – a Mãe Terra. Pachamama é a Deusa da Fertilidade e na linguagem Quéchua dos povos indígenas da América do Sul significa Pacha: universo, mundo, tempo, lugar e Mama: Mãe, Mãe Terra. No espetáculo, Pachamama aparece na forma de uma velha composta por galhos que exalta a natureza em canto ritual com os quatro elementos: terra, água, fogo e ar; o espetáculo narra a história da criação do mundo através de referências extraídas de lendas indígenas, mostra o surgimento dos seres da natureza e dos primeiros humanos: Tupã Mirim e Mavutzinim e de seus filhos Nahnderu-Guaçu e Nanderykei, inimigos desde a infância. Os irmãos enfrentarão vários conflitos de ódio até descobrirem que somente o amor poderá salvar Pachamama da destruição.

18h, apresentação on-line

Cia. Sylvia que Te Ama Tanto com “Para Meninos e Gaivotas – um vôo rasante”: tem como objetivo ressaltar a preocupação com o meio ambiente. Resgata a imaginação e a criatividade de maneira simples, levando o espectador, independente da sua idade, a navegar no sonho e história do infante Gabriel, e expandir sua potencialidade criativa.
O espetáculo mostra às crianças a importância dos mestres em nossas vidas, sensibilizando o indivíduo através dos sentidos, em um ambiente lúdico, fazendo-o refletir sobre a importância do cuidado com a natureza. Para os pais,
o espetáculo é um resgate da educação, contribuindo com o desenvolvimento da criança. Além disso, a história também reforça a urgência em se fazer algo para reverter a situação ambiental de nosso planeta. A temática do espetáculo não é tratada de uma forma puramente didática e sim tem todo cuidado poético, lúdico e artístico.

  • 04 de novembro (sexta-feira)

14h30, no Projeto Caná

Cia. de Teatro Dramas e Folias com “O Lobo que reciclava”: A clássica fábula dos três porquinhos serve de base para a versão de “O Lobo que reciclava”. Mamãe porca é uma catadora de materiais recicláveis e com o que ganha sustenta os três filhos que são muito malcriados e para deixar a mãe chateada partem de casa em busca de liberdade. Enquanto isso, o Sr Lobo que também vive e constrói coisas fabulosas com materiais recicláveis observa e tenta ajudar os porquinhos sobre as casas que fazem para morar, porém é expulso e humilhado por eles. Como era de se esperar, as casas não duram e quem acaba por ajudar? O Sr Lobo que acaba ensinando uma bela lição sobre como é importante reciclar as coisas e também as idéias.

Além de mostrar a importância da reciclagem, o espetáculo fala sobre preconceitos e comportamentos, desconstruindo o clássico, revelando atitudes que podem ser transformadoras. Usando a manipulação direta dos bonecos, adereços e cenários, são utilizadas embalagens, tecidos, entre outros materiais que podem ser reaproveitados, ajudando na preservação do planeta.

19h30, no SENAC Bauru

Mesa-redonda “A produção do teatro para crianças em Bauru” Com a participação das companhias participantes e mediação de Talita Neves. No encontro, que será realizado com a turma do Curso Técnico em Teatro, serão abordados os temas:
– O Teatro como um bem cultural;
– Maniqueísmo, didatismo e estereótipo – três conceitos que norteiam a criação destinada para crianças;
– Diferentes estéticas e linguagens nas produções para crianças em Bauru.

  • 05 de novembro (sábado)

15h, no Espaço Casulo

ATUCAEC com “Cantiga de Maria”
ESPETÁCULO GRATUITO ABERTO AO PÚBLICO

Sinopse: O Palhaço ALAOR encontra numa velha caixa de circo, antigos brinquedos de sua infância, que levam o público presente para uma viagem musical do universo Brincante, onde vários espetáculos do ATUCAEC são lembrados durante um show de encanto, contação de histórias, simplicidade e cantigas autorais inesquecíveis de teatro em casa.

  • 06 de novembro (domingo)

16h, no Auditório da OAB

Grupo Ato com “Rapunzel”
ESPETÁCULO GRATUITO ABERTO AO PÚBLICO

Foto: Carlos Batista

Sinopse do espetáculo: Três atores entram em cena para levar o público ao mundo imaginário dos contos de fadas, com a famosa frase “Era uma vez”. O espetáculo mostra a história de Rapunzel, uma linda jovem que é aprisionada por uma bruxa, em uma torre. Atraído pelo canto de Rapunzel, um príncipe que passa próximo da torre, apaixona-se por ela. Mas a bruxa faz tudo para separá-los. A montagem aborda os conflitos básicos do conto como: a mãe possessiva, a eterna luta entre o bem o mal. Estes conflitos são conduzidos na história de maneira positiva, proporcionando aos personagens um final feliz.

Serviço
2ª Semana de Teatro Infantil de Bauru
Data: de 03 a 06 de novembro
Entrada gratuita
Para apresentação on-line, retirar ingresso via forms.gle/wxJdCDuneSU8emqc6
Mais informações: (14) 99103-7682 – Talita Neves (Comunicação) / (14) 98231-2729 – Marcio Pimentel (Produção)
Instagram: @atb_bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…